Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home Destaque do dia

Inteligência de dados ajuda a oferecer crédito em época de inadimplência alta

Diretor de Negócios da Credsystem, Paulo Valente, fala sobre soluções que tem levado ao varejo

Aiana Freitas de Aiana Freitas
5 de outubro de 2022
no Destaque do dia, Meios de pagamento, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
O desafio de oferecer crédito em época de inadimplência alta
[the_ad id="169690"]

Quase 70 milhões de brasileiros estão com o nome negativado atualmente, segundo o “Mapa da Inadimplência e Renegociação de Dívidas no Brasil” da Serasa Experian. Na prática, isso significa que quase 60% da População Economicamente Ativa (PEA) do País está inadimplente, o que torna a tarefa de oferecer crédito para consumidores no varejo um grande desafio.

[the_ad id="138406"]

“Antes, em São Paulo, de cada dez clientes que entravam na loja para pedir crédito, três ou quatro estavam com nome sujo. Era possível trabalhar com seis ou sete clientes. Hoje, em algumas regiões, de cada dez clientes que entram, seis estão com o nome sujo. Então só sobram quatro para serem trabalhados. Ficou muito mais desafiador”, resume o diretor de Negócios da Credsystem, Paulo Valente.

A empresa oferece crédito por meio dos cartões Mais! (bandeira Mastercard), private label e cobranded (que levam a marca do varejista). Em meio à alta da inadimplência, a Credsystem tem apostado nos dados para fazer ofertas mais assertivas e com menos riscos.

[the_ad id="99067"]

“O crédito é importante para ajudar o varejista a crescer. Muitas vezes o varejista está insatisfeito com a taxa de aprovação neste momento, mas nosso trabalho é mostrar para ele que o público mudou e o mercado mudou. Temos de olhar que outras ferramentas, mecanismos e informações podemos trazer para dentro da nossa área de Analytics”, afirma Paulo Valente, referindo-se à área de inteligência analítica da Credsystem.

O executivo complementa: “A companhia vem investindo bastante nos últimos anos em Analytics, que foi ficando uma área muito mais parruda, com muito mais capacidade de análise de diferentes origens de dados. Com isso, a gente tem conseguido minimizar essa pressão de aprovação, sendo muito mais abertos a outros tipos de informação.”

Classe emergente

A Credsystem foi fundada em 1996 para atender ao varejo – mais precisamente, ao Grupo Alegria, da área calçadista, do interior de São Paulo. Hoje está presente em todo o Brasil fornecendo crédito em 4 mil pontos de venda. Os segmentos são variados: a empresa continua na área de calçados e também opera com confecções, utilidades domésticas, farmácia, higiene e beleza e supermercados. Desde 2019, atua em parceria com a Mastercard.

O foco maior é no varejo voltado à classe econômica emergente. O diretor de Negócios afirma que, mesmo em tempos de economia volátil, a oferta de crédito tem várias vantagens para o varejista. “A primeira delas é o aumento do poder de compra do cliente. O cliente com cartão no bolso tem um ticket médio que equivale ao dobro do que ele tinha. Além disso, quando o cliente sabe que tem um limite guardado para comprar na loja, a fidelidade dele aumenta. Outra vantagem é a clusterização, a possibilidade de fazer campanhas para cada tipo de cliente.”

O diretor de Negócios da Credsystem, Paulo Valente, falou mais sobre a história da empresa e sobre o ambiente atual de crédito no Brasil no canal de podcasts da Mercado&Consumo. Confira a íntegra da entrevista clicando abaixo.

https://open.spotify.com/episode/46FhBwcgArO2quVhG0SnTM

Imagem: Shutterstock

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

Musk afirma que comprar o Twitter é ‘um acelerador para criar o X, o app de tudo’

Próxima Postagem

Briga de R$ 1,5 bilhão entre Oi e rivais vai parar na Justiça

Aiana Freitas

Aiana Freitas

Aiana Freitas é editora-chefe da plataforma Mercado&Consumo. Jornalista com experiência na cobertura de tendências de consumo, varejo, negócios, finanças pessoais e direitos do consumidor.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
Briga de R$ 1,5 bilhão entre Oi e rivais vai parar na Justiça

Briga de R$ 1,5 bilhão entre Oi e rivais vai parar na Justiça

[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.