Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Foodservice

McDonald’s é denunciado por ofertar lanches sem informações sobre riscos à saúde

A denúncia foi protocolada pelo Instituto de Defesa de Consumidores

Redação de Redação
3 de outubro de 2024
no Destaque do dia, Foodservice, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos
McDonald's é denunciado por ofertar lanches sem informações sobre riscos à saúde

A rede de fast-food McDonald’s foi denunciada em uma ação protocolada pelo Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) para que seja cumprida a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 24/2010 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), norma que exige que informações sobre riscos à saúde sejam incluídas na publicidade de produtos com quantidades elevadas de açúcar, gordura saturada, gordura trans e sódio.

A norma também exige que os chamados “alertas sanitários” apareçam em qualquer tipo de promoção comercial desses produtos, inclusive em cupons de desconto.

“Infelizmente, esse é mais um exemplo de uma grande marca lucrando às custas dos direitos e, nesse caso, até da saúde de pessoas consumidoras. Ao não informar sobre os perigos do consumo excessivo de nutrientes críticos, o Mc Donald’s falha na transparência com o público consumidor”, afirma Ana Maria Maya, especialista do programa de Alimentação Saudável e Sustentável do Ide

A denúncia foi feita à Vigilância Sanitária (Visa-DF), na qual o Idec destaca algumas práticas do McDonald’s para aumentar o consumo de seus produtos, o que resulta no impulsionamento de suas vendas. Uma dessas estratégias de promoção comercial é a distribuição de cupons de desconto por meio de plataformas de e-commerce e aplicativos de dispositivos móveis.

“Além das estratégias de publicidade, que chamam a atenção e incentivam o consumo, com os alertas também é possível se deparar com uma alegação que contribui para que as escolhas alimentares sejam feitas de uma forma mais bem informada”, ressalta Ana.

Fiscalização

Nesta quinta-feira, 3 de outubro, o Idec acompanhou, junto à Visa-DF, a ação fiscalizadora em uma loja da rede de fast-food em Brasília, no Distrito Federal. No total, sete restaurantes da rede foram autuados, três na Asa Norte e quatro na Asa Sul.

Apesar da denúncia e da fiscalização terem sido feitas no Distrito Federal, outros restaurantes de redes de fast-food também poderão ser fiscalizados de ofício por órgãos da vigilância sanitária em outros estados da Federação, assim como outras redes de fast-food que estejam comercializando produtos alimentícios cujo perfil nutricional deva atender aos requisitos mínimos de informação previstos na RDC 24/2010.

Norma vem sendo questionada

A norma RDC 24, como é mais conhecida, vem sendo questionada por associações de defesa dos interesses da indústria desde sua criação, em 2010. A Arcos Dourados, grupo responsável pela franquia no Brasil e na América Latina, estava sendo representada em duas dessas ações judiciais coletivas.

Em 2020, ocorreu a primeira derrota do McDonald’s em uma ação proposta pela Associação Nacional de Restaurantes (ANR), que pretendia impedir a aplicação dessa norma para suas associadas. A segunda derrota veio apenas em maio deste ano, após o Supremo Tribunal Federal (STF) voltar a considerar a norma válida. Com essa decisão, a liminar que protegia grandes corporações do ramo alimentício caiu, principalmente para aquelas vinculadas à Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA).

Com a palavra, McDonald’s

A reportagem da Mercado&Consumo entrou em contato com a rede de fast-food para um posicionamento a respeito do caso, mas não obteve retorno. O espaço fica aberto para uma declaração da marca.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Alelo lança campanha direcionada às MPMEs em celebração ao Dia do Empreendedor

Próxima Postagem

Perdigão lança chatbot com Inteligência Artificial generativa em celebração aos 90 anos

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Perdigão

Perdigão lança chatbot com Inteligência Artificial generativa em celebração aos 90 anos

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile