Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Automação

Casas Bahia automatiza classificação de produtos com uso de GenAI do Google Cloud

Antes da adoção da tecnologia, inconsistências nas descrições e classificações dificultavam a experiência do consumidor

Redação de Redação
3 de fevereiro de 2025
no Automação, Destaque do dia, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
Casas Bahia automatiza classificação de produtos com uso de GenAI do Google Cloud

Após a implementação da Inteligência Artificial generativa (GenAI) do Google Cloud, a Casas Bahia solucionou um de seus principais desafios operacionais: 95% dos produtos cadastrados na plataforma da varejista agora são corretamente classificados em categorias apropriadas e têm atributos detalhados preenchidos automaticamente. Antes da adoção da tecnologia, inconsistências nas descrições e classificações dificultavam a experiência do consumidor, comprometendo tanto a busca por produtos quanto a decisão de compra.

Com a falta de gerenciamento adequado de cerca de 300 mil novos produtos por dia, itens como geladeiras acabavam registrados em categorias genéricas ou equivocadas. No caso dos atributos, produtos que antes não tinham informações relevantes para auxiliar o cliente na escolha ou facilitar a navegação no catálogo passaram a contar com características geradas por GenAI. Itens que estavam sem informações sobre dimensão, capacidade, resolução de tela, entre outros, agora são cadastrados de forma completa e precisa.

“A parceria com o Google Cloud tem gerado resultados consistentes, impulsionada pelo uso intensivo de tecnologias de IA preditiva e generativa, que desempenham um papel fundamental em fortalecer essa missão”, destaca Filipe Jaske, diretor executivo de Tecnologia do Grupo Casas Bahia.

A implementação da GenAI pelas Casas Bahia beneficiará não apenas a experiência do consumidor, mas também a performance de outros modelos preditivos já presentes na plataforma de vendas, como os de busca, recomendação e escolha de produtos similares.

Além disso, 50% de todos os cadastros já não dependem mais de revisões manuais para atender aos atributos obrigatórios exigidos por órgãos reguladores. Anteriormente, a equipe precisava intervir manualmente para corrigir casos críticos. Com a evolução dos testes e a implementação progressiva, a expectativa é atingir quase 100% de automação no cadastro de produtos.

“Este projeto com o Grupo Casas Bahia exemplifica como a IA pode transformar profundamente os desafios operacionais de grandes varejistas. O uso da GenAI não apenas irá criar um ambiente mais eficiente e preparado para o futuro do marketplace como também para quem vende na plataforma, resultando em uma melhora na experiência para o consumidor,” explica Silvia Somazz, head de Varejo no Google Cloud.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

QuintoAndar lança ferramentas de IA para busca e precificação de imóveis

Próxima Postagem

Natalia Beauty entra no franchising e projeta 500 unidades em cinco anos

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Natalia Beauty

Natalia Beauty entra no franchising e projeta 500 unidades em cinco anos

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile