A Mercado&Consumo traz, semanalmente, as principais movimentações registradas no corpo diretivo de empresas relacionadas ao varejo e ao consumo no Brasil. Nesta semana, a Camil Alimentos anunciou novo diretor executivo Comercial; a Lenovo Brasil confirmou nova estrutura de liderança nas áreas B2B e B2C; e a Pague Menos apresentou novo diretor de Compliance.
Confira, a seguir, as principais mudanças anunciadas por grandes empresas nesta semana:
Camil Alimentos
A Camil Alimentos anunciou a chegada de Cauê Cruz como seu novo diretor executivo Comercial. O executivo será responsável por liderar o planejamento, a gestão e o fortalecimento das operações comerciais da companhia, com foco em eficiência, inovação e proximidade com o mercado.
Formado em administração de empresas, com especialização em vendas e marketing com foco no varejo, Cruz possui ampla experiência e já passou por empresas como Whirlpool, Kraft Heinz e, mais recentemente, NC Farma.
“Estou entusiasmado com o desafio de contribuir para o fortalecimento da área comercial, apoiando o crescimento sustentável da empresa e fortalecer o relacionamento com os clientes das regiões em que estamos presentes”, destaca Cruz.
Lenovo Brasil
A Lenovo realizou mudanças em sua estrutura de liderança no Brasil. Fábio Lima foi nomeado novo diretor de Vendas para Canais e Segmento SMB, abrangendo PCs, Data Center, Soluções e Serviços, enquanto Luiz Sakuma passa a liderar a área de Vendas para Consumer e Marketplace.
Com mais de 30 anos de experiência no mercado e mais de uma década de atuação na Lenovo Brasil, Lima possui ampla trajetória nas áreas de produto, marketing e vendas, especialmente no setor de bens de consumo da indústria de eletrônicos e tecnologia.
Sakuma tem uma carreira consolidada em grandes multinacionais do setor tecnológico, com mais de 20 anos de experiência no planejamento, implementação e execução de estratégias de produto. Nos últimos sete anos consecutivos, esteve à frente da liderança do mercado de PCs de consumo. Ao longo de mais de 10 anos na Lenovo, foi responsável pelo lançamento e execução de diversos produtos, entre eles os notebooks gamers da marca Legion e, mais recentemente, a reintrodução dos tablets no Brasil.
Pague Menos

A Pague Menos contratou Rodrigo Siqueira como novo diretor de Compliance. Com uma trajetória profissional de 17 anos nas áreas de gestão de riscos, controles internos e compliance, o executivo chega para reforçar o compromisso da empresa com as melhores práticas de governança corporativa, ética e conformidade regulatória.
Sua formação acadêmica inclui graduação em ciência da computação pela UFPE e em administração de empresas pela UPE, além de uma pós-graduação em auditoria e finanças pela FGV.
Neon
A fintech Neon anunciou a chegada do executivo Ben Serridge como diretor executivo de Produto – Inteligência Artificial. Ele será responsável por liderar a estratégia de produtos baseados em IA, com foco na personalização da experiência e na construção de um relacionamento mais fluido e eficiente com os clientes.
O executivo também será responsável por impulsionar a transformação interna da empresa, promovendo a implementação de IA em processos e operações.
Com mais de 15 anos de experiência em tecnologia, Serridge chega à Neon após passagem pelo Google, onde atuou como diretor de Produto na sede da empresa, nos Estados Unidos. Antes disso, liderou projetos de reconhecimento de voz e serviços móveis em empresas como SupportComm e SpeechWorks.
Serridge é formado em engenharia elétrica e ciência da computação pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT).
Nstech
A nstech, empresa de software para supply chain, anunciou a chegada de dois novos executivos para reforçar sua estratégia de crescimento com foco no relacionamento com o cliente: Eduardo Oliveira assume como novo VP Comercial e CS Enterprise da BU Embarcador, e Juliano Braga como VP Comercial e CS Middle da Torre SW Embarcador.
Com mais de 25 anos de experiência em tecnologia aplicada à logística, Oliveira traz um histórico sólido na atuação com soluções para torres de controle, gestão de riscos, plataformas e meios de pagamento. Já ocupou posições de liderança nas áreas Comercial e de Marketing em empresas como Apisul, Opentech e Raster.
Braga acumula mais de 15 anos de experiência em estratégia de negócios, marketing, vendas e trade marketing, com passagens por companhias como Coca-Cola, Dell, Subway, Laureate e Pravaler, atuando nos setores de tecnologia, serviços, indústria e varejo.
Pixel Retail Media
A Pixel Retail Media, plataforma de mídia out-of-home em redes de supermercados, contratou mais um executivo para sua área comercial: Alex Cannos.
Formado em administração de empresas, Cannos possui ampla experiência como executivo comercial e de negócios nos segmentos de mídia impressa — como na Editora Abril —, TV por assinatura (Discovery Channel, HBO, Warner Channel) e mídia out-of-home (Elemídia e RV Mídia). Na Pixel, atuará junto ao mercado publicitário, agências e anunciantes, em São Paulo.
Imagens: Canva e Divulgação