Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Pluxee cria programa com startups para implementar soluções contra o desperdício no foodservice

Em parceria com a Yunus Negócios Sociais, iniciativa transformou alimentos excedentes em 481 refeições doadas a ONGs

Redação de Redação
2 de março de 2024
no Destaque do dia, Foodservice, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos
Pluxee

A Pluxee e a Yunus Negócios Sociais desenvolveram o Desafio de Inovação Aberta em Redução do Desperdício de Alimentos. No programa, três soluções desenvolvidas por startups foram implementadas em restaurantes e varejistas no período de 12 semanas.

O resultado foi a doação de 481 refeições para ONGs e promoções para cerca de 30 mil produtos próximos do vencimento. O objetivo foi evitar o descarte de alimentos e aumentar o faturamento dos estabelecimentos.

“O programa buscou identificar soluções de impacto socioambiental que pudessem compor o portfólio de vantagens para nossos parceiros ou que se configurassem como um potencial investimento para a empresa. Dessa forma, pudemos contribuir efetivamente com a redução da perda de alimentos”, conta Antônio Alberto Aguiar (Tombé), diretor de Estabelecimentos da Pluxee.

Cada uma das soluções apresentadas pelas startups foram implementadas em diferentes estabelecimentos:

Comida invisível

A startup social Comida Invisível ofereceu uma plataforma com métricas e indicadores para empresas gerirem melhor suas perdas e desperdícios e dar o destino correto aos alimentos que perderam o valor comercial.

A solução foi implementada no restaurante Kilão, localizado na Zona Leste de São Paulo, e trouxe a sistematização dos processos, revisão do cardápio e engajamento da equipe. Entre outubro e dezembro de 2023, 97 Kg de comida foi convertida em 481 refeições e 283,7 Kg de CO2 foram recuperados.

Food finder

A Food finder tinha o objetivo de otimizar as compras e aumentar a lucratividade dos restaurantes com a economia circular. As consultorias foram prestadas para o restaurante e pizzaria Quintal Urbano, Pico do Pastel e Joca’s Burguer, todos em São Paulo.

Ao final, foram identificados desperdícios diários equivalentes a mais de R$ 1.500,00, na compra de ingredientes excedentes e organização da cozinha e buffet. Todos os pontos foram ajustados para economia de gastos.

“Às vezes, o desperdício não é percebido, mas, com essa assessoria, percebemos nos mínimos detalhes o quão importante é, até para economizar”, coloca João Pedro Caetano, sócio do Joca’s Burguer.

Why Waste

Com a Why Waste, a solução implementada pela Pluxee foi uma ferramenta de controle de validade e de vencimento de produtos, ajudando as empresas de alimentos a reduzirem as suas perdas. Sempre que um produto cadastrado e monitorado pelo estabelecimento se encontra a 7 dias da data de vencimento, o sistema dispara uma “Solicitação de Rebaixa”. Com o informe de que há produtos em risco de perda de validade, o estabelecimento pode fazer uma ação promocional para desova do estoque.

A solução foi implementada em sete unidades do Fênix Supermercados, localizadas na região litorânea da mata sul de Pernambuco. No total, entre novembro de 2023 e janeiro de 2024, foram realizadas promoções para 28.776 unidades produtos em todas as lojas.

Imagem: Shutterstock 

Postagem anterior

Petrobras testa PET adesivo 100% reciclado, produto inédito desenvolvido pelo Cenpes

Próxima Postagem

Desembargador determina retomada da recuperação da 123Milhas

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
123milhas

Desembargador determina retomada da recuperação da 123Milhas

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile