O 11.11, data tradicional de megaliquidações na China, será marcado neste ano pela aplicação em larga escala de Inteligência Artificial (IA) no Taobao e no Tmall, marketplaces do Alibaba. Os sites contam com descrições de produtos aprimoradas por IA, busca e recomendações inteligentes e outras aplicações de ponta.
Um dos principais avanços deste ano está em como o Taobao e o Tmall usaram IA para enriquecer e indexar a base das plataformas, que contam com um catálogo de mais de 2 bilhões de produtos. Os modelos de linguagem de grande porte (LLMs) foram integrados aos mecanismos centrais de busca e recomendação. Essa integração, a correspondência entre produtos e preferências dos consumidores ficou mais precisa.
“Nossa integração de IA generativa gerou melhorias significativas em cima de uma base tecnológica já madura. Estamos confiantes de que a IA continuará trazendo valor ao Taobao e ao Tmall – com novos avanços em busca, recomendação e publicidade, apoiando as operações diárias dos lojistas, reduzindo custos e explorando experiências nativas de compra com IA. Este ano marca o primeiro de muitos 11.11 com IA generativa em larga escala”, disse Kaifu Zhang, vice-presidente do grupo Alibaba e líder das áreas de Busca, Recomendação e Inovação em IA nos Negócios de E-commerce da empresa.
Uma “equipe de IA” para milhões de lojistas
O Alibaba aprimorou seu conjunto de ferramentas de IA para os vendedores do Taobao e do Tmall, criando uma espécie de “equipe virtual de IA” para ajudá-los a atravessar a temporada mais movimentada do ano. O pacote AIGC (Conteúdo Gerado por IA) foi atualizado e agora inclui geração de vídeos, que são criados a partir de fotos estáticas de produto. Os vídeos impulsionam em mais de 10% as taxas de cliques dos produtos.
Já o AI Business Advisor evoluiu de painel de relatórios para um analista proativo, capaz de gerar recomendações personalizadas de negócio — desde precificação dinâmica até planos otimizados de estoque —, permitindo que os lojistas ajam mais rapidamente. O recurso já gerou 10 milhões de relatórios analíticos.
O assistente de atendimento ao cliente movido por IA “Dianxiaomi” também foi atualizado em setembro de 2025, ajudando lojistas a economizar em custos operacionais.
Benefícios adicionais para clientes premium
A IA está tornando a jornada de compra mais intuitiva no Taobao e no Tmall, com ferramentas inteligentes que simplificam cada etapa da experiência. Para os mais de 53 milhões de membros do 88VIP, programa de membros premium do Alibaba, a plataforma está usando IA para otimizar a distribuição de cupons, oferecendo benefícios mais personalizados.
Os consumidores agora podem ir além das palavras-chave, fazendo buscas conversacionais com perguntas altamente específicas, como: “Minha filha de dois anos e meio não gosta de escovar os dentes. O que devo comprar?”
O assistente pessoal de compras com IA, integrado aos resultados de busca e páginas de produtos, atua como um personal shopper, ajudando o cliente a comparar itens e encontrar as melhores oferta. Durante o 11.11, o assistente também traz “listas de desejos com IA”, que montam listas de compras personalizadas e ajudam os consumidores a encontrar as promoções mais vantajosas.
Além disso, o recurso multimodal “Snap and Shop” permite que o consumidor tire uma foto e receba recomendações instantâneas, segmentadas por preço e qualidade, auxiliando decisões mais conscientes. A IA consegue entender e extrair texto de imagens, pesquisando com base em elementos visuais e textuais ao mesmo tempo. Um uso prático é ajudar idosos a entender rótulos de medicamentos e encontrar produtos semelhantes.
A tecnologia de prova virtual também foi aprimorada com IA, resolvendo experiências antes limitadas. A partir de apenas uma foto simples sem iluminação ou poses específicas, o sistema cria um avatar digital realista e o veste com alta fidelidade visual, reproduzindo texturas, cores e o caimento natural dos tecidos.

Resultados já percebidos
O Alibaba planeja investir US$ 53 bilhões em infraestrutura de IA e já colhe resultados em seus negócios principais de comércio eletrônico. O aprimoramento da IA já levou a ganhos expressivos em indicadores-chave – incluindo melhora de dois dígitos na relevância dos resultados de buscas complexas e aumento similar na taxa de cliques em determinados cenários de recomendação.
Segundo o Alibaba, as recomendações movidas por IA estão oferecem sugestões mais relevantes e atraentes para os consumidores, resultando em aumento de dois dígitos na taxa de cliques. Na busca, a IA melhorou em 20 pontos percentuais a relevância dos resultados para consultas complexas, além de fornecer recomendações contextuais, resumir avaliações e encontrar cupons relevantes.
Do lado dos lojistas, recursos internos de IA têm identificado oportunidades de marketing, ajudando vendedores a atingir consumidores potenciais com mais eficiência. O resultado também é expressivo: um mecanismo de lances alimentado por IA aumentou o retorno sobre investimento em marketing em 12%.
Imagens: Divulgação


