Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Inteligência de dados ajuda a oferecer crédito em época de inadimplência alta

Diretor de Negócios da Credsystem, Paulo Valente, fala sobre soluções que tem levado ao varejo

Aiana Freitas de Aiana Freitas
5 de outubro de 2022
no Destaque do dia, Meios de pagamento, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
O desafio de oferecer crédito em época de inadimplência alta

Quase 70 milhões de brasileiros estão com o nome negativado atualmente, segundo o “Mapa da Inadimplência e Renegociação de Dívidas no Brasil” da Serasa Experian. Na prática, isso significa que quase 60% da População Economicamente Ativa (PEA) do País está inadimplente, o que torna a tarefa de oferecer crédito para consumidores no varejo um grande desafio.

“Antes, em São Paulo, de cada dez clientes que entravam na loja para pedir crédito, três ou quatro estavam com nome sujo. Era possível trabalhar com seis ou sete clientes. Hoje, em algumas regiões, de cada dez clientes que entram, seis estão com o nome sujo. Então só sobram quatro para serem trabalhados. Ficou muito mais desafiador”, resume o diretor de Negócios da Credsystem, Paulo Valente.

A empresa oferece crédito por meio dos cartões Mais! (bandeira Mastercard), private label e cobranded (que levam a marca do varejista). Em meio à alta da inadimplência, a Credsystem tem apostado nos dados para fazer ofertas mais assertivas e com menos riscos.

“O crédito é importante para ajudar o varejista a crescer. Muitas vezes o varejista está insatisfeito com a taxa de aprovação neste momento, mas nosso trabalho é mostrar para ele que o público mudou e o mercado mudou. Temos de olhar que outras ferramentas, mecanismos e informações podemos trazer para dentro da nossa área de Analytics”, afirma Paulo Valente, referindo-se à área de inteligência analítica da Credsystem.

O executivo complementa: “A companhia vem investindo bastante nos últimos anos em Analytics, que foi ficando uma área muito mais parruda, com muito mais capacidade de análise de diferentes origens de dados. Com isso, a gente tem conseguido minimizar essa pressão de aprovação, sendo muito mais abertos a outros tipos de informação.”

Classe emergente

A Credsystem foi fundada em 1996 para atender ao varejo – mais precisamente, ao Grupo Alegria, da área calçadista, do interior de São Paulo. Hoje está presente em todo o Brasil fornecendo crédito em 4 mil pontos de venda. Os segmentos são variados: a empresa continua na área de calçados e também opera com confecções, utilidades domésticas, farmácia, higiene e beleza e supermercados. Desde 2019, atua em parceria com a Mastercard.

O foco maior é no varejo voltado à classe econômica emergente. O diretor de Negócios afirma que, mesmo em tempos de economia volátil, a oferta de crédito tem várias vantagens para o varejista. “A primeira delas é o aumento do poder de compra do cliente. O cliente com cartão no bolso tem um ticket médio que equivale ao dobro do que ele tinha. Além disso, quando o cliente sabe que tem um limite guardado para comprar na loja, a fidelidade dele aumenta. Outra vantagem é a clusterização, a possibilidade de fazer campanhas para cada tipo de cliente.”

O diretor de Negócios da Credsystem, Paulo Valente, falou mais sobre a história da empresa e sobre o ambiente atual de crédito no Brasil no canal de podcasts da Mercado&Consumo. Confira a íntegra da entrevista clicando abaixo.

https://open.spotify.com/episode/46FhBwcgArO2quVhG0SnTM

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Musk afirma que comprar o Twitter é ‘um acelerador para criar o X, o app de tudo’

Próxima Postagem

Briga de R$ 1,5 bilhão entre Oi e rivais vai parar na Justiça

Aiana Freitas

Aiana Freitas

Aiana Freitas é editora-chefe da plataforma Mercado&Consumo. Jornalista com experiência na cobertura de tendências de consumo, varejo, negócios, finanças pessoais e direitos do consumidor.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Briga de R$ 1,5 bilhão entre Oi e rivais vai parar na Justiça

Briga de R$ 1,5 bilhão entre Oi e rivais vai parar na Justiça

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile