Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home Destaque do dia

“As big techs precisam ser mais responsáveis”, diz presidente da Microsoft Brasil

Tânia Cosentino faz coro aos que defendem uma regulação mais rígida para o setor de tecnologia

Redação de Redação
5 de novembro de 2021
no Destaque do dia, Inovação, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos
"As big techs precisam ser mais responsáveis", diz presidente da Microsoft Brasil
[the_ad id="169690"]

À frente da operação local da Microsoft desde 2019, Tânia Cosentino faz coro aos que defendem uma regulação mais rígida para o setor de tecnologia. Segundo a executiva, as empresas desse setor se tornaram muito grandes e poderosas de maneira muito rápida, e a discussão é sadia. “Ninguém está falando de bloquear o desenvolvimento econômico, mas essas empresas de tecnologia passaram a ter poderes tão grandes, que precisam crescer com responsabilidade.”

[the_ad id="138406"]

Na visão da executiva, a promoção de mulheres a cargos de liderança continua muito lenta. “Espero que não seja um ‘girl-washing’. A diversidade de inclusão precisa ser um ativo do negócio”, afirma. Leia, a seguir, os principais trechos da entrevista:

Como a Microsoft está olhando para o País, que passa por uma crise política e econômica? O que você conversa com o Satya Nadella sobre o País?

O que eu digo para o Satya é que o Brasil é o país do futuro e que podemos fazer esse futuro chegar mais rápido com a tecnologia. O Brasil precisa crescer em maior escala. Mas que não seja só em minério e em agro, que são magníficos exemplos. Mas quais são as outras áreas? Precisamos descobri-las. Temos uma diversidade cultural, além de uma biodiversidade muito grande, então precisamos ajudar o Brasil a dar certo. Com a tecnologia, podemos ter ganhos de competitividade, produtividade, aumentar a transparência e combater a corrupção. Podemos simplificar a máquina do governo, dando melhores serviços aos cidadãos. A Microsoft está aqui há 32 anos. Queremos estar presentes para os próximos 50 a 100 anos sendo um ator importante na construção de um futuro sustentável e inclusivo.

Como você acompanha as discussões sobre a regulação das big techs?

É o tipo de debate que os governos e a sociedade precisam ter. Ninguém está falando de bloquear o desenvolvimento econômico, mas as empresas de tecnologia passaram a ter poderes tão grandes que precisam crescer com responsabilidade. Vemos o que está acontecendo nas mídias sociais e eu, como usuária, preciso saber dos riscos. Essa discussão tem de envolver a todos para se definir o que precisa ser regulado, mas sem polarização.

E como esses temas são tratados dentro da Microsoft?

Temos uma discussão sobre o uso ético da inteligência artificial. A tecnologia empodera, mas pode ser destrutiva. Não é o robô que vai matar o homem, mas o homem que vai destruir o próprio homem. Então, precisamos usar a tecnologia de maneira ética e atuando em conjunto com empresas, academia e governo. Sempre promovemos, por exemplo, a importância da privacidade dos dados e também para criar ferramentas inclusivas. Os algoritmos são programados por humanos, que podem repassar os seus preconceitos. Eles não podem reforçar padrões.

Você é uma das poucas mulheres no cargo mais alto de uma grande empresa. Como enxerga o andamento da igualdade de gênero?

A pandemia atrasou ainda mais a busca pela igualdade. Ela está acontecendo, mas em ritmo muito lento. É um movimento que precisamos reverter. Então, fico feliz que mais empresas estão falando de ESG e diversidade, mas precisamos ver mais ações práticas e mudanças reais. Quando vejo que as mulheres têm um porcentual de representação nas lideranças muito parecido desde 2009, não há mudança real.

Existe uma espécie de “girl-washing”?

Espero que não seja um “girl-washing”. A diversidade precisa ser um ativo do negócio. As empresas precisam de um ambiente diferente. Ele deve ser diverso e inclusivo e não pode importar origem, histórico ou orientações. Eu vejo uma busca mais ativa de mulheres conselheiras, mas também queremos mais empreendedoras com maior impacto econômico. As mulheres fundadoras de startups não conseguem nem 3% do capital investido em venture capital. Por isso, montamos um fundo de investimento somente para mulheres para dinamizar e criar esse ecossistema.

Com informações de Estadão Conteúdo (André Jankavski)
Imagem: Divulgação

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

Volkswagen anuncia programa de investimento de R$ 7 bi até 2026 na América Latina

Próxima Postagem

Vaivém do mercado: movimentações de Pizza Hut, Clique-Retire e Mercedes-Benz

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
Vaivém do mercado: movimentações de Pizza Hut, Clique-Retire e Mercedes-Benz

Vaivém do mercado: movimentações de Pizza Hut, Clique-Retire e Mercedes-Benz

[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.