Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home Foodservice

Marmitas voltam a ser tendência para o consumidor que busca economia e praticidade

Esse foi um dos temas debatidos por líderes do setor de alimentação durante o Connection Foodservice 2024

Felipe Mario de Felipe Mario
3 de junho de 2024
no Destaque do dia, Eventos, Foodservice, Notícias, NRA Show
Tempo de leitura: 3 minutos
Marmitas voltam a ser tendência para o consumidor que busca economia e praticidade
[the_ad id="169690"]

O consumo de marmitas é novamente uma tendência entre os consumidores brasileiros. Seja para economizar no dia a dia, seja para ter uma alimentação mais saudável, esta opção cresce em aceitação social e compete com o foodservice. A pesquisa Food Compass, realizada pela Mosaiclab, mostra que 48% das pessoas costumam consumir marmita no trabalho, 32% preparam a refeição em casa e 17% compram a refeição pronta.

[the_ad id="138406"]

Para debater sobre esta e outras questões importantes no setor de alimentação, Marcos Gouvêa de Souza, diretor-geral e fundador da Gouvêa Ecosystem, Danielle Garry, presidente do Instituto Foodservice Brasil (IFB), Paulo Solmucci, presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), e Fernando de Paula, presidente da Associação Nacional de Restaurantes (ANR), se reuniram no palco da terceira edição do Connection Foodservice Pós-NRA Show 2024, no painel “Explorando o universo do foodservice: uma visão ampliada”. O evento é realizado pela MERCADO&CONSUMO em parceria com a Gouvêa Foodservice.

Em estudo divulgado em 2023, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) revelou que foram abertas quase 80 mil marmitarias em 2022. Para Solmucci, a popularização das marmitas é algo que tende a se manter em crescimento. “É um nicho de mercado forte que não é, necessariamente, concorrente do setor de bares e restaurantes”, explica.

[the_ad id="99067"]

Danielle destaca que esta opção de alimentação é algo que “veio para ficar” e que o mercado de foodservice “tem o poder de capturar oportunidades”, como com a criação de clubes de assinatura de marmitas que oferecem ao consumidor opções personalizadas e costumizadas de acordo com a dieta do cliente.

Buscando sempre mais conveniência no dia a dia, o consumidor procura aquilo que se adapta ao seu estilo de vida e às suas necessidades. Fernando de Paula destaca que a marmita é uma opção flexível para o consumidor, podendo atender tanto para o almoço quanto para o jantar.

“O que eu vejo com a marmita é mais um espaço para a conveniência do consumidor. Então, minha atenção está em quais outras conveniências esse consumidor está precisando. A oportunidade está aí”, pontua.

Insegurança alimentar e desperdício 

A insegurança alimentar atingiu 3,2 milhões de lares brasileiros em 2023, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua: Segurança Alimentar 2023 conduzida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Marcos Gouvêa evidencia: “A questão da fome no Brasil, a quantidade de pessoas que não consegue fazer as três refeições, as duas refeições, e há uma parcela que não consegue fazer sequer uma refeição por dia”. O executivo também questiona como entidades como o IFB, a Abrasel e a ANR podem se engajar para contribuir com esta causa tão sensível.

“No Brasil, a gente tem algumas restrições, principalmente, para as indústrias de doações de alimentos. Então, às vezes, temos as indústrias com produtos com o shelf life [tempo de prateleira] restrito, que não estão impróprios para o consumo, mas que poderíamos doar. No entanto, temos leis que nos proíbem de fazer isso”, responde Danielle Garry.

Por um lado, há pessoas precisando ser alimentadas, por outro, há aqueles que desperdiçam o alimento que têm. Pesquisa do Food Law and Policy Clinic (FLPC), da Harvard Law School e a The Global FoodBanking Network (GFN), aponta que o Brasil desperdiça cerca de 42% dos alimentos de seu abastecimentos todos os anos.

“A gente conseguiu, dentro do nosso grupo, se unir e levar algumas solicitações, obtendo algumas aprovações. Hoje, conseguimos fazer doações para reduzir isso”, conta Danielle. Ela também destaca que as associações vêm se unindo para combater o desperdício e conscientizar os operadores de foodservice, levando esses ensinamentos para o consumidor.

Imagem: MERCADO&CONSUMO

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

E quem pensa o futuro e a Nação?

Próxima Postagem

CEO da Nvidia apresenta planos para futuros chips de IA e AMD rebate com projetos até 2026

Felipe Mario

Felipe Mario

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
Nvidia ultrapassa Microsoft e se torna a empresa mais valiosa do mundo, com US$ 3,3 trilhões

CEO da Nvidia apresenta planos para futuros chips de IA e AMD rebate com projetos até 2026

[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.