Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Estudo mostra o perfil do profissional tech atual

Levantamento visa desmistificar os estereótipos dos profissionais da área tech e mapear seus reais interesses

Redação de Redação
2 de julho de 2023
no Destaque do dia, Notícias, Tecnologia
Tempo de leitura: 2 minutos
Estudo mostra o perfil do profissional tech atual

Há 30 anos, o profissional da área de tech era chamado de ‘nerd’ (no sentido pejorativo da palavra) e carregava estereótipos de uma pessoa introvertida ou superinteligente. Para desmistificar esse tipo de rótulo, a Alura, ecossistema de aprendizado em tecnologia, mapeou os interesses reais desse público e descobriu que muitos são aficionados por computadores de alta performance (86%), fãs de filmes de ficção científica ou fantasia (66%) e heavy metal (47%).

Para Julia Chagas, diretora de marketing da Alura, os dados comprovam que a popularização das formas de entretenimento e a disseminação de informações com os avanços tecnológicos desempenharam papéis cruciais na transformação da percepção do público sobre o setor tech. “A crescente valorização de temas como ficção científica, fantasia e histórias em quadrinhos, por exemplo, permitiu um furo na bolha. Hoje, as pessoas se conectam para falar sobre esses assuntos, compartilhando conhecimentos e encontrando outros que possuem interesses em comum”, diz.

O mapeamento contempla trabalhadores ocupando vagas em webdesign, TI, marketing, design gráfico, design de jogos, ciência, programação e engenharia. O mapeamento ainda buscou compreender hobbies e comportamentos de forma geracional, dito isso, millennials (entre 25 e 34 anos) representam a maior parte da comunidade tech, com 52% de participação, seguidos pela faixa de 35 a 44 anos (22%). Enquanto isso, a geração Z (entre 18 e 24 anos) leva a medalha de bronze, com uma fatia de 20%.

Dentre os Millennials, o público feminino nesta faixa etária é composto por profissionais de negócios; fãs de séries de drama; entusiastas de decorações de casas; fãs de fotografia, adeptas de viagens de luxo e em família; e fashionistas. Já para o público entre 35 a 44 anos representam, a maioria composta pelo público masculino, dentre as principais características estão serem gamers casuais; entusiastas de notícias de entretenimento e de DIY (“Do It Yourself”); fãs de quadrinhos e animação; donos de gatos; e fãs de filmes familiares.

Por fim, a geração Z, outro grupo em que a maior parcela dos profissionais são homens, possuem os seguintes perfis: fãs de futebol; fãs de jogos de aventura e estratégia; fãs de basquete; fãs de games de esporte; frequentemente participam de eventos ao vivo; entusiastas de health & fitness; entusiastas por cozinhar; e fãs de heavy metal, indie rock, rock alternativo, jazz e blues e rap e hip-hop.

Para Chagas, essa interatividade e a paixão em se especializar por determinados tópicos é fundamental para o desenvolvimento de profissionais com diversas habilidades. “É uma comunidade protagonista na evolução e inovação, tanto no mercado de cultura pop quanto no de tecnologia. Isso acontece porque seus membros têm uma curiosidade intelectual, o que impulsiona o aprendizado e a produção de novas tendências, colabora em projetos criativos e influencia na criação de ferramentas de última geração”, conclui.

Com informações de Mercado&Tech
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

WhatsApp vira canal-chave para alavancar negócios

Próxima Postagem

Twitter terá limite de leitura de 600 post por dia para usuários sem selo azul

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
Twitter terá limite de leitura de 600 post por dia para usuários sem selo azul

Twitter terá limite de leitura de 600 post por dia para usuários sem selo azul

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.