Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Impactos no varejo e no consumo das surpresas do Censo

Momentum 1.022

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
3 de julho de 2023
no Artigos, Destaque do dia, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos
Impactos no varejo e no consumo das surpresas do Censo

É verdade que os dados ainda são preliminares, mas o que foi divulgado com respeito ao Censo de 2022 mostra um cenário que merece reflexões e revisões estratégicas importantes para os setores de consumo e varejo.

A maior surpresa ficou com o crescimento anual da população de apenas 0,52% no período de 2010 a 2022, o menor da série histórica. Ao invés dos estimados 214 milhões de habitantes, somos 203 milhões. Outra surpresa foi o aumento do número de domicílios, que atingiu perto de 90,7 milhões, uma significativa evolução de 34%, muito acima do crescimento da população.

Outra surpresa em termos de crescimento foi a maior expansão das regiões conectadas ao agronegócio, que já era esperada, mas surpreendeu pelo percentual, assim como os processos migratórios internos entre regiões e tamanhos de cidades. Lembrando que ainda são dados iniciais, mas que os números definitivos não devem mostrar grandes mudanças.

Esses números vão ensejar o repensar de muitos aspectos nos projetos estratégicos do próprio país e com relevante impacto na geografia, tendências de consumo e no varejo, nas suas diversas categorias, canais, serviços, formatos de lojas e modelos de negócios.

Muita discussão ainda ocorrerá para explicar as surpresas que passam pela cautela exponenciada das famílias no número de filhos, a força cada vez maior do agronegócio e seu impacto na economia, a tendencia de migração das grandes cidades para menores, a saída de brasileiros para o exterior e muitos aspectos mais ligados à demografia.

Mas no campo do consumo e do varejo as mudanças que já vinham sendo observadas podem agora ser explicadas e novas projeções devem ser feitas e consideradas. Uma das mais básicas é a que envolve ainda maior potencial para o setor de serviços, aquele que mais tem crescido e que poderá ser sobretaxado na proposta tributária em discussão.

O processo que se acelera de envelhecimento da população com perda do bônus demográfico – situação onde a população economicamente ativa de jovens é maior em relação aos idosos – além das óbvias e relevantes consequência nos aspectos previdenciários, gera mudanças importantes na geografia e potencial de consumo em muitas categorias de produtos e serviços e também nos canais de varejo e modelos de negócios, privilegiando alguns e reduzindo outros.

Além da mudança do potencial geográfico entre regiões, cidades e bairros e na própria estrutura do emprego com crescimento e expansão de novos modelos de vínculo de trabalho que envolva uma população mais idosa.
No varejo e no consumo algumas constatações são imediatas e básicas.

Cresce o potencial de categorias e serviços ligados à saúde e bem-estar e reduz tudo que se relaciona às crianças. Aumentam os dispêndios com serviços de forma geral pelo aumento da maturidade etária e comportamental da população. Formatos de lojas de vizinhança e proximidade se tornam mais importantes ainda. Os canais digitais e híbridos aumentam sua relevância por conta da conveniência que representam para populações mais maduras.

Da mesma forma modelos de negócios que permitam expansão mais acelerada como franquias, centrais de negócios, operadores independentes e licenciamento que viabilizam presença de marcas e produtos em novos potenciais de consumo têm um interesse renovado. Além de ampla e necessária revisão no planejamento de centros comerciais e de serviços como shoppings, malls e strip centers de diferentes tamanhos.
E muito mais.

Os dados do Censo são ainda preliminares, mas confirmam, dimensionam e qualificam movimentos que já eram perceptíveis no comportamento de mercado e devem agora serem usados para revisões e projeções estratégicas mais amplas pelo redesenho que precipitam da realidade presente e futura.
Vale refletir.

E esses novos e importantes elementos que impactam a transformação do varejo e do consumo também serão apresentados e debatidos para os mais diferentes canais, categorias, formatos e modelos de negócios no Latam Retail Show, tendo como tema central o ‘Back to the Future’, de 19 a 21 de setembro, em São Paulo.

 Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem e publisher da plataforma Mercado&Consumo.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.

Imagens: Shutterstock

Postagem anterior

Brasileiros pretendem consumir mais no segundo semestre de 2023

Próxima Postagem

“A experiência na loja física é insubstituível”, diz CEO da Pernambucanas

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
“A experiência na loja física é insubstituível”, diz CEO da Pernambucanas

“A experiência na loja física é insubstituível”, diz CEO da Pernambucanas

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile