Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Compras feitas pelos operadores de foodservice crescem 54% em junho

Cerveja, maionese, ketchup, margarina e farinha de trigo foram os produtos que tiveram maior alta nas compras

Redação de Redação
4 de setembro de 2022
no Destaque do dia, Economia, Foodservice, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos
Compras feitas pelos operadores de foodservice crescem 54% em junho

Apesar da pressão que as famílias brasileiras estão sofrendo com a alta da inflação e dos combustíveis no País, o segmento de alimentação fora do lar segue em recuperação em 2022. Um indicativo é o crescimento de 54% nas compras realizadas pelos operadores de foodservice em relação ao mesmo período de 2021.

Se comparadas ao mês de junho de 2020, período de pico da pandemia e com severas restrições sanitárias nos estabelecimentos comerciais, o salto foi de 131% nas compras do setor.

Os dados fazem parte do FoodCheck Macrotrends, monitoramento das vendas de categorias de produtos do foodservice, realizada pelo Instituto Foodservice Brasil (IFB), com mais de 25 mil estabelecimentos em 2,5 mil cidades brasileiras. O levantamento é feito com 93 categorias agrupadas em 13 grandes grupos de alimentos. As principais métricas são o share valor e a variação indexada a ele.

Já na comparação com o mês de maio deste ano, as compras de produtos para canais distribuidores, atacado e indústria tiveram um aumento mais tímido, de 5%.

“Caso a economia mantenha esse ritmo no Brasil, apesar do ano eleitoral e da disparada da inflação, a expectativa é que a compra de produtos dos independentes cresça de forma importante, contribuindo para o crescimento do setor de uma forma geral”, afirma Ingrid Devisate, diretora- executiva do IFB.

Em todas as regiões

O levantamento aponta que o crescimento ocorreu em todas as regiões do Brasil, se comparado com os anos de pandemia. Em 2022, o maior share se apresenta na região Sudeste do País, com 50% das compras; seguida da Sul, com 32%. Nordeste tem 7% do share, Norte, 6% e Centro-Oeste, 5%.

Na comparação com o mesmo mês do ano passado, os destaques para ganho são os grupos farináceos e lácteos. Já os que tiveram maior perda foram os de proteínas e grãos.

Os produtos que apresentaram maior alta em junho foram: cerveja, maionese, ketchup, margarina e farinha de trigo. Por outro lado, azeite, refrigerante, salame e extrato de tomate apresentaram redução nas compras.

O estudo ainda evidencia desempenho positivo em relação ao mesmo mês do ano passado, mas agora com crescimento mais equilibrado entre os operadores. Padarias, restaurantes e lanchonetes se destacaram em junho, com o maior crescimento mensal do ano.

“Em 2022, o setor já consolidou sua recuperação, e a expectativa é que os níveis pré-pandemia devem ser atingidos já em 2023. Nesse contexto, é importante que as empresas do setor estejam atentas às pesquisas e aos órgãos que estudam o movimento do mercado para traçar estratégias que auxiliem na tomada de decisões. Um aumento de 131% em relação ao pior ano de isolamento e de 54% sobre o ano passado podem trazer uma importante diretriz e uma esperança real para os empreendedores”, afirma Ingrid.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Conversando com os nem-nem da política

Próxima Postagem

Morre Gustavo Arnal, da rede varejista Bed Bath & Beyond

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Bed Bath & Beyond

Morre Gustavo Arnal, da rede varejista Bed Bath & Beyond

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile