Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Black Friday: Reclamações se concentram nos meses após a data de vendas

Pesquisa ainda analisou a saúde e a evolução mensal do volume negativo de 73 marcas do varejo

Redação de Redação
5 de novembro de 2022
no Destaque do dia, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
Black Friday

De acordo com estudo da Elife, o volume de reclamações se concentra no pós Black Friday e são sobre atraso de pedidos, entregas erradas e estorno de pagamento. O levantamento ainda analisou a saúde e a evolução mensal do volume negativo de 73 marcas do varejo durante o ano passado e a Black Friday de 2021.

Segundo a Ebit Nielsen, a Black Friday de 2021 gerou o faturamento de R$ 4,2 bilhões com um crescimento nominal de 5% em relação a 2020. Na mesma linha, o ticket médio também cresceu para R$ 753. Já o número de pedidos caiu 9%, e ficou na casa dos 5,6 milhões.

Neste ano, a Copa do Mundo ocorrerá no mesmo período que a Black Friday e pode ser um catalisador nas vendas. Conforme pesquisa da Globo, 56% dos consumidores desejam comprar algo relacionado ao tema e 72% possuem intenção de consumir na data. Além disso, o consumidor está com novos hábitos, principalmente o de pesquisar os itens antes mesmo da Black Friday.

O estudo

Para monitorar os assuntos reclamados foi utilizada a ferramenta Buzzmonitor, que mede publicações de influenciadores e periódicos. Já os termos de busca foram baseados nos dados informados pelo ReclameAqui sobre os principais problemas da Black Friday de 2021. Entre os assuntos citados estão o atraso na entrega, propaganda enganosa, estorno no valo pago, finalização da compra e produto errado.

A partir desses problemas citados, foram definidos três assuntos principais para realização de uma busca boolena (utiliza variações da palavra) e classificação de sentimentos de cada menção. No monitoramento da palavra ‘compra’ e suas variantes foram 15,9 milhões de menções, sendo 70% negativas ao longo de todo ano de 2021.

Já o termo ‘promoção’ foi mencionado 11,7 milhões de vezes, e quase 75% delas negativas. O pagamento também foi outro assunto reclamado, com 3,6 milhões de menções e quase os mesmos 75% sendo negativos.

Ao analisar mensalmente, a pesquisa mostrou que no mês da Black Friday não houve uma concentração de sentimento negativo. Tradicionalmente após as festas de final de ano que ocorre um crescimento no volume de queixas sobre atrasos e entregas erradas. Além disso, a classificação do sentimento neutro cresceu 8% nesse período, reforçando a importância de um time estruturado de atendimento.

O estudo também mostrou que, no monitoramento dos três termos, o Twitter é a rede social que se destaca pelas reclamações. Na sequência ficou o Facebook e em terceiro lugar o Instagram.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Demissões no Twitter atingem equipe responsável por combater desinformação

Próxima Postagem

CVC lança plataforma de relacionamento omnichannel com consumidor

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
CVC

CVC lança plataforma de relacionamento omnichannel com consumidor

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile