Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Faturamento de cinemas cresce quase 90% após lançamento de ‘Barbie’

Nos shoppings, além dos próprios cinemas, os setores de alimentação e recreação e lazer foram beneficiados

Larissa Féria de Larissa Féria
2 de agosto de 2023
no Destaque do dia, Economia, Notícias, Shopping centers
Tempo de leitura: 2 minutos
Faturamento de cinemas cresce quase 90% após lançamento de ‘Barbie’

O faturamento dos cinemas no Brasil cresceu 89,7% após o lançamento do filme “Barbie”, de acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA). A comparação, que considera a semana da estreia (20 a 26 de julho), foi feita com período similar de 2022. O número representa as vendas de mais de 50 redes de cinema em todo o país.

Considerando apenas o faturamento de shoppings, onde a maioria dos cinemas está concentrada, o crescimento foi de 6,2%. Os principais destaques foram os segmentos de recreação e lazer (22,2%) e alimentação (21,6%). Varejo alimentício especializado e vestuário também cresceram, com 12,7% e 4,2%, respectivamente.

“O filme da ‘Barbie’ é um sucesso mundial de bilheteria. No Brasil, não é diferente. Percebemos uma evolução significativa na receita dos cinemas e de segmentos relacionados após a estreia do longa. É possível deduzir que a estreia de ‘Oppenheimer’, que também desperta a atenção de um público amplo, tenha contribuído, ainda que em menor escala, para esse resultado expressivo”, afirma Carlos Alves, vice-presidente de Produtos e Tecnologia da Cielo.

Fenômeno Barbie

Na avaliação de Luiz Alberto Marinho, sócio-diretor da Gouvêa Malls, por uma série de fatores, que vão do aumento da inflação e endividamento da população até a popularização do streaming, o fluxo nas salas de exibição vinha em queda no ano, apesar de lançamentos importantes, como Avatar, Guardiões da Galáxia, Super Mario Bros, A Pequena Sereia, Transformers e Velozes e Furiosos. A quantidade de ingressos vendidos no primeiro semestre foi 37% menor do que a apurada no mesmo período de 2019.

“Isso mostra a força do fenômeno Barbie que, apesar de todo esse cenário negativo, conseguiu mudar o ponteiro”, diz o especialista.

Marinho destaca ser natural que os setores que mais se beneficiaram desse fluxo adicional de espectadores tenham sido, além dos próprios cinemas, os de alimentação e varejo alimentício especializado, que inclui cafeterias, sorveterias, docerias e chocolaterias.

“O público que vai ao shopping por conta de entretenimento acaba complementando o passeio e fazendo muitas vezes um lanche no mall. No entanto, até as lojas de moda melhoraram seus resultados, o que comprova a importância da elevação de tráfego e a relevância que o entretenimento familiar tem para os shoppings e seus lojistas”, explica.

As regiões que mais movimentaram os shoppings na estreia do filme foram o Sudeste (6,8%) e o Norte (6,5%), seguidas pelo Sul (5,9%), Nordeste (5,3) e Centro-Oeste (4,5%).

Sucesso global

Segundo o site Hollywood Reporter, o filme dirigido por Greta Gerwig, da Warner Bros., arrecadou US$ 131,5 milhões nas bilheterias globais em seu segundo fim de semana, incluindo cerca de US$ 93 milhões no mercado interno e US$ 122,2 milhões em 70 mercados no exterior.

Entre todos os mercados, o Reino Unido lidera com US$ 61,6 milhões, à frente dos primeiros 10 dias do último filme de Harry Potter, enquanto já é o maior filme da Warner no Brasil, com um total inicial de US$ 33,5 milhões.

Imagem: Warner Bros. Pictures

 

Postagem anterior

A importância da NPU para o próximo estágio evolutivo das inteligências artificiais

Próxima Postagem

Petrobras: produção de diesel na Reduc sobe de 5 milhões de litros/dia para 9,5 milhões de litros/dia

Larissa Féria

Larissa Féria

Relacionados Posts

Grupo Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets
Economia

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

9 de junho de 2025
O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor
Varejo

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

9 de junho de 2025
Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta
Economia

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

9 de junho de 2025
Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Warner Bros. Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia
Economia

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Próxima Postagem
Petrobras

Petrobras: produção de diesel na Reduc sobe de 5 milhões de litros/dia para 9,5 milhões de litros/dia

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.