Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Rede de supermercados Enxuto lança 1º carrinho inteligente da América Latina

Projeto levou quatro anos para ser desenvolvido e contou com a parceria da Nextop e da Arius Sistemas

Marcelo Audinino de Marcelo Audinino
4 de maio de 2022
no Destaque do dia, Inovação, Notícias, Supermercados
Tempo de leitura: 2 minutos
carrinho inteligente

Pensando em inovar e melhorar a experiência do cliente, o Enxuto, grupo supermercadista do interior de São Paulo, lançou o primeiro smart cart (carrinho inteligente) do Brasil e da América Latina. O lançamento aconteceu nesta terça-feira (3), com evento fechado para imprensa na parte da manhã, e o produto foi apresentado ao público às 14h. O projeto foi realizado em parceria com a Nextop e a Arius Sistemas.

O carrinho inteligente foi desenvolvido pela Nextop, que buscou projetar um modelo diferente do feito pela Amazon e utilizou conceitos dos carros autônomos no processo. Os modelos são equipados com tela touch screen, leitor de código de barras e máquina de cartão, permitindo ao consumidor fazer todo o processo de checkout e pagamento no próprio carrinho.

carrinho inteligente
Painel do carrinho inteligente

Além disso, os carrinhos tem ainda cinco câmeras instaladas e uma balança móvel na parte destinada para o depósito das compras. Essas ferramentas têm papel fundamental no monitoramento dos produtos que são colocados e retirados de dentro do carrinho, além de auxiliar na segurança e contribuir com a prevenção de perdas.

“Estamos oferecendo para nossos clientes uma experiência de compra inovadora e única dentro do Enxuto”, disse Bruno Bragancini Junior, diretor-presidente do grupo Enxuto. Ele também citou que os carrinhos inteligentes trazem tecnologia e autonomia para os clientes, que podem comprar de maneira mais independente.

A operação dos carrinhos começou na loja John Boyd, em Campinas (SP), com oito unidades, o equivalente a 2% da frota, disponíveis para os consumidores. O plano da Enxuto é implantar a novidade nas lojas de Piracicaba e Limeira até junho e, com a aceitação do cliente, subir a porcentagem para 10% da frota nas lojas até o final do ano. O custo para produção de cada smart cart é de R$120 mil e o lançamento concretizou um ciclo de desenvolvimento de quatro anos e meio em que foram gastos R$ 8,5 milhões.

Outras frentes de negócios

Além de oferecer uma nova experiência ao consumidor, os carrinhos inteligentes também trazem possibilidades diversas para o trade marketing, disse Juliano Camargo, CEO da Nextop. O executivo citou a possibilidade de, ao passar por uma prateleira ou corredor, aparecerem anúncios de produtos específicos ou promoções na tela touch do carrinho. Outra alternativa citada são as mídias no próprio carrinho, com um modelo que apresenta a identidade visual e até banners da empresa patrocinadora.

carrinho inteligente
Carrinho inteligente da rede Enxuto

Camargo ainda comentou a possibilidade de utilização do carrinho para o e-commerce, uma vez que o serviço é mais preciso para auxiliar o colaborador com a montagem de pedidos online. Ele explicou que, neste caso, o modelo teria algumas diferenças e não seriam necessárias tantas câmeras.

O CEO da Nextop também apresentou as oportunidade de negócios que serão geradas com o volume de dados colhidos, além de dizer que os dados são o petróleo dos dias atuais. “Com o smart cart, rompemos essa barreira e conseguimos monitorar todo o circuito de compra do cliente na loja física. Saímos da era do ticket identificado para a jornada identificada de ponta a ponta”, completou.

Imagens: Marcelo Audinino

Postagem anterior

Os desafios da gestão da identidade: o futuro do mundo “passwordless”

Próxima Postagem

Senacon decide multar Itapemirim Transportes Aéreos em R$ 3 milhões

Marcelo Audinino

Marcelo Audinino

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
aéreas

Senacon decide multar Itapemirim Transportes Aéreos em R$ 3 milhões

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile