Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Meios de pagamento

O impacto da automação Android no varejo

Executivos do mercado financeiro debatem, durante o Transire Day, o impacto do Android e da IA no sistema de pagamento

M&C Media Labs de M&C Media Labs
6 de fevereiro de 2025
no Automação, Destaque do dia, Meios de pagamento, Notícias, Tecnologia
Tempo de leitura: 3 minutos
"O impacto da automação Android no varejo”

A automação comercial integrada ao sistema Android tem transformado o varejo, simplificando e otimizando operações. Mas quais serão os próximos movimentos dos adquirentes nesse cenário?

Essa questão foi debatida no painel “Automação Comercial e Android: quais os próximos movimentos dos adquirentes para esse elo de mercado?”, realizado durante o Transire Day, evento de lançamento de soluções de automação e meios de pagamento da marca.

O painel reuniu Ricardo Maffetano, senior head da Auttar e Getnet; Daniel Queiroz, executive partnership manager da Cielo; e João Barcelos, diretor do Stone Partner Program. O debate também contou com a presença de Gilberto Novaes, fundador da Transire, e foi mediada por Débora Alfano.

No Brasil, já existem diversos modelos de automação que tornam as operações mais ágeis, como totens de autoatendimento, biometria facial e pagamentos facilitados, incluindo o Pix e os pagamentos por aproximação. “Isso nos diferencia de outros países, como os Estados Unidos”, comentou Maffetano.

A flexibilidade do Android foi destacada como um fator-chave para transformar a experiência do cliente, viabilizando soluções mais personalizadas e adaptáveis às demandas do mercado.

Sobre as tendências que devem ganhar força nos próximos anos, Daniel Queiroz ressaltou o avanço das software houses no setor de pagamentos. Ele comparou essa evolução com a transformação dos dispositivos tecnológicos: no passado, as pessoas usavam aparelhos específicos para GPS e câmeras fotográficas, enquanto hoje tudo isso está integrado ao smartphone. O mesmo acontece com os meios de pagamento, que evoluíram do dinheiro físico para os cartões e, agora, para os pagamentos por aproximação e o Pix.

Inteligência Artificial e o futuro dos meios de pagamento

Nos últimos anos, a Inteligência Artificial (IA) tem se consolidado como uma aliada no setor de meios de pagamento, transformando a forma como as transações são realizadas, monitoradas e protegidas. Sua capacidade de processar grandes volumes de dados e identificar padrões está trazendo melhorias significativas em segurança, eficiência e na experiência do usuário ao longo de toda a cadeia de pagamentos.

Durante o painel de encerramento do Transire Day, intitulado “Como as subadquirentes conseguem impulsionar novos empreendedores e facilitar o arranjo de pagamentos?”, executivos do setor discutiram os avanços dessa tecnologia. Participaram do debate Leonardo Gomes, CEO da Paytime Brasil; Daniel Flores, diretor-executivo de Pagamentos da Adiq; e Rodrigo Rasera, CEO da Cappta, com a presença de Gilberto Novaes, fundador da Transire, também com mediação de Débora Alfano.

A Inteligência Artificial é vista como uma das grandes aliadas da evolução no setor de meios de pagamento. Gilberto Novaes destacou que, embora exista receio em relação a essa nova tecnologia, ela pode ser utilizada para otimizar processos e reduzir custos. “Ela [a empresa] vai conseguir um objetivo muito importante, que é a redução de custos. Hoje, tudo está muito caro no Brasil: a mão de obra está cara, o investimento em hardware está caro”, afirmou Novaes.

Contudo, a redução de custos não é o único benefício que a IA pode oferecer aos negócios. Daniel Flores explicou que a IA preditiva desempenha um papel importante na detecção de fraudes. “A Inteligência Artificial preditiva ajuda a evitar fraudes, por exemplo. Ela nos permite identificar potenciais problemas de fraude em um registro rápido”, disse Flores.

Flores também comentou sobre o papel da Inteligência Artificial generativa (GenAI) na prevenção de fraudes, destacando sua capacidade de aprender e detectar problemas antes que ocorram. “Ela [GenAI] já aprendeu bastante coisa e agora está sabendo detectar antes de acontecer. É algo realmente impressionante”, acrescentou.

O Pix por Aproximação, uma das grandes novidades no setor de pagamentos, também foi abordado como o futuro da tecnologia. “Acho que isso está em evidência para todo mundo. Se não nos prepararmos rapidamente, como provedores de soluções, podemos acabar perdendo as transações de débito”, afirmou Flores.

O CEO da Paytime Brasil também compartilhou os desafios enfrentados pela empresa, como o esforço para proporcionar uma remuneração maior aos parceiros. “Esse mercado envolve muitos custos. É um setor caro de se participar, mas estamos tentando reduzir custos para conseguir oferecer uma remuneração mais competitiva aos nossos parceiros, para que eles continuem crescendo”, destacou Gomes.

Felipe Mario
Imagem: Mercado&Consumo

Postagem anterior

Carteira de crédito do Itaú cresce 15,5% e ultrapassa R$ 1,3 trilhão

Próxima Postagem

Setor de franquias no Brasil fatura R$ 273 bilhões e projeta alta de até 10% em 2025

M&C Media Labs

M&C Media Labs

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
franquias

Setor de franquias no Brasil fatura R$ 273 bilhões e projeta alta de até 10% em 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile