Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Varejo

Varejo brasileiro registra perdas de R$ 4 milhões por dia ao longo do ano

Volume de perdas representa 1,57% sobre as vendas líquidas do varejo restrito ao longo de 2023, que superaram os R$ 2,2 trilhões

Redação de Redação
4 de outubro de 2024
no Destaque do dia, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos
Varejo brasileiro registra perdas de R$ 4 milhões diários ao longo do ano

O varejo brasileiro registra perdas de R$ 4 milhões por hora, todos os dias do ano, decorrentes de quebras operacionais, perdas não identificadas, incidentes e prejuízos financeiros. Os dados são da Pesquisa Abrappe de Perdas no Varejo Brasileiro, realizada pela Associação Brasileira de Prevenção de Perdas (Abrappe) em parceria com a KPMG, que aponta que o volume de perdas representa 1,57% sobre as vendas líquidas do varejo restrito ao longo de 2023, que superaram os R$ 2,2 trilhões. O percentual é o maior da série, desde 2015.

O levantamento mostra que, no ano passado, as perdas somaram cerca de R$ 35 bilhões, e, em 2022, R$ 31,7 bilhões. Se o percentual crescer em 2024 como cresceu em 2023, o volume total passará dos R$ 38 bilhões, chegando a R$ 4,4 milhões a cada 60 minutos.

“O empresário muitas vezes arrisca, comprando grandes quantidades de produtos com expectativa de vendas que não se concretizam”, afirma Carlos Eduardo Santos, presidente da Abrappe.

A Abrappe destaca que esse crescimento foi impulsionado pelas mudanças pós-pandemia, que forçaram o varejo a se adaptar para manter suas operações. Fatores como a adoção acelerada do e-commerce, redução do quadro de funcionários e alterações no comportamento de consumo resultaram em um aumento de erros, incidentes e furtos, evidenciando a necessidade de uma gestão mais eficiente de estoques.

Entre os segmentos mais afetados, os líderes são:

  • Lojas de conveniência: 3,86% de perdas
  • Mercado de vizinhança: 3,31%
  • Supermercado: 2,50%
  • Perfumarias: 2,33%
  • Hipermercado: 2,03%
  • Moda: 1,87%

Todos os seis ficaram acima da média do varejo, de 1,57% de perdas. Na parte de baixo da média ficaram os seguintes oito segmentos:

  • Construção/lar: 1,41%
  • Magazine regional: 1,36%
  • Magazine nacional: 1,30%
  • Atacado/atacarejos: 1,25%
  • Artigos de esporte: 0,96%
  • Calçados: 0,90%
  • Drogarias: 0,90%
  • Eletromóveis/informática: 0,17%

Perdas conhecidas e desconhecidas

Para o presidente da Abrappe, as perdas no varejo podem ser classificadas em dois grupos: as perdas conhecidas, como quebras operacionais (incluindo perdas administrativas, financeiras e de produtividade), e as perdas desconhecidas, que ocorrem sem o conhecimento imediato da empresa, como se fossem invisíveis. Estas estão geralmente relacionadas a furtos não detectados, erros de registro ou contagens inadequadas de estoque.

Em sua pesquisa, a Abrappe diz que “é fundamental que as varejistas repensem e otimizem suas cadeias de suprimentos, dado o impacto das perdas por vencimento.”

Em 2023, as quebras operacionais foram responsáveis por 42,9% das perdas, seguidas por furtos externos (21,9%) e furtos internos (9,8%). Nas perdas operacionais, que acontecem principalmente no varejo alimentício, 32,2% foram causadas pela perecibilidade dos produtos e 26,3% por vencimento.  Essas perdas afetam diretamente a competitividade, reduzindo os lucros e, consequentemente, elevando os preços para o consumidor”, acrescenta Santos.

A Abrappe recomenda uma análise criteriosa das perdas por furtos, sugerindo melhorias na segurança, no treinamento e até a adoção de bonificações por metas para os colaboradores como estratégias eficazes de redução. Entre as varejistas entrevistadas em 2023 pela pesquisa, a quase totalidade (95,9%) já mantinha áreas dedicadas à prevenção de perdas. No entanto, Santos destaca a necessidade de ampliar os investimentos nesse setor e de contratar profissionais focados exclusivamente em prevenção, para melhor gestão de estoque e controle de furtos.

A pesquisa mostra que 90,4% dos profissionais dessa área atuam em lojas, 6,7% em centros de distribuição e 2,9% na matriz.

Com informações de DC News.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Fleury mira mercado de R$ 2 bi com inauguração de espaço focado em endometriose

Próxima Postagem

Ministério da Agricultura divulga lista de marcas de azeite de oliva impróprios para consumo

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
Ministério da Agricultura divulga lista de marcas de azeite de oliva impróprios para consumo

Ministério da Agricultura divulga lista de marcas de azeite de oliva impróprios para consumo

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.