Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Cauteloso com gastos, consumidor prioriza compras em atacarejos

Formato apresentou 69% de penetração nos lares brasileiros e maior crescimento anual desde 2016

Gabrielly Mendes de Gabrielly Mendes
2 de dezembro de 2022
no Destaque do dia, Notícias, Supermercados, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos
consumidor

O consumidor atual é cauteloso e atento aos seus gastos. Com o mercado global marcado por incertezas, sente-se no bolso o aumento do custo dos combustíveis, eletricidade, alimentos e taxas de juros. Além disso, restrições na cadeia de suprimentos ocasionam rupturas e prejuízos a produtores e clientes.

Em resposta ao período, o consumidor alterou os seus hábitos de consumo para um patamar mais exigente. Agora, prioriza-se o lugar onde as compras serão realizadas, o custo total, e quais produtos e marcas serão adquiridos. Para acompanhar o comportamento de seu público-alvo, varejistas do setor de frutas, legumes e verduras (FLV) devem se atentar à qualidade de seus produtos e, além disso, garantir que sejam acessíveis.

É o que aponta a pesquisa “Tendências do varejo e consumidor brasileiro” divulgada pela Nielsen, especializada em medição, dados e análise de audiência. O estudo foi apresentado por Roberto Butragueno, diretor de Atendimento ao Varejo e E-commerce da NielsenIQ Brasil, durante evento realizado pela International Fresh Produce Association (IFPA), nesta semana.

“A realidade é que o consumidor atual tem um bolso mais apertado e tem que economizar. A boa notícia é que o setor de FVL é uma das categorias mais relevantes para o consumidor. Não temos como deixar de consumir. Interrompemos a compra de vários produtos antes de diminuir a compra de alimentos, mas podemos direcionar nossas escolhas e decidir como, quanto e onde vamos consumir”, explica.

Atacarejos em ascensão

De acordo com o estudo, o atacarejo é o único formato de comércio que apresentou crescimento ininterrupto de penetração dos lares brasileiros desde o início da pesquisa, em 2015.

Desbancando superpequenos, supergrandes e hipermercados, o formato apresenta 69% de penetração, contra 64% de supergrandes. O crescimento de 3 pontos porcentuais em relação a 2022 foi o maior aumento anual desde 2016.

O formato se tornou destaque no varejo brasileiro, sendo o único canal alimentar com crescimento em faturamento (24,6%) e volume (6,9%). Em segundo lugar, está o canal Farma, apresentando alta de 13,9% em faturamento e de 6,5% em volume.

O estudo indica que os consumidores aumentaram a frequência de compra e ticket médio em atacarejos. Além disso, um terço comprou em uma loja nova ou diferente no último ano. Dentre os índices de crescimento, clientes A e B foram papel de destaque.

“O formato está apresentando um movimento agressivo de abertura de lojas: o consumidor procura mais atacarejos, e os varejistas que entendem isso abrem cada vez mais unidades. Além disso, o atacarejo não é mais um formato pensado apenas para o consumidor com renda baixa, mas para atingir um nível de capilaridade cada vez maior”, conta Roberto Butragueno.

FLV apresenta maior procura por promoções

De acordo com o estudo, a categoria de frutas e vegetais frescos foi a terceira mais citada pelos entrevistados quando foram perguntados sobre sua última compra. Dos 58% que consumiram produtos da categoria, 30% considerariam trocar de estabelecimento para adquirir itens de qualidade.

A pesquisa indica ainda que a categoria é sensível a preço, com o maior patamar de procura de promoções (67%), seguidas de carnes ou aves frescas (58%) e peixes ou mariscos frescos (51%).

Quando o consumidor percebe alta nos preços, 54% compram o produto em menor quantidade, 21% priorizam apenas o essencial e 19% pesquisam por lojas com preços baixos.

Neste ano, os legumes foram o principal produto vendido pelo segmento, mantendo 49% do valor de FLV e crescendo R$ 2,9 bilhões em relação ao ano anterior. Frutas e verduras aparecem com 42,7% e 37,7%, respectivamente.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

A inexorável automação das lojas

Próxima Postagem

Startup usa Inteligência Artificial para impulsionar tecnologia na saúde

Gabrielly Mendes

Gabrielly Mendes

Relacionados Posts

Grupo Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets
Economia

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

9 de junho de 2025
O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor
Varejo

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

9 de junho de 2025
Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta
Economia

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

9 de junho de 2025
Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Warner Bros. Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia
Economia

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Próxima Postagem
Startup usa Inteligência Artificial para impulsionar tecnologia na saúde

Startup usa Inteligência Artificial para impulsionar tecnologia na saúde

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.