Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Apenas 33% dos estabelecimentos de foodservice integram loja física e canais digitais

Quando analisada a produtividade tecnológica, o setor de foodservice registrou 0,30 ponto, em uma escala que vai de 0 a 1

Redação de Redação
6 de janeiro de 2023
no Destaque do dia, Foodservice, Notícias, Tecnologia
Tempo de leitura: 2 minutos
foodservice

O uso de tecnologia no setor de foodservice tem se mostrado cada vez mais necessário para o sucesso dos negócios. Entretanto, a adesão dessas inovações e sistemas pelos empreendimentos brasileiros ainda é muito baixo. Segundo o Índice de Produtividade Tecnológica (IPT), apenas um terço dos varejistas brasileiros do setor fazem uma gestão centralizada do negócio.

Realizado pela TOTVS, em parceria com a H2R Pesquisas Avançada, o estudo tinha como objetivo avaliar a internalização de tecnologias. Na pesquisa, o setor de foodservice é representa bares, restaurantes e estabelecimentos alimentícios.

“O dado mostra que o setor ainda não usufrui dos ganhos que a tecnologia proporciona aos negócios. Ainda existe muito espaço para levar mais produtividade para operação de Food Service no Brasil”, destacou Ramon Martins, diretor de produtos de Food Service na TOTVS. O executivo ainda explicou que alguns fatores, como gestão descentralizada e falta de comunicação entre sistemas, podem causar erros e problemas na operação.

Quando analisada a produtividade tecnológica, o setor de foodservice registrou 0,30 ponto, em uma escala que vai de 0 a 1. A marca fez com que o segmento ficasse entre os 25% com pontuação mais baixa do índice. O resultado ainda se mostrou abaixo da média geral do estudo, que foi de 0,43.

Pontos de destaque

O levantamento ainda registrou que 65% dos negócios do setor de foodservice adotaram pelo menos um canal de venda digital. Em comparação com outros subsegmentos varejistas, este é o que menos faz uso dessa ferramenta. A média do estudo considerando todo o varejo foi de 94%.

A pesquisa constatou que 61% dos negócios são de gestão familiar, sendo essa uma das causas pela baixa presença online e falta de integração. Além disso, é um setor majoritariamente composto por lojas únicas. Tendo esses dados como base, 79% do faturamento médio vem dos estabelecimentos físicos e outros 21% são divididos entre canais digitais e vendas por telefone.

O estudo também chamou a atenção para o uso de soluções para gestão de clientes. O foodservice prioriza fidelidade, para 23%, como estratégia de atração e retenção do cliente, número também abaixo comparado a média geral de 27%. Ferramentas de CRM e cashback são utilizadas por 16% dos negócios, com destaque para a última que está acima da média geral de 9%.

“Alguns pontos se sobressaem em relação a Food Service, principalmente pela especificidade do segmento. Uma vez que se trata da comercialização de refeições e alimentos, as lojas físicas são predominantes, mas isso não impede o investimento em tecnologias”, comenta o executivo.

Por fim, a pesquisa contou com a participação de 973 empresas, nacionais e multinacionais, com faturamento anual igual ou superior a R$ 2 milhões.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Brasileiros dobram gastos com fast-food e parques no final de semana do Ano Novo

Próxima Postagem

Garibaldi investe em cooperativa e aumenta vendas internacionais

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Garibaldi

Garibaldi investe em cooperativa e aumenta vendas internacionais

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile