Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home Destaque do dia

Ações afirmativas são necessárias e urgentes para ampliar a diversidade e inclusão

Incentivo à equidade foi tema do Connection Foodservice, festival que apresenta os principais insights e aprendizados da NRA Show 2023

Larissa Féria de Larissa Féria
3 de junho de 2023
no Destaque do dia, Foodservice, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos
Ações afirmativas são necessárias e urgentes para ampliar a diversidade e inclusão
[the_ad id="169690"]

Ainda distante de atingir a diversidade, o setor de foodservice tem investido em cursos profissionalizantes para promover a inclusão e mudar a estrutura atual. Esse foi um dos temas abordados no Connection Foodservice, festival que apresenta os principais insights e aprendizados das visitas técnicas e palestras vistas na NRA Show 2023, um dos mais importantes eventos do setor.

[the_ad id="138406"]

Um exemplo desses projetos é o Gerando Baristas, realizado pela marca Da Vinci Gourmet, da Kerry, e idealizado por Ludmilla Milhomem, commercial manager da empresa no Brasil e no Cone Sul. O projeto é feito em parceria com a Gerando Falcões e visa a formação básica de barista para de jovens carentes, em sua maioria negros e moradores de favela.

A ideia de investir num curso que abrisse portas para jovens carentes veio após Ludmilla encontrar um garoto de 16 anos trabalhando como engraxate no aeroporto. “Pensei em como poderia ajudá-lo e perguntei se ele toparia fazer um curso para sair daquela vida”, conta.

A Kerry financiou o projeto por meio do fundo MyCommunity, que a empresa mantém no mundo todo. Antes de iniciarem o treinamento, porém, os jovens passam por um trabalho psicossocial e, ao final, são encaminhados para empresas que buscam um barista para trabalhar.

O trabalho, no entanto, não é tão simples assim. Hoje, 50% dos jovens estão empregados. Ludmilla conta que ainda há muito preconceito e é preciso promover uma conscientização entre as redes.

“Ações afirmativas são urgentes e necessárias para que a gente possa gerar uma consciência e mudar a estrutura. Achava que seria simples empregar esse jovem, mas uma parte dos operadores de food não tem essa consciência. Estamos fazendo vários fóruns e chamando os RHs para promover essa conscientização”, afirma.

Transformação social

Outro projeto que busca a transformação social através da gastronomia é o Mobiliza Jaguaré, criado pela chef de cozinha Urideia Andrade, do restaurante Flor de Mandacaru, que também teve sua primeira oportunidade na profissão através de um projeto social dentro da comunidade.

“Há 22 anos, quando cheguei no Nordeste, na favela do Jaguaré, através de um projeto social, pude transformar a minha realidade e descobrir que podia sonhar”, lembra Urideia, que passou por renomados restaurantes como o Tordesilhas, Fasano e Charlô, antes de fundar o Flor de Mandacaru.

Na pandemia, com as portas fechadas, Urideia recebeu um pedido de ajuda de uma moradora que estava passando necessidade com seus filhos. Fez uma cesta básica e passou a buscar doações para novas famílias. Esse foi o início do Mobiliza Jaguaré, que já alimentou mais de 130 mil pessoas.

O poder das mulheres

Com 52% da presença na força de trabalho no setor de foodservice, as mulheres ainda são minoria nos cargos de liderança. E esse cenário está longe de mudar. Para Vanessa Sandrini, diretora de varejo do JHSF/Fasano, apesar de investirem 2% do faturamento em inovação, as empresas não investem em diversidade, que é uma das formas das empresas inovarem e ampliarem os olhares sobre diversas questões.

Vanessa destaca que aumentar a diversidade e inclusão faz parte da reputação da empresa. Uma empresa que se preocupe em como é vista no mercado. O conselho de administração é onde as estratégias são desenhadas. Não existe caminho menos custoso que seja a diversidade.

“Na reputação, estou blindando a marca que vou construir, a identidade que vou preservar e como quero ser reconhecido”, diz.

Ex-diretora de treinamento do McDonald’s e da Apple, a hoje conselheira de empresas Iris Pereira Barbosa Barreira falou sobre a necessidade de ampliar a liderança feminina nas empresas e conselhos.

“Quando decidi deixar o corporativo, pensei em ajudar na diversidade e inclusão. O conselho é onde as estratégias são definidas. Não está bom. Praticamente não tem nem como medir o número de brasileiras nos conselhos”, diz.

Para isso, Iris destaca a importância de as empresas investirem em pessoas com potencial e ajudá-las a se desenvolver. “É preciso investir em pessoas que estão no topo. Se não, vamos esperar mais 100 anos para ter igualdade de gênero e raça”, diz.

Imagem: Maurício Hitai

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

Líderes do setor discutem insights da NRA Show durante o Connection Foodservice

Próxima Postagem

A volta do básico bem-feito no foodservice

Larissa Féria

Larissa Féria

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
Aprendizados da NRA serão debatidos a partir de amanhã no Connection Foodservice

A volta do básico bem-feito no foodservice

[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.