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Home Destaque do dia

Chatbot, assistente virtual inteligente, segue como tendência em 2021

Faturamento do setor de e-commerce deve ter um aumento de 26% neste ano

Redação de Redação
5 de junho de 2021
no Destaque do dia, E-commerce, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos
Chatbot robot concept. Dialog help service. User and bot speech messages. people chatting with cute smiling robot. Dialog with bot. Vector illustration in flat style

Chatbot robot concept. Dialog help service. User and bot speech messages. people chatting with cute smiling robot. Dialog with bot. Vector illustration in flat style

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O chatbot para e-commerce continua sendo uma das principais tendências de 2021. Muito por conta da continuidade da pandemia e do isolamento social, uma vez que as compras online tiveram uma explosão no último ano.

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Esse boom aumentou e muito o número de empresas de e-commerce, assim como provocou uma forte migração e adaptação de lojas de varejo para o mundo virtual. As vendas do e-commerce no Brasil, por exemplo, fecharam o ano de 2020 com alta de 73,88%, em relação a 2019, segundo os dados do índice MCC-ENET, desenvolvido pela Câmara Brasileira da Economia Digital.

Pesquisa da Ebit/Nielsen também mostrou que o País teve 13 milhões de novos consumidores online no ano passado. Além disso, o mesmo levantamento já traça uma previsão sobre o e-commerce para 2021. De acordo com a projeção, o faturamento deve ter um aumento de 26% neste ano.

Outro levantamento da Loja Integrada revela que foram abertos, em média, 40 mil e-commerces por mês em 2020. Ou seja, a concorrência está ficando acirrada neste setor.

Para superar os outros varejos presentes no ambiente online e as demais lojas virtuais, é preciso unir três características essenciais:

  • Ficar de olho nas tendências para e-commerce;
  • Usar tecnologias como um impulsionador da loja virtual;
  • Colocar o cliente como centro do negócio para oferecer um bom suporte e a melhor experiência possível, desde o atendimento inicial até o pós-vendas.

Chatbot para e-commerce e mais 7 soluções 

Para englobar os três aspectos citados anteriormente e gerar valor para sua empresa, a Yellow Messenger, fornecedora de chatbots de conversação omnichannel com Inteligência Artificial para e-commerces, separou as principais soluções tecnológicas nas quais o empresário deve ficar de olho.

  • Chatbot para e-commerce: os assistentes virtuais inteligentes permitem automatizar o atendimento com fluxos naturais de conversas, interações personalizadas e com serviço ininterrupto, 24 horas por dia. Assim, é possível agilizar a resolução de dúvidas frequentes dos consumidores, assim como recomendar produtos, oferecer promoções, ajudar no gerenciamento de pedidos e recuperar carrinhos perdidos.
  • Comunicação omnichannel: os consumidores estão cada vez mais digitais e entram em contato com as marcas em diferentes meios de comunicação. Por isso, é importante integrar todos os pontos de contato para manter o histórico do cliente, suas informações, preferências, compras e solicitações a fim de promover atendimentos mais eficientes, de maneira fluida e sem ficar pedindo as mesmas informações.
  • Machine learning: essa tecnologia pode ser incorporada ao chatbot para e-commerce para aprimorar ainda mais o atendimento, uma vez que ela permite o aprendizado contínuo a cada interação. Ou seja, os assistentes virtuais inteligentes conseguem entender melhor as necessidades e dar respostas mais rápidas e assertivas.
  • Compras por aplicativos móveis: a proporção de internautas brasileiros que já experimentaram as compras online por smartphones chegou a 91% em 2020, segundo a Opinion Box. Logo, ter um e-commerce preparado para o comércio móvel é fundamental.
  • Pesquisas por voz: uma tendência crescente diz respeito às buscas por voz de produtos, o suporte para dúvidas e até a compra das mercadorias por meio de assistentes de voz. Dessa maneira, sua empresa deve estar pronta também para se comunicar com os clientes por voz.
  • Realidade virtual e aumentada: essa tecnologia é muito importante para impulsionar as vendas, já que muitos clientes têm dificuldades para comprar certos produtos online por não poder vê-los e correr o risco de devolução. Por isso, muitas empresas já estão investindo em soluções para visualizar o produto no ambiente ou no próprio usuário, como inserir o modelo de óculos no seu rosto ou um sofá na sua sala.
  • Novas formas de pagamento: os consumidores buscam cada vez mais conveniência. Isso se traduz também na hora de pagamento. Então, além de disponibilizar boleto, cartão de débito e crédito, vale a pena oferecer outras opções, como o Pix (sistema de pagamento instantâneo), QR Codes, entre outros.
  • Sistema para controle de estoque e entregas: dois desafios comuns das lojas virtuais e dos varejos com vendas online são a gestão do estoque e a logística de entregas para garantir o estoque adequado de mercadorias, evitando a indisponibilidade de itens, e a rapidez nas entregas com o menor custo de deslocamento.

Imagem: Bigstock

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