Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Linguiçaria do Chef destaca importância de consultoria nos processos de certificação e licenças

Após a inauguração da loja física, do site e do aplicativo, empresa decidiu investir em uma fábrica própria, que está em processo de implementação

Marcelo Audinino de Marcelo Audinino
4 de agosto de 2022
no Destaque do dia, Economia, Foodservice, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos
Linguiçaria do Chef destaca importância de consultoria nos processos de certificação e licenças

As diversas legislações e o sistema burocrático do Brasil tornam os processos de certificações e de gestão de documentos uma tarefa complicada e técnica para a maioria das empresas. Muitas vezes, a solução é recorrer ao apoio de uma consultoria, como no caso da Linguiçaria do Chef, que buscou ajuda da Sanity para a implementação de sua fábrica e obtenção do SIF (Serviço de Inspeção Federal).

A empresa, criada pelos irmãos Anderson e João Peixoto, surgiu a partir de uma necessidade de Anderson, chef de cozinha, que não encontrava produtos que correspondessem às suas expectativas de qualidade de embutidos. O chef optou por fabricar suas próprias linguiças. Graças ao boca a boca de amigos e da família, a iniciativa virou um pequeno negócio.

Inicialmente, as vendas e os pedidos se concentravam no WhatsApp, mas gradualmente um business plan foi desenhado. “Começamos a entender que o mundo estava muito na omnicanalidade, então teríamos que atender tanto no e-commerce quanto numa loja física para o consumidor final, além do foodservice e dos grandes varejistas”, explicou João Peixoto, cofundador e CEO da Linguiçaria do Chef.

Certificação da fábrica própria

Em setembro de 2019, a loja física da Linguiçaria do Chef foi inaugurada, seguida pelo desenvolvimento de um site e aplicativo próprios. Os irmãos definiram que a próxima etapa do negócio seria a criação da própria fábrica e a entrada no processo de certificação, que funcionaria como uma forma de validação para o mercado e expansão dos negócios. Entretanto, nesse momento algumas dificuldades começaram a surgir.

“A gente começou a bater nas prefeituras e no governo do Estado e não encontrávamos ninguém para orientar sobre qual caminho seguir para tirar a certificação. A burocracia é enorme e as dificuldades, gigantescas. Foi aí que percebemos que precisávamos de uma empresa de consultoria para auxiliar no desenvolvimento da fábrica e tirar essa certificação”, contou João.

A Sanity, empresa especializada em consultoria sanitária e auditoria, passou a fazer parte do projeto da Linguiçaria do Chef nesse momento. A consultoria atuou tanto na parte de registro e documentação quando na de fornecedores e equipamentos, explicando quais tipos seriam melhores para a fábrica.

“A gente fez o processo faseado [existem algumas fases para tirar a certificação] e a Sanity fez o acompanhamento desde o início até a certificação. Demorou um pouco por conta da burocracia do nosso País, algo em torno de 1 ano e 4 meses, mas tudo foi acompanhado por eles”, contou o executivo. Ele ainda revelou que, para uma operação tão grande, a empresa recebeu investimento do Grupo Ergo, que passou a ser um dos investidores do negócio.

Mesmo com a certificação já em mãos e com a fábrica em processo de implementação, o CEO comenta que a Sanity ainda tem funções importantes no dia a dia da empresa. “Eles fazem todo um acompanhamento com a gente para manter a certificação, como se fossem auditorias internas”, revela. Além disso, a Linguiçaria do Chef conta com o apoio de uma nutricionista da Sanity que acompanha o lançamento de rótulos e o fluxo interno de produtos e insumos.

João destacou que o próximo passo é expandir as operações da empresa. “A nossa ideia agora é entrar nos supermercados de vez. Estamos buscando grandes parceiros em São Paulo, e depois queremos alavancar o negócio em outros Estados e quem sabe até exportar o nosso produto”, revelou o executivo.

Imagem: Reprodução

Postagem anterior

O tamanho das lojas em shoppings está diminuindo?

Próxima Postagem

Walmart demite centenas de funcionários, após queda no lucro

Marcelo Audinino

Marcelo Audinino

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Walmart demite centenas de funcionários, após queda nos lucros

Walmart demite centenas de funcionários, após queda no lucro

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile