Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home Destaque do dia

Hortifruti Natural da Terra adota iniciativas de combate ao desperdício de alimentos

A rede reestruturou suas unidades, centros de distribuição e cadeias de produção por meio de Inteligência Artificial

Redação de Redação
3 de outubro de 2023
no Destaque do dia, ESG, Foodservice, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos
Hortifruti
[the_ad id="169690"]

A rede Hortifruti Natural da Terra desenvolveu uma série de iniciativas para combater o desperdício de alimentos. Chamada de “Ciclo de Redução de Desperdício”, a ação é formada por nutricionistas e profissionais dos pontos de venda que analisam o nível de maturidade dos FLVs (frutas, legumes e verduras).

[the_ad id="138406"]

Os profissionais separam os produtos que vão para as bancas nas lojas dos que estão adequados e maduros o suficiente para a produção de sucos frescos, sopas, saladas prontas, que oferecidos aos clientes na Estação Natural – a praça de alimentação das lojas – e nas seções de alimentos pré-cortados ou pré-preparados.

Além do aproveitamento para a produção de refeições prontas ou semiprontas, os alimentos que não estão aptos para as bancas podem ter outros cinco direcionamentos definidos no Ciclo de Redução de Desperdício. O primeiro são os refeitórios da empresa, onde são servidas aos funcionários refeições preparadas internamente. Em 2023, já foram 1,5 milhão de refeições.

Outro destino são os bancos de alimentos, Mesa Brasil (RJ e ES) e o Prato Cheio (SP), com os quais a empresa mantém parcerias. Este ano, já foram doados 26,5 toneladas de alimentos para 1.570 instituições auxiliadas por esses bancos, o que representa mais de 180 mil pessoas atendidas.

Alimentos comercializados

Marcas como o Food to Save e b4Waste também se uniram à iniciativa. Desde o início do ano, 55,9 toneladas de alimentos já foram comercializadas através desses aplicativos. Alimentos próximos ao vencimento, mas ainda em perfeito estado para consumo, são disponibilizados no app da Food To Save com até 50% de desconto.

Já a startup b4Waste construiu um ecossistema unindo redes varejistas e consumidores dispostos a adquirir produtos próximos ao nível máximo de maturação ou de prazo de validade com, no mínimo, 50% de desconto.

A Hortifruti Natural da Terra também oferece produtos nas gôndolas “É pegar ou pegar”. Os itens são vendidos com descontos de até 50%.

Quando o alimento não está mais adequado para o consumo, ele ainda é aproveitado e transformado em adubo em uma parceria que está sendo desenvolvida com o Ciclo Orgânico. Desde o início desta parceria, em abril deste ano, 11 toneladas de alimentos foram transformadas em adubo que são vendidos nas lojas.

AI para combater o desperdício

A rede também utiliza algoritmos de Inteligência Artificial para otimizar a compra e distribuição de produtos para cada loja e evitar excessos que geram perdas.

O algoritmo usa o histórico de vendas para entender a demanda por produto, loja a loja. Ele controla também a carga promocional: se o produto está promocionado, é possível saber a porcentagem de venda e o aumento em volume que a loja deve receber.

O processo automatizou e racionalizou a cadeia de processos internos no Centro de distribuição e nas lojas, diminuindo perdas. Em junho, houve uma redução de desperdício de 150 a 200 toneladas.

Imagem: Divulgação 

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

CNC: 9 em 10 varejistas adotam vendas parceladas sem juros no cartão de crédito

Próxima Postagem

Renner capacita cerca de 180 fornecedores para desenvolverem coleções com tecnologia 3D

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
Renner capacita 108 fornecedores para desenvolverem coleções com tecnologia 3D

Renner capacita cerca de 180 fornecedores para desenvolverem coleções com tecnologia 3D

[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.