Do campo ao varejo: Kellanova aposta em milho sustentável na produção do Sucrilhos

Produto é fornecido pela Milhão Ingredients e é cultivado na fazenda Mata do Lobo

O milho é amplamente utilizado na culinária brasileira, presente em preparações doces e salgadas, como canjica, pamonha, mingau, cuscuz, pipoca e bolos. Também é a base do Sucrilhos, cereal matinal fabricado pela Kellanova, que possui em seu portfólio marcas como Pringles, Cheez-It e Pop-Tarts.

A produção do cereal envolve uma cadeia que começa no campo. O milho utilizado é cultivado na Mata do Lobo, em Rio Verde (GO), uma das fazendas que fornece o grão à Milhão Ingredients. A Milhão é responsável pelo processamento e pela comercialização da matéria-prima para a Kellanova, com quem mantém uma parceria de mais de 15 anos.

Após a colheita, o milho é encaminhado para a Milhão, responsável pelo processo de purificação e preparo. A empresa trabalha exclusivamente com grãos não transgênicos. O material chega com impurezas e é armazenado em silos, onde passa por um sistema de limpeza vertical, no qual os grãos sobem e descem em fluxo controlado para remoção de resíduos.

Em seguida, é feita a degerminação, etapa em que o gérmen do milho é retirado. O processo requer precisão para evitar que os grãos se quebrem ou apresentem manchas. O gérmen extraído pode ser aproveitado para a produção de óleo.

“Por que a degerminação é a parte mais importante? Porque é nela que se retira o gérmen do milho. Existem vários fatores associados a esse processo. Se o gérmen for retirado em excesso, os grãos tendem a se quebrar, o que compromete a qualidade do produto final. Por outro lado, se a retirada for insuficiente, podem surgir manchas pretas ou brancas nos produtos”, explica Juliano Aguiar, diretor Industrial da Milhão.

Do campo ao varejo: Kellanova aposta em milho sustentável na produção do Sucrilhos
Tipos de milho produzidos na fábrica da Milhão

Ao final dessa etapa, o milho é separado em três tipos: PipoMix, composto por grãos inteiros, usados na produção de pipoca expandida; FlakesMix, formado por grãos partidos ao meio, destinado à fabricação do Sucrilhos; e grãos desuniformes, utilizados para outros fins. A matéria-prima classificada é, então, enviada à unidade da Kellanova em Santa Catarina, onde ocorre a produção do cereal que será distribuído ao varejo.

“Quando o milho chega, ou mesmo antes de chegar, à fábrica, existe uma série de controles para assegurar a qualidade e a segurança do alimento que será entregue ao consumidor final”, conta Ana Paula Cezário, diretora de Qualidade e Segurança dos Alimentos na Kellanova.

Ao chegar à fábrica do Sucrilhos, o milho que passou por todo o processo anterior é cozido e, em seguida, prensado ou laminado. Cada unidade de FlakesMix corresponde a um floco de cereal. Após a prensagem, o grão passa pelas etapas de fortificação, tostagem e, em alguns casos, adição de açúcar.

*O jornalista viajou a convite da Kellanova
Imagens: Envato e Mercado&Consumo

Relacionados Posts

Próxima Postagem

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist