Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Franquias de educação apostam em digitalização e retomam crescimento

A predominância da modalidade presencial das aulas revela a retomada de hábitos pré-pandemia

Redação de Redação
2 de agosto de 2023
no Destaque do dia, Franquias, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
franquia

As franquias do segmento de educação se adaptaram à nova realidade imposta pela pandemia e registraram crescimento de 17,8% durante os três primeiros meses deste ano, em comparação com o mesmo período de 2022.

O segmento educacional cresceu ainda mais que o setor de franquias como um todo, apresentando um faturamento 17,2% maior no período analisado. Os dados são da Pesquisa Trimestral de Desempenho do Franchising, feita pela Associação Brasileira de Franchising (ABF).

As principais transformações observadas após as adequações do período de pandemia com foco na retenção de estudantes foram: aumento dos recursos de ferramentas tecnológicas, para 88,9% dos respondentes em 2022 e 63% neste ano, respectivamente; redução do custo de ocupação (53,3% e 45%) e ganhos de escala (26,7% e 27%).

Aulas presenciais voltam a ter predominância 

As aulas presenciais voltaram a ter maior predominância, revelando a retomada de hábitos pré-pandemia. Os estabelecimentos de ensino profissionalizante e de desenvolvimento humano apresentaram aderência de 83% do total. Nas escolas de idiomas, o índice sobe para 88%, e entre os colégios bilíngues, 100% das aulas são presenciais.

O segundo formato de aula com maior participação é o digital síncrono – ou seja, aulas online ao vivo, em que professor e aluno interagem em tempo real – com 16% de aderência entre as escolas profissionalizantes, e 8% entre as de ensino de idiomas.

“A pandemia mostrou o quanto as franquias de Educação são resilientes. Contudo, um novo nicho passou a ser atendido: aqueles alunos que não tinham acesso geográfico às unidades passaram a procurar por cursos online, que devem crescer nos próximos anos e ser parte importante do mix de serviços das franquias desse segmento”, afirma Bruno Gagliardi, coordenador da Comissão de Educação da ABF.

O estudo aponta ainda que 29,6% das franqueadoras entrevistadas esperam faturar até 10% mais em 2023 frente a 2022. 25,9% delas prevêem lucro de 21% a 30%, e 18,5% delas entre 10% e 20%.

Imagem: Shutterstock

 

Postagem anterior

Braskem promove iniciativa dedicada a estudantes universitários negros

Próxima Postagem

Tendências do varejo: o que a China tem para nos ensinar

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Tendências do varejo: o que a China tem para nos ensinar

Tendências do varejo: o que a China tem para nos ensinar

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile