Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home Destaque do dia

Foodservice registra queda de 5,3% no número de visitas a restaurantes no 3º trimestre de 2023

Pesquisa da Mosaiclab mostra que o setor registrou 3,1 bilhões de visitas e um gasto total de R$ 54,3 bilhões

Redação de Redação
4 de janeiro de 2024
no Destaque do dia, Foodservice, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos
Foodservice tem queda de 5,3% no terceiro trimestre de 2023
[the_ad id="169690"]

O foodservice no Brasil apresentou uma queda de 5,3% no número de visitas a estabelecimentos que servem refeições fora do lar, como restaurantes e lanchonetes, no terceiro trimestre de 2023 em comparação com o mesmo período de 2022, conforme aponta a pesquisa CREST – um estudo sobre o comportamento dos consumidores da alimentação fora do lar conduzido pela Mosaiclab, que reflete o cenário econômico mais complexo.

[the_ad id="138406"]

O levantamento abrangeu 6 mil consumidores entrevistados por mês e destacou que o setor registrou 3,1 bilhões de visitas e um gasto total de R$ 54,3 bilhões, representando uma redução de 2,5% em comparação com o terceiro trimestre de 2022.

“A redução de tráfego tanto no almoço como nas refeições noturnas correspondeu a 93% da queda do setor no terceiro trimestre de 2023, o que representa 163 milhões de transações a menos”, afirma Ingrid Devisate, vice-presidente do IFB.

Além disso, o gasto apresenta uma perspectiva notável: apesar da queda no período, permanece em patamares históricos elevados, considerando o desempenho desde o terceiro trimestre de 2019, período pré-pandemia, quando atingiu R$ 54 milhões, registrando um aumento de 1%. Quanto ao ticket médio, mesmo com uma progressão de 3%, atingindo R$ 17,30, foi registrado o menor aumento desde o segundo trimestre de 2021.

Consumo

O volume de transações de alimentos não empratados atingiu um total de 343 milhões, superando os 325 milhões registrados no terceiro trimestre de 2022. No entanto, segmentos independentes, como empratados, lanchonetes, padarias e quilo/buffet, perderam ritmo.

O consumo on premise permaneceu estagnado em comparação com o ano de 2022. Por outro lado, a pesquisa indicou uma queda nas transações de delivery, passando de 506 milhões no terceiro trimestre de 2022 para 432 milhões no mesmo período em 2023. Isso destaca a necessidade de desenvolver estratégias para impulsionar esse canal crucial.

Refeições que englobam o almoço e o período noturno também apresentaram reduções significativas. As transações no terceiro trimestre deste ano foram de 680 milhões, em comparação com os 730 milhões do ano anterior para o almoço, e de 916 milhões, em comparação com o 1,029 bilhão, para o período noturno.

No entanto, o ticket médio dessas refeições durante esses períodos do dia aumentou mais do que a média geral de alimentação fora do lar, especialmente à noite, subindo de R$ 20,2 para R$ 21,6, representando um crescimento de 7%. Isso destaca a importância para os empreendedores focarem em ações mais assertivas para impulsionar os resultados nesses horários específicos.

Com informações de Mercado&Food.
Imagem: Shutterstock

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

Adoção de aplicativos de mensagens em empresas deve crescer 30% até 2025

Próxima Postagem

O que shoppings e museus têm em comum?

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
O que shoppings e museus têm em comum?

O que shoppings e museus têm em comum?

[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.