A Soho Sports & Brands, nomeada distribuidora oficial de produtos licenciados do torneio esportivo no País, prevê movimentar R$ 55 milhões com a venda de produtos licenciados da Copa do Mundo Fifa 2026.
A Soho prevê um catálogo inicial de mais de 85 itens, com foco em grandes redes varejistas, patrocinadores oficiais e programas de endomarketing.
“Nosso papel é destravar acesso com governança de marca e agilidade, para que empresas coloquem experiências relevantes no mercado com segurança”, afirma Fernando Paz, fundador e CEO da Soho.
Na Copa de 2014, foram licenciados 1.800 produtos por mais de 70 empresas no Brasil. Passados dez anos, o mercado global de produtos esportivos licenciados segue em expansão, avaliado em US$ 36,3 bilhões em 2024 e projetado para atingir US$ 49 bilhões até 2030, segundo a consultoria Grand View Research.
“Queremos furar a bolha e falar a linguagem de negócios. O pipeline já inclui redes de varejo e patrocinadores que buscam escala e previsibilidade de entrega. Nossa meta é fechar 30 contratos até o primeiro trimestre de 2026, somando parcerias de peso no varejo e em ativações corporativas”, reforça diretor de Novos Negócios, Patrick Kadlec.
A própria Fifa corrobora essa tendência ao projetar que sua receita com licenciamento chegue a US$ 669 milhões no ciclo da Copa de 2026 (2023-2026), um aumento de US$ 66 milhões em relação ao período anterior (2019-2022).
Especialistas em consumo esportivo apontam ainda que 30% dos brasileiros costumam adquirir produtos oficiais em anos de Copa. A Soho projeta que pelo menos 60% de suas vendas venham do varejo físico e 40% do e-commerce e marketplaces, em linha com a expansão do consumo digital no País.
Imagem: Envato



