Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home E-commerce

Logística é um dos temas de destaque no Fórum E-commerce Brasil

O evento de três dias foi realizado no Distrito Anhembi, em São Paulo, entre os dias 30 e 31 de julho e 1º de agosto

Isis Brum de Isis Brum
2 de agosto de 2024
no Destaque do dia, E-commerce, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 4 minutos
Logística é um dos temas de destaque no Fórum E-commerce Brasil
[the_ad id="169690"]

Depois de passar algumas edições com foco em conteúdos que mostravam como as plataformas podiam atrair visitantes para as páginas, o Fórum E-commerce Brasil 2024 destacou a logística como um dos principais temas da feira. O evento de três dias, realizado há 15 anos, ocorreu  no Distrito Anhembi, em São Paulo, entre os dias 30 e 31 de julho e 1º de agosto.

[the_ad id="138406"]

Roberto Wajnsztok, sócio-diretor da Gouvêa Consulting, acompanha o Fórum desde a primeira edição. Segundo o executivo, a mudança reflete a fase que o e-commerce brasileiro está vivendo. “Havia uma preocupação muito grande em encher a loja de visitantes, e isso permeou o evento por muitos anos”, afirma Wajnsztok. “De uns anos para cá, houve uma maturidade da cadeia”, complementa.

Hoje, a quantidade de visitas importa menos que a taxa de conversão das vendas e a logística, que precisa ser eficiente para fazer o produto chegar mais rápido e com menor custo à casa do consumidor, sob o risco de perder clientes para plataformas que investiram ou estão investindo nesse setor.

De acordo com o consultor, muitos estandes deste ano foram ocupados por empresas full commerce, oferecendo soluções completas para as operações digitais, atraindo o varejista pela capacidade logística. Nas palestras, termos como “hub logístico” e “terceirização de toda logística do negócio” permearam as discussões sobre a evolução do e-commerce, também de acordo com com Wajnsztok.

Dados e IA

Um dos estandes que abordou o tema da logística foi o da Wake, ecossistema focado em soluções digitais para varejo, indústria e outros setores. O painel “Inteligência Artificial para o varejo: possibilidades para o presente e o futuro” reuniu, além da própria anfitriã como mediadora, a Nvidia, AWS e Intelipost, nesta quinta-feira, 1º de agosto.

Os painelistas foram unânimes sobre a necessidade de contar com soluções que integrem Inteligência Artificial para tratar dados que tornem o frete uma operação rápida e eficiente. Ross Saario, CEO da Intelipost, destacou que os e-commerces brasileiros perdem 70% das vendas e que o frete é um dos principais motivos para a desistência da compra: ou é muito caro ou é muito demorado.

Na visão de Saario, o Brasil possui dois desafios na comparação com mercados mais maduros, como os Estados Unidos: o primeiro deles é de infraestrutura, o que envolve políticas públicas, cujo tema ele não iria debater. O outro, e sobre o qual é mais otimista, é a aplicação de tecnologia para roteirizar entregas. As dificuldades em traçar rotas otimizadas encarem significativamente o custo do frete.

À frente de uma empresa que conecta 1.500 transportadoras e movimenta 120 milhões de pedidos em sua plataforma, Saario defende que somente a IA é capaz de associar os bilhões de dados e as variáveis das operações para sugerir, por exemplo, rotas mais viáveis, a menor custo e com mais velocidade de entrega. Para o executivo, o aprendizado de máquina ainda tem o benefício de se tornar cada vez melhor e com uma eficiência impossível para uma pessoa.

Fabio Balancin, arquiteto de Soluções da Amazon Web Services (AWS) pontou que, hoje em dia, existem inúmeras soluções capazes de atender os e-commerces, mas é preciso ter clareza sobre o problema para justificar o investimento. Segundo Balancin, um dos pontos fortes da aplicação dos algoritmos é a sua capacidade de predição e o valor que uma informação sobre o futuro pode impactar os negócios, desde as vendas à entrega de produtos ao consumidor final.

Nessa perspectiva, Guilherme Fuhrken, gerente de Varejo da Nvidia no Brasil, argumentou que conhecer o histórico, o passado, tem pouco valor, mas saber o que acontecerá nos próximos dias, tem um valor inestimável para as empresas e que esse é o potencial da Inteligência Artificial integrada às organizações. Como exemplo, cita que soluções da Nvidia possibilitam a inserção de algumas variáveis para predizer vendas e antecipar demandas, como eventos próximos, categorias de produtos, entre outras informações. A posse desses dados alavanca vendas e posiciona melhor uma empresa em relação à outra.

Responsável pela mediação do painel, Diego Santos, gerente executivo de Inovação e Novos Negócios da Wake, contou que a Inteligência Artificial foi debatida por ser ainda um tema muito atual e por estar conectada de ponta a ponta com a jornada do consumidor.

A Wake investe em soluções que cobrem o processo inteiro de compra e experiência de consumo. A Wake Creators, por exemplo, conta com influenciadores cadastrados e validados pela companhia. Um dos principais diferenciais do serviço oferecido é possibilidade de assertividade de uma campanha, uma vez que todos os dados gerados pelos influenciadores são captados pela Wake e transformados em insights e análise preditiva. Outro exemplo é a Wake Experience, cuja ferramenta promove experiência de compra hiperpersonalizada, que significa mostrar ao cliente certo, o produto certo, na hora certa.

Neste último quesito Santos ressalta que a customização de dados inclui predizer o que o cliente ira comprar e mostrar o produto no momento mais adequado. Humanamente, não seria possível realizar essa medida cliente a cliente.

Fórum E-commerce Brasil

Em três dias de evento, o Fórum reuniu cerca de 28,5 mil participantes, 350 palestrantes e mais de 270 expositores. A organização da feira estima que foi gerado R$ 1,5 bilhão em negócios.

Os palcos simultâneos somaram e as mais de 30 áreas de conteúdos somaram, aproximadamente, 330 horas de conteúdo.

Imagens: Mercado&Consumo

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

O marco histórico do foodservice e suas oportunidades

Próxima Postagem

Governo pede ao STF mais prazo para acordo com Eletrobras sobre participação na empresa

Isis Brum

Isis Brum

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
Eletrobras

Governo pede ao STF mais prazo para acordo com Eletrobras sobre participação na empresa

[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.