Com um portfólio que reúne marcas como House Shine, Urban Obras, House Comfort, Vangor, Unu, Guard Clean e Branquia, e mais de 200 operações ativas, o Grupo NBrand, um dos maiores franqueadores de Portugal, vem se consolidando como uma porta de entrada para imigrantes brasileiros que desejam empreender no país.
Atualmente, cerca de 50% da base ativa de franqueados do grupo é composta por brasileiros, resultado de um modelo de franquias acessível aliado ao alto desempenho desses empreendedores dentro da rede.
De acordo com Cândido Mesquita, CEO do Grupo NBrand e vice-presidente da Associação Portuguesa de Franchising (APF Franchising), os franqueadores brasieliros nao contribuem apenas com os resultados, mas também tornam a companhia mais diversa à inovação dos serviços prestados.

“O empreendedor brasileiro tem um espírito de iniciativa muito forte, além de grande capacidade de adaptação, empatia com o cliente e desejo real de crescimento. Muitos chegam a Portugal com a clara intenção de construir um novo capítulo de vida, o que os torna parceiros comprometidos, determinados e abertos ao modelo de negócio”, afirma Mesquita.
A companhia oferece suporte personalizado aos empreendedores brasileiros, levando em conta sua origem e perfil. Além de capacitações técnicas e operacionais, também é oferecida orientação prática sobre temas como abertura de empresa, gestão financeira no contexto europeu, marketing local e outros aspectos importantes para a adaptação.
“Para os brasileiros, há uma atenção especial em relação à adaptação ao mercado português, à legislação local e às práticas culturais. Oferecemos treinamentos específicos, acompanhamento mais próximo nos primeiros meses e suporte constante na operação”, explica o executivo.
Apesar de todos os franqueados do grupo terem acesso à mesma base de conhecimento, o Grupo NBrand dedica atenção especial àqueles que estão empreendendo fora de seu país de origem, como os brasileiros. A companhia indica parceiros para auxiliar o público estrangeiro em trâmites como a obtenção de vistos, busca por imóveis para moradia e outras facilidades necessárias para se estabelecer em Portugal.
Setor de franquias em Portugal
O mercado de franquias em Portugal atingiu, em 2023, um volume de negócios de 22 bilhões de euros, valor que representa 8,3% do Produto Interno Bruto (PIB) do país, segundo dados da APF Franchising.
O crescimento foi de quase 30% em relação a 2022, sendo o setor responsável por gerar 186 mil postos de trabalho, o que corresponde a 27% do total de empregos no país.
Nesse mesmo período, o Grupo NBrand também apresentou crescimento em seu faturamento anual. Em 2022, a empresa registrou receita de 17 milhões de euros. No ano seguinte, o valor subiu para 20 milhões de euros e, em 2024, alcançou 24 milhões de euros. A previsão para 2025 é de 26,5 milhões de euros.
Imagem: Reprodução/House Shine