Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Hortifruti Natural da Terra adota iniciativas de combate ao desperdício de alimentos

A rede reestruturou suas unidades, centros de distribuição e cadeias de produção por meio de Inteligência Artificial

Redação de Redação
3 de outubro de 2023
no Destaque do dia, ESG, Foodservice, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos
Hortifruti

A rede Hortifruti Natural da Terra desenvolveu uma série de iniciativas para combater o desperdício de alimentos. Chamada de “Ciclo de Redução de Desperdício”, a ação é formada por nutricionistas e profissionais dos pontos de venda que analisam o nível de maturidade dos FLVs (frutas, legumes e verduras).

Os profissionais separam os produtos que vão para as bancas nas lojas dos que estão adequados e maduros o suficiente para a produção de sucos frescos, sopas, saladas prontas, que oferecidos aos clientes na Estação Natural – a praça de alimentação das lojas – e nas seções de alimentos pré-cortados ou pré-preparados.

Além do aproveitamento para a produção de refeições prontas ou semiprontas, os alimentos que não estão aptos para as bancas podem ter outros cinco direcionamentos definidos no Ciclo de Redução de Desperdício. O primeiro são os refeitórios da empresa, onde são servidas aos funcionários refeições preparadas internamente. Em 2023, já foram 1,5 milhão de refeições.

Outro destino são os bancos de alimentos, Mesa Brasil (RJ e ES) e o Prato Cheio (SP), com os quais a empresa mantém parcerias. Este ano, já foram doados 26,5 toneladas de alimentos para 1.570 instituições auxiliadas por esses bancos, o que representa mais de 180 mil pessoas atendidas.

Alimentos comercializados

Marcas como o Food to Save e b4Waste também se uniram à iniciativa. Desde o início do ano, 55,9 toneladas de alimentos já foram comercializadas através desses aplicativos. Alimentos próximos ao vencimento, mas ainda em perfeito estado para consumo, são disponibilizados no app da Food To Save com até 50% de desconto.

Já a startup b4Waste construiu um ecossistema unindo redes varejistas e consumidores dispostos a adquirir produtos próximos ao nível máximo de maturação ou de prazo de validade com, no mínimo, 50% de desconto.

A Hortifruti Natural da Terra também oferece produtos nas gôndolas “É pegar ou pegar”. Os itens são vendidos com descontos de até 50%.

Quando o alimento não está mais adequado para o consumo, ele ainda é aproveitado e transformado em adubo em uma parceria que está sendo desenvolvida com o Ciclo Orgânico. Desde o início desta parceria, em abril deste ano, 11 toneladas de alimentos foram transformadas em adubo que são vendidos nas lojas.

AI para combater o desperdício

A rede também utiliza algoritmos de Inteligência Artificial para otimizar a compra e distribuição de produtos para cada loja e evitar excessos que geram perdas.

O algoritmo usa o histórico de vendas para entender a demanda por produto, loja a loja. Ele controla também a carga promocional: se o produto está promocionado, é possível saber a porcentagem de venda e o aumento em volume que a loja deve receber.

O processo automatizou e racionalizou a cadeia de processos internos no Centro de distribuição e nas lojas, diminuindo perdas. Em junho, houve uma redução de desperdício de 150 a 200 toneladas.

Imagem: Divulgação 

Postagem anterior

CNC: 9 em 10 varejistas adotam vendas parceladas sem juros no cartão de crédito

Próxima Postagem

Renner capacita cerca de 180 fornecedores para desenvolverem coleções com tecnologia 3D

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Renner capacita 108 fornecedores para desenvolverem coleções com tecnologia 3D

Renner capacita cerca de 180 fornecedores para desenvolverem coleções com tecnologia 3D

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile