Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home Destaque do dia

Marketplace Toca Obra quer ser o ‘iFood do material de construção’

Aiana Freitas de Aiana Freitas
3 de dezembro de 2020
no Destaque do dia, E-commerce, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos
[the_ad id="169690"]

Oferecer pela internet material de construção pesado, como sacos de argamassa e de cimento, com entrega ultrarrápida. Esse é o objetivo do Toca Obra, marketplace criado em setembro de 2019 pelo grupo francês Saint-Gobain, que está no Brasil há mais de 80 anos e é dono da Telhanorte e da Quartzolit, entre outras empresas. “O Toca Obra quer ser o ‘iFood da construção'”, define a diretora Lucile Charpentier.

[the_ad id="138406"]

O ano tem se mostrado favorável para o setor. Com mais gente em casa por causa do coronavírus, aumentou também a disposição de reformar. O marketplace vem registrando crescimento médio de 40% nas vendas desde janeiro.

“No começo da pandemia, houve muita venda de insumos de manutenção e pintura. A partir de maio, o volume de vendas de insumos para reforma também começou a crescer. Muitas pessoas compraram itens para a área de serviço, que se tornou indispensável por causa da necessidade de higienização, e para o home office”, conta a executiva.

Foco nas lojas de bairro

O Toca Obra é voltado para pequenos e médios varejistas de material de construção, as lojas de bairro, que representam 70% do faturamento do setor e que não costumam – ou pelo menos não costumavam, antes da pandemia – ser digitalizados como os home centers, donos dos outros 30% (segundo estimativas da Associação Nacional de Comerciantes de Material de Construção, a Anamaco). Atualmente, a startup atende a 250 espalhados por 16 Estados.

“A pandemia foi o último empurrão que alguns lojistas precisavam para entrar no mundo digital. Nós desenvolvemos o site para eles e os colocamos no marketplace. Isso poupa tempo dos lojistas e permite que eles deem informação assertiva ao cliente, porque ela vem direto do catálogo do fabricante”, explica Lucile. A expectativa é alcançar R$ 500 milhões em vendas até 2023.

Outro foco da empresa é a venda de itens pesados. Por causa das dificuldades logísticas, eles não costumam ser comercializados por marketplaces maiores. “Não existe razão para o cliente ir a uma loja comprar um saco de argamassa ou de cimento. Esses itens não têm valor agregado que compense a ida a um ponto físico. Nós nos propomos a oferecer essa solução em um prazo ultrarrápido”, afirma a diretora.

Hoje, esse prazo ainda está muito atrelado ao tempo de preparo do pedido, ao fato de o lojista ter ou não frota própria e à forma de pagamento. Segundo a executiva, no entanto, a ideia para o futuro próximo é fazer entregas no mesmo dia da compra ou, no máximo, no dia seguinte. Outra possibilidade será a compra pela internet com retirada na loja parceira.

Grande potencial de crescimento

Além de produtos das empresas que pertencem ao Saint-Gobain, o Toca Obra também vende itens de marcas concorrentes. “Somos uma empresa independente dentro do grupo. O que nos interessa é a digitalização do setor, é um olhar mais massivo e impactante. Esse é um mercado muito analógico a gente enxerga muita possibilidade de crescimento”, diz Lucile.

A plataforma oferece também a contratação de profissionais como arquitetos, pedreiros, encanadores entre outros, por meio da integração com o aplicativo de contratação de serviços e profissionais GetNinjas.

O Toca Obra é a primeira startup do tipo criada pelo grupo francês no mundo todo. O entendimento da Saint-Gobain é que, em países com economia mais madura, os home centers já estão consolidados. Mas existe  possiblidade de o modelo ser replicado na Índia e outras nações asiáticas.

Imagem: iStock

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

#BlackFriday: Amazon e Magazine Luiza são as marcas mais citadas no Twitter na data

Próxima Postagem

Busca do consumidor por crédito sobe em 4,5% em outubro, diz Serasa Experian

Aiana Freitas

Aiana Freitas

Aiana Freitas é editora-chefe da plataforma Mercado&Consumo. Jornalista com experiência na cobertura de tendências de consumo, varejo, negócios, finanças pessoais e direitos do consumidor.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
Busca do consumidor por crédito sobe em 4,5% em outubro, diz Serasa Experian

Busca do consumidor por crédito sobe em 4,5% em outubro, diz Serasa Experian

[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.