Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Varejo

Programa Abvtex tem novos requisitos para melhorar a cadeia produtiva do varejo de moda

Ao longo de 14 anos, o programa foi aperfeiçoado até chegar à sua versão atual, que contempla 185 requisitos

Redação de Redação
2 de abril de 2024
no Destaque do dia, Notícias, Tecnologia, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos
Programa Abvtex tem novos requisitos para melhorar a cadeia produtiva do varejo de moda

Criado há 14 anos pela Associação Brasileira de Varejo Têxtil (Abvtex), o Programa Abvetx de monitoramento e desenvolvimento da cadeia produtiva passou por vários processos de aperfeiçoamento até chegar à sua versão atual, que contempla 185 requisitos.

Segundo a associação, é fundamental que os interessados conheçam as diretrizes que abrangem os diversos aspectos das operações das empresas, incluindo conformidade legal, direitos dos trabalhadores, práticas da gestão da cadeia de suprimentos, avaliação dos impactos ambientais, entre outros aspectos fundamentais para o negócio.

O programa de treinamento é composto por duas propostas diferentes. Uma delas é a Trilha de Auditores, direcionada para profissionais da área, traz 14 módulos com temas abrangentes, como tipos de auditoria e critérios de aprovação, condições de trabalho, saúde e segurança do trabalho, coleta de evidências e descrição das inconformidades e etapas e condução da auditoria.

A outra alternativa foi desenvolvida para empresas, consultores e interessados em se aprofundar nas mudanças da versão 5.0. O Programa e Diretrizes oferece 10 módulos e aborda temas como formalização e documentos, validação da cadeia produtiva e transparência e práticas de gestão. Os interessados participam de videoaulas, recebem e-books, têm acesso a podcasts e materiais complementares e ainda passam por avaliações.

Atualizações

Desde sua criação, em 2010, foram realizadas 56.086 auditorias. O balanço de fevereiro soma 3.910 empresas aprovadas, beneficiando diretamente 389.232 trabalhadores diretos na produção com seus direitos garantidos. O programa alcança empresas em 652 municípios de 18 Estados.

“Estes são os resultados do trabalho colaborativo realizado ao longo destes 14 anos e evidencia a importância da valorização das melhores práticas rumo ao desenvolvimento sustentável”, aponta Angela Bozzon, gerente do Programa Abvtex.

Ao notar a crescente busca por maior conhecimento sobre tais requisitos, a associação em parceria com o Bureau Veritas, líder mundial em Teste, Inspeção e Certificação (TIC), lança um treinamento online que promove o conteúdo técnico das normas e diretrizes do Programa, com uma compreensão abrangente das questões sociais, ambientais e éticas que impactam a indústria.

“Sobretudo, buscamos destacar a importância do desenvolvimento sustentável, incentivando as empresas a adotarem práticas que não apenas atendam aos requisitos atuais, mas que também considerem os impactos positivos a longo prazo”, ressalta Angela.

“A parceria da Abvtex com o organismo certificador Bureau Veritas vem de muitos anos e ao juntarmos nossas experiências e expertises, auxiliamos o crescimento desses profissionais e, consequentemente, do setor. O objetivo é incentivar cada vez mais a adoção de práticas que atendam todos os requisitos, que também contribuam positivamente para o impacto ambiental e social a longo prazo e aumentem a transparência em toda a cadeia de produção têxtil do país”, diz Andressa Lisboa, diretora de Certificação do Bureau Veritas.

O programa destina-se a promover melhorias na organização e estrutura da empresa, o cumprimento da legislação e segurança em questões trabalhistas, vantagem competitiva, melhoria na imagem e credibilidade, abertura de mercado e novos negócios, conscientização sobre a sustentabilidade e temas socioambientais.

De acordo com a associação, uma pesquisa recente constatou que 90% dos fornecedores do varejo de moda participantes do Programa recomendam a iniciativa para outras empresas do segmento.

Para a entidade, “os resultados impressionam e revelam a magnitude do programa em nível nacional, estimulando os empresários a adotarem a agenda ESG, que são as práticas ambientais, sociais e de governança nas empresas”.

Imagem: Divulgação

Postagem anterior

Smiles repagina seu marketplace para permitir experiência de compra unificada

Próxima Postagem

Natural da Terra lança linha de sorvetes e mira expansão da marca própria para 300 produtos

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Natural da Terra lança linha de sorvetes e mira expansão da marca própria para 300 produtos

Natural da Terra lança linha de sorvetes e mira expansão da marca própria para 300 produtos

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile