Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Varejo

Varejo e comércio brasileiros: 4 desafios e 4 oportunidades

No Abiesv Insights, Marcos Gouvêa de Souza falou sobre o momento do setor

Aiana Freitas de Aiana Freitas
3 de julho de 2025
no Destaque do dia, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 4 minutos
Varejo e comércio brasileiros: 4 desafios e 4 oportunidades

Marcos Gouvêa de Souza, diretor-executivo da Gouvêa Ecosystem e publisher da Mercado&Consumo

O varejo e o comércio brasileiros enfrentam desafios que são globais, como a concorrência com os grandes marketplaces asiáticos, e outros que são muito particulares, como o crescimento do gasto dos consumidores com as bets, como são chamadas as casas de apostas virtuais. As oportunidades, porém, também estão postas, como aquelas oferecidas pelas marcas próprias, pela internacionalização, pelos serviços financeiros e – claro – pela Inteligência Artificial (IA).

“É inegável que nós estamos vivendo um tsunami de mudanças no cenário global. E, se já era um tsunami numa escala 5, depois da posse do Trump subiu pra 10”, comenta Marcos Gouvêa de Souza, diretor-presidente da Gouvêa Ecosystem e publisher da Mercado&Consumo. Ele participou nesta semana do Abiesv Insights, evento promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Equipamentos e Serviços para o Varejo (Abiesv) em São Paulo. “Hoje, quem não estiver muito sintonizado com aquilo que acontece na Ásia e no Pacífico está perdendo muito mais do que a metade da história. Inegavelmente, os movimentos que acontecem por lá, com uma lógica própria totalmente diferente, precipitam as transformações que estão chegando aqui no nosso quintal, ou na nossa garagem.”

O Abiesv Insights reuniu executivos, especialistas e líderes empresariais para discutir tendências que já estão redesenhando o setor e teve a Mercado&Consumo como media partner.

Crescimento da Ásia

Gouvêa de Souza destaca que, enquanto o mundo ocidental se vê em meio a uma polarização exacerbada, o mundo oriental, em especial a China, se desenvolve rapidamente. A aproximação e a integração dos países asiáticos começam na área política e evoluem para a área econômica, gerando crescimento acelerado. “Esse crescimento está transformando o mundo.”

O varejo brasileiro pode responder a essa nova realidade se atentando a tendências como monitoramento do comportamento de consumidor, avaliação de satisfação, customização e personalização. “Não percam de vista que o que está acontecendo lá vai chegar ou já está chegando em uma velocidade muito grande na nossa própria realidade”, alerta.

Desafios

Emprego

Marcos Gouvêa de Souza destaca que o varejo e o comércio, hoje, têm muita dificuldade para encontrar mão de obra. Para ele, parte dessa dificuldade se deve ao programa Bolsa Família, que, ao passo que beneficia 21 milhões de famílias brasileiras, ou cerca de 54 milhões de pessoas, retira-as do mercado formal de trabalho. “São 54 milhões de pessoas, ou um quarto do Brasil, que não podem trabalhar formalmente. Só podem fazer bicos e viver na informalidade. Não estamos falando, de forma nenhuma, de eliminar o Bolsa Família, que é muito importante. Mas ele precisa evoluir, e rápido.”

Concorrência

Outro desafio pelo varejo e do comércio é o crescimento da concorrência. O movimento da indústria criando canais de venda diretamente com o consumidor, o chamado DTC (Direct to Consumer), é um exemplo disso. É o que é feito, há mais tempo, pelas fabricantes de smartphones, como Samsung e Apple. Ou por outras indústrias de bens de consumo, como a Omo, que tem mais de 3 mil unidades da lavanderia de autosserviço que leva o nome da marca.

Bets

O crescimento dos gastos em casas de apostas virtuais, que não é exclusividade do Brasil, é outro desafio dos setores de varejo e comércio atualmente. As bets têm impactado o consumo, porque parte do dinheiro que seria gasto nas lojas é usada em apostas. Além disso, têm gerado endividamento. Dados divulgados pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) mostram que 40% dos brasileiros já viram familiares ou pessoas próximas fizeram dívidas por conta das apostas. “Do dinheiro que entra nas bets, o que volta para o mercado é uma parcela ínfima”, destaca Gouvêa de Souza.

Plataformas internacionais

Outro desafio crescente é a entrada dos marketplaces internacionais, como AliExpress, Shopee, Shein e Temu, que chegaram movimentando o mercado. “Tudo isso está criando um cenário em que a concorrência está muito mais acirrada.”

Oportunidades

Serviços financeiros

A oferta de serviços financeiros para o consumidor final é uma oportunidade para a qual uma parte do varejo já olha, como Riachuelo e Renner. As empresas têm criado negócios apartados focados na oferta de crédito para os clientes. Em muitas, parte significativa do lucro vem, justamente, desses serviços.

Marcas próprias

A criação de marcas próprias também tem se mostrado acertada para muitos varejistas, como redes de farmácias e de supermercados. Em artigo publicado nesta semana na Mercado&Consumo, Marcos Gouvêa de Souza destaca que elas “significam a natural evolução para as empresas do setor que buscam diferenciação, fidelização e melhoria da rentabilidade”.

Internacionalização

“Algumas empresas têm feito um trabalho extremamente interessante quando se fala em internacionalização”, destaca o executivo. A Renner, por exemplo, tem operações na América do Sul; a Track&Field, nos Estados Unidos; a Granado, na Europa e também nos EUA. “Nós temos competência, conhecimento e capacidade de estar mais lá fora do que estamos hoje”

IA

Por fim, Gouvêa de Souza destaca a integração da Inteligência Artificial (IA) como outra grande oportunidade para o varejo. A IA precisa estar em tudo o possa melhorar e diferenciar a oferta. Além disso, ajuda o varejo a atender à necessidade de racionalizar, simplificar e reduzir custos.

Imagem: Mercado&Consumo

Postagem anterior

Bastidores da fusão que criou a terceira maior empresa em shoppings administrados do País

Próxima Postagem

Itaú lança plataforma própria de compra de passagens aéreas e prepara sala vip

Aiana Freitas

Aiana Freitas

Aiana Freitas é editora-chefe da plataforma Mercado&Consumo. Jornalista com experiência na cobertura de tendências de consumo, varejo, negócios, finanças pessoais e direitos do consumidor.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
Itaú lança plataforma própria de compra de passagens aéreas e prepara sala vip

Itaú lança plataforma própria de compra de passagens aéreas e prepara sala vip

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.