Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home Destaque do dia

Web Summit Rio: Criatividade e Inteligência Artificial dominam 2º dia do evento

Outro assunto bastante abordado nessa terça-feira foram as redes sociais

Luiz Alberto Marinho de Luiz Alberto Marinho
3 de maio de 2023
no Destaque do dia, Eventos, Inovação, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos
Web Summit Rio: Criatividade e Inteligência Artificial dominam 2º dia do evento
[the_ad id="169690"]

O segundo dia do Web Summit Rio, realizado nesta semana na capital fluminense, teve de tudo um pouco: superlotação em algumas salas, problemas de som em outras e muito conteúdo de qualidade também.

[the_ad id="138406"]

Assim como foi no SXSW, que aconteceu em março, em Austin, Texas, a Inteligência Artificial teve lugar de destaque na programação. Um painel de debates discutiu, sem chegar a uma conclusão final, a questão dos direitos autorais, em imagens e textos, em tempos de IA. Participaram Daniela Braga, da Defined.ai, e Fernando Machado, da NotCo, com mediação de Brad Haynes, da Reuters.

Fernando destacou ainda que antes a IA servia para proporcionar curadoria de conteúdo, recomendando livros na Amazon ou músicas no Spotify, por exemplo. Hoje ela é ferramenta de produção de conteúdo. Daniela pontuou que mais de US$ 93,5 bilhões já foram investidos em IA, um valor sem precedentes em tecnologia, o que garante que não se trata de uma moda passageira e sim algo que veio para ficar.

[the_ad id="99067"]
Web Summit Rio 2023 - Imagem: Luiz Alberto Marinho
Debate com a modelo Fiorella Mattheis,, a jornalista e influencer portuguesa Cristina Ferreira e a jornalista da Bloomberg Ana Carolina Siedschlag

Outro assunto bastante abordado nessa terça-feira no Web Summit Rio foram as redes sociais. Influenciadores famosos, como Fiorella Mattheis, Bianca Andrade, a Boca Rosa, e a portuguesa Cristina Ferreira, discutiram os limites entre suas vidas pessoais e profissionais. E Graham McDonnell listou 10 erros que as marcas cometem frequentemente nas suas estratégias nas redes sociais. Entre elas, destacam-se tornar a marca, e não a audiência, a heroína; esquecer-se de contar histórias; tratar o post como anúncio; e começar a criar sem definir os objetivos.

Gail Heimann, CEO da Weber Shandwick, apresentou um resumo do interessante estudo produzido pela sua agência, que mostra que as marcas precisam cuidar das pessoas para merecer sua reciprocidade. Gail fez uma retrospectiva histórica, que começou com a Lei de Talião (“olho por olho”) e terminou com uma citação à serie “The Last of Us”, da HBO, para explicar que o conceito da reciprocidade está enraizado na sociedade. Assim, as marcas que quiserem obter a preferência dos consumidores precisarão dar algo em troca que seja mais do que simplesmente um bom produto por um preço justo. Na mesma linha, Nancy Villanueva, da Interbrand, defendeu a ideia de que as marcas desfrutam de alta credibilidade com os consumidores e devem assumir com responsabilidade o papel de contribuir para um mundo melhor.

O tema da omnicanalidade foi abordado por Neil Patel, que usou frases de impacto para provocar a plateia. “As pessoas mudaram a maneira como compram. Vocês mudaram a maneira como vendem?”, desafiou ele. Patel disse ainda que a omnicanalidade não é opcional.

Quem também trouxe um pensamento provocador foi Alain Sylvain, que afirmou que criatividade não é mais importante do que o timing. Porque, segundo Sylvain, mesmo as melhores ideias, se forem lançadas antes ou depois do momento certo, dificilmente terão sucesso. Para Sylvain, são três os fatores que definem o momento certo para uma ideia: o contexto cultural, o desejo dos indivíduos por aquele produto ou serviço e a infraestrutura tecnológica para viabilizá-los.

Criatividade também foi o tema abordado pelo publicitário David Droga, que garantiu que, se tivesse que começar uma nova agência de publicidade hoje, provavelmente o faria utilizando intensamente novas tecnologias, como a Inteligência Artificial. Nesse ponto os dois assuntos principais do dia se reencontram: criatividade e IA parecem caminhar de mãos dadas na formação de uma nova dinâmica de marketing para as marcas.

Luiz Alberto Marinho é sócio-diretor da Gouvêa Malls e colunista da Mercado&Consumo e faz uma cobertura especial do Web Summit Rio.
Imagens: Reprodução/YouTube e Luiz Alberto Marinho

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

A tecnologia sustentável como um dos maiores aliados aos negócios

Próxima Postagem

Anfavea orienta montadoras para que saiam de associação de carros elétricos

Luiz Alberto Marinho

Luiz Alberto Marinho

Luiz Alberto Marinho é sócio-diretor da Gouvêa Malls, consultoria de negócios ideal para apoiar a nova geração de centros comerciais.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
Anfavea

Anfavea orienta montadoras para que saiam de associação de carros elétricos

[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.