Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home Destaque do dia

PIX: novo sistema de pagamento do Banco Central será lançado em novembro

Redação de Redação
3 de junho de 2020
no Destaque do dia, Meios de pagamento, Notícias, Varejo, Varejo digital
Tempo de leitura: 3 minutos
PIX - novo sistema de pagamento do Banco Central será lançado em novembro
[the_ad id="169690"]

O comportamento das pessoas foi totalmente alterado pela tecnologia e as interações entre pessoas e as instituições. Entre elas o varejo precisava de uma ferramenta mais dinâmica para suprir as dificuldades de uso e horários do dia para as transações e conciliação e prazo de recebimento na outra ponta, com isso – no contexto amplo de uma revolução digital -, segundo Carlos Eduardo Brandt , chefe Adjunto do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do Banco Central do Brasil, nasceu o PIX.

[the_ad id="138406"]

O executivo foi um dos participantes da edição sobre meios de pagamento promovida pelo Mercado & Consumo nesta quarta-feira (3), que reuniu também Marcelo Azevedo, CFO do Grupo Boticário; Gueitiro Matsuo Genso, CEO do PicPay; e Breno Lobo, chefe de subunidade doDepartamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do Banco Central do Brasil.

Segundo os dois executivos do Banco Central, o PIX permitirá transferências e pagamentos entre pessoas, empresas e governo, a qualquer hora do dia, inclusive nos fins de semana e em feriados, com recebimento em poucos segundos, de forma segura e prática, a partir da leitura de um QR Code ou apenas informando o e-mail, número de celular ou CPF/CNPJ. “O PIX foi inserido numa agenda prioritária no BC. Ele é instantâneo, fácil, seguro, foco no cliente e para toda sociedade”, explicou o chefe Adjunto do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do Banco Central do Brasil.

[the_ad id="99067"]

Para as redes varejistas, o ganho está na rapidez e facilidade de realizar os pagamentos. Isso abrirá um leque de criatividade para o setor estimular as transações financeiras instantâneas, seja com promoções ou vantagens via carteiras digitais.

Na prática o PIX é similar à TED e ao DOC, transferência eletrônica de dinheiro, porém o PIX será efetivado em tempo real e estará disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, inclusive aos domingos e feriados. O pagamento será por meio de um QR Code via celular, como se fosse um pagamento no débito, mas com um estimulo: a taxa próxima a zero. Não só as redes varejistas, mas todos os mercados ganham com a nova modalidade. O próprio Bacen terá um ganho exponencial com a eliminação de gastos logísticos, segurança e com a produção do dinheiro em espécie.

Além de dinamizar o sistema de pagamentos, o Bacen busca com o PIX aprimorar velocidade, disponibilidade 24/7, multiplicidade de casos de uso, conveniência para efetuar e receber o pagamento, informações agregadas, ambiente aberto para a adesão e a segurança irão diminuir a fricção, fraudes e problemas sociais que outros meios de pagamento podem causar. “O PIX é um meio de facilitar a vida de todos (pagadores e recebedores), viabilizar novos modelos de negócios, reduzir custos e contribuir para eletronização dos pagamentos e inclusão financeira. Ele oferece um universo de possibilidades que estará, a partir, de novembro a disposição”, contou Brandt.

Questionado sobre a concorrência com as maquininhas de cartão, Carlos Eduardo Brandt foi enfático em dizer que não haverá. “Estamos olhando sob a ótica de oferecer mais uma alternativa para os consumidores”, disse.

Confira o cronograma do novo sistema:

– 1º de junho [já realizada]: data limite para instituições solicitarem adesão ao PIX e participarem desde o lançamento (haverá nova oportunidade a partir de 1º de dezembro).

– 1º de junho a 16 de outubro: etapa homologatória e conclusão da etapa cadastral (documentos e informações devem ser encaminhados ao Departamento de Competição e Estrutura do Mercado pelo Protocolo Digital do BC)

– Junho: Divulgação dos regulamentos das plataformas operacionais (SPI e DICT)

– Julho: Divulgação do regulamento do PIX e manuais técnicos

– Novembro: lançamento do PIX para o público 3 de novembro com soft opening e a partir 16 de novembro para todos)

* Imagem reprodução

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

PicPay tem seis vezes mais aberturas de contas durante a pandemia

Próxima Postagem

LIDE Talks discute a inovação e a mudança no comportamento dos consumidores

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
LIDE Talks discute a inovação e a mudança no comportamento dos consumidores

LIDE Talks discute a inovação e a mudança no comportamento dos consumidores

Por favor login para participar da discussão
[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.