Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home Inovação

IA ganha espaço no foodservice, mas ainda precisa de aperfeiçoamento

Teste realizado durante a NRA Show 2025 mostra limitações da IA na criação de receitas

Felipe Mario de Felipe Mario
3 de junho de 2025
no Destaque do dia, Foodservice, Inovação, Notícias, NRA Show
Tempo de leitura: 2 minutos
IA ganha espaço no foodservice, mas ainda precisa de aperfeiçoamento
[the_ad id="169690"]

Durante um experimento realizado na NRA Show 2025, em Chicago, uma palestra acompanhada de degustação apresentou um teste curioso envolvendo Inteligência Artificial (IA) e foodservice: uma chef pediu ao ChatGPT e ao chatbot da Meta que compartilhassem receitas de bolo e seguiu ambas à risca.

[the_ad id="138406"]

A experiência foi relatada por Julia Diaz, consultora de projetos da Gouvêa Foodservice, durante o Connection Foodservice Day 2025, evento promovido no dia 26 de maio por Mercado&Consumo, Gouvêa Foodservice e Gouvêa Experience. O encontro também contou com a participação de Cristina Souza, fundadora e CEO da Gouvêa Foodservice.

Julia contou que, ao provar os bolos preparados com as receitas fornecidas pelas IAs, o resultado deixou a desejar. “Gente, o ChatGPT é muito ruim como chef”, afirmou.

[the_ad id="99067"]

Segundo ela, a receita do chatbot da OpenAI resultou em um bolo seco e duro. Já o desempenho da IA da Meta foi um pouco melhor, embora ainda distante do ideal. “A Meta foi melhor, já tinha uma consistência de bolo, mas, mesmo assim, o produto estava muito doce e era muito básico. E aí, quando degustamos a receita da chef, realmente chamou muito a atenção, foi muito melhor. Tinham produtos e insumos diferentes, então o resultado se destacou”, contou.

Como lição dessa experiência gastronômica, Julia concluiu que a IA ainda erra bastante no desenvolvimento de receitas. No entanto, a tecnologia pode ser usada de outras formas no foodservice.

“É uma ferramenta bastante importante para identificar movimentos de mercado, tendências e, também, se for bem alimentada com informações e testada, é capaz inclusive de avaliar o desenvolvimento de novos conceitos”, explicou.

Food business

Às vésperas da NRA Show, a Mercado&Consumo percorreu, junto com a delegação da consultoria Gouvêa Foodservice, algumas operações em Chicago. Uma das operações visitadas foi a The Fresh Market, rede de supermercados da Cencosud que possui 143 unidades. Cerca de 5% do faturamento da rede vem do foodservice, com serviços e produtos como comida pronta, catering e delivery.

Cristina conta que uma das inovações da The Fresh Market está no uso de IA. Ao acessar o site da rede, uma janela se abre para apresentar o cardápio do dia ao consumidor e coletar informações sobre suas preferências. “Acho que um ponto muito importante aqui pra gente é que o trabalho feito em termos de conexão com o cliente é muito relevante”, acrescentou.

O Lisano também foi uma das operações visitadas pela delegação. Criado pelo brasileiro Gabriel Fleury — que também é dono da Deep Purple, rede especializada em tigelas de açaí personalizáveis — o Lisano trouxe o conceito dos spritz, como o Aperol Spritz e o Limoncello Spritz. “Então, assim, o conceito é nascer com dissolução e ter um trabalho de corpo a corpo inicial muito, muito forte”, completou Cristina.

Imagem: Envato

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

Galípolo diz que IOF não deveria ser usado para arrecadar

Próxima Postagem

NRF Asia Pacific: Onde o futuro não é apenas discutido; é construído em tempo real

Felipe Mario

Felipe Mario

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
NRF Asia Pacific: Onde o futuro não é apenas discutido; é construído em tempo real

NRF Asia Pacific: Onde o futuro não é apenas discutido; é construído em tempo real

[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.