Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Varejo

Dia dos Namorados: Varejo deve movimentar R$ 2,75 bilhões em vendas

Melhora do mercado de trabalho e aumento da renda impulsionam expectativa de alta

Redação de Redação
5 de junho de 2025
no Destaque do dia, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
Dia dos Namorados

O Dia dos Namorados deve movimentar R$ 2,75 bilhões em vendas no varejo neste ano. A previsão é da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Se a estimativa for confirmada, o resultado vai representar um aumento de 3,2% nas vendas na comparação com a mesma data de 2024.

De acordo com a CNC, a expectativa positiva para o varejo neste Dia dos Namorados se deve à melhora do cenário do mercado de trabalho e à elevação do poder de compra. A taxa de desocupação atingiu 7% no primeiro trimestre de 2025 – o menor nível já registrado – e o poder de compra teve alta de 4%, no comparativo com o ano passado. Esses números impulsionaram a renda total da população ocupada em 6,9%, o que tende a estimular o consumo.

“Mesmo com pressões sobre o orçamento das famílias, observamos fatores que podem contribuir para um desempenho relevante do varejo na data. A combinação entre renda mais robusta e hábitos de consumo já consolidados para o Dia dos Namorados deve garantir, em 2025, uma presença significativa nas vitrines e no caixa do comércio brasileiro”, afirma o presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros.

Segmentos de destaque

O segmento de vestuário, calçados e acessórios deve aparecer na liderança de preferência dos consumidores que farão compras no varejo neste Dia dos Namorados. Ele deve ser responsável por 40% do total previsto nas vendas, faturando R$ 1,077 bilhão.

Utilidades domésticas e eletroeletrônicos aparecem logo depois, com previsão de R$ 806 milhões de faturamento (29%), seguido pelos itens de farmácias, perfumarias e cosméticos, que devem somar R$ 318 milhões (quase 12%).

“Apesar do custo elevado do crédito e do comprometimento de parte da renda das famílias com dívidas, a maior capacidade de consumo proporcionada pelo mercado de trabalho pode compensar esses fatores, contribuindo para o desempenho positivo de diversos setores do varejo no Dia dos Namorados”, analisa o economista da CNC Fabio Bentes.

Para o especialista, se a taxa média de juros para o crédito ao consumidor com recursos livres não estivesse tão alta – 56,4% ao ano -, o aumento seria ainda mais expressivo.

Inflação e impacto nos preços

Alguns produtos que devem estar na lista de compras no Dia dos Namorados tiveram alta expressiva recentemente e impactaram no aumento da inflação, que ficou acumulada em 12 meses até maio chegou a 5,4%. Entre eles, estão joias e bijuterias (que tiveram alta de 24,1% nos preços), chocolates (22%) e hospedagem (11,3%).

Apesar disso, a expectativa é que algumas categorias de produtos apresentem queda nos preços, como bebidas alcoólicas ( de 0,3%), aparelhos telefônicos (0,4%) e flores naturais (0,6%).

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Dona das marcas Pedigree e Whiskas investe R$ 430 milhões em nova fábrica no Paraná

Próxima Postagem

Uber: Reconhecer vínculo de trabalhadores aumentaria carga tributária de apps em R$ 10,3 bi

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Uber para Empresas e VR criam parceria para oferecer vouchers de mobilidade a trabalhadores

Uber: Reconhecer vínculo de trabalhadores aumentaria carga tributária de apps em R$ 10,3 bi

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile