Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Famílias das classes C e D começaram a comprar pela internet na pandemia

Pesquisa aponta que 85,1% utilizaram o celular e 14,9% o computador para realizar suas compras

Redação de Redação
6 de janeiro de 2022
no Destaque do dia, E-commerce, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos
Famílias das classes C e D começaram a comprar pela internet na pandemia

Com as restrições de circulação para barrar a disseminação da covid-19, as famílias de classes C e D iniciaram ou aumentaram o hábito de comprar pela internet. Segundo a 2ª Pesquisa Go2Mob/FirstCom Pós-Vacina Covid-19, com 4.520 brasileiros, 34,1% dos entrevistados fizeram compras digitais em 2021.

Dentro deste grupo, 85,1% disseram utilizar o celular e 14,9% o computador para realizar suas compras. Mesmo após o fim da pandemia, 81,8% pretendem continuar comprando online.

No ranking dos produtos mais comprados pela internet foram citados alimentos (18,5%), roupas (11,4%), medicamentos (8,7%), produtos de higiene e limpeza (7,9%), cosméticos (6,5%), eletrônicos (7,2%), celular (5,7%) e eletrodomésticos (4,3%).

O trabalho confirmou o otimismo do brasileiro: 68,6% dos entrevistados acreditam que a economia vai melhorar com a vacinação e o fim da pandemia. Para 27% dos participantes a situação não deve melhorar, nem piorar. Apenas 4,4% imaginam que vai piorar.

Por outro lado, a pesquisa mostrou dados preocupantes, como a tendência crescente entre jovens das classes C e D de desistir dos estudos ante a necessidade de ajudar com as despesas de casa. Entre os participantes, 42,9% disseram que seus filhos pararam ou pretendem parar de estudar, contra 31% na primeira edição da pesquisa, de março de 2021.

“Nossa pesquisa demonstrou um dado triste e preocupante: o forte impacto da pandemia no desemprego levou a um aumento da evasão escolar de jovens que precisaram largar os estudos para ajudar em casa. Com este cenário de queda de renda, o pouco recurso disponível através do auxílio emergencial foi direcionado principalmente para suprir necessidades básicas e saldar dívidas”, diz Alexandre Ramalho, CEO da Go2Mob.

Geração de renda

Outro dado negativo: entre as pessoas que perderam o emprego entre março e outubro, mais de 70% ainda não conseguiram recolocação no mercado de trabalho.

A crise também transparece nas perguntas sobre Auxílio Emergencial. Quase 38% dos entrevistados declararam ter recebido o recurso na segunda rodada do benefício, contra 46,9% na primeira. Dos que receberam a extensão do auxílio em 2021, 31% dos entrevistados declararam ter usado o dinheiro para comprar alimentos e 11% para pagar dívidas. O dinheiro também foi empregado com frequência para a compra de remédios e produtos de higiene e limpeza.

“Os dados deste segundo levantamento demonstram que a vacinação ainda não teve um reflexo tão positivo na retomada de geração de empregos, um cenário que poderá melhorar dependendo de como a pandemia irá se comportar nos próximos meses”, acrescenta Luis Claudio Allan, CEO da FirstCom Comunicação.

Passaporte da vacinação

No tema imunização, quase 60% dos entrevistados concordam com a exigência do passaporte de vacinação para o acesso a lugares públicos, contra 20% contra a medida. Já o percentual favorável à exigência de comprovante de vacinação para funcionários de empresas ficou em 61%.

Ainda sobre o tema vacinação, 85,2% dos participantes declararam que vão continuar com distanciamento social e uso de máscara e álcool gel, mesmo depois de serem completamente vacinados.

Realizada nos dias 30 de setembro e 1º de outubro de 2021 com 4.520 pessoas das classes C e D de todo o país, a pesquisa foi baseada em perguntas feitas por celular sobre economia, emprego, saúde, vacinação, educação e consumo.

Imagem: BigStock

Postagem anterior

7 temas que precisam estar na agenda dos shoppings em 2022

Próxima Postagem

Venda de veículos novos soma 2,12 milhões e cresce 3% em 2021, diz Fenabrave

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
veículos

Venda de veículos novos soma 2,12 milhões e cresce 3% em 2021, diz Fenabrave

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile