Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home Destaque do dia

Pluxee cria programa com startups para implementar soluções contra o desperdício no foodservice

Em parceria com a Yunus Negócios Sociais, iniciativa transformou alimentos excedentes em 481 refeições doadas a ONGs

Redação de Redação
2 de março de 2024
no Destaque do dia, Foodservice, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos
Pluxee
[the_ad id="169690"]

A Pluxee e a Yunus Negócios Sociais desenvolveram o Desafio de Inovação Aberta em Redução do Desperdício de Alimentos. No programa, três soluções desenvolvidas por startups foram implementadas em restaurantes e varejistas no período de 12 semanas.

[the_ad id="138406"]

O resultado foi a doação de 481 refeições para ONGs e promoções para cerca de 30 mil produtos próximos do vencimento. O objetivo foi evitar o descarte de alimentos e aumentar o faturamento dos estabelecimentos.

“O programa buscou identificar soluções de impacto socioambiental que pudessem compor o portfólio de vantagens para nossos parceiros ou que se configurassem como um potencial investimento para a empresa. Dessa forma, pudemos contribuir efetivamente com a redução da perda de alimentos”, conta Antônio Alberto Aguiar (Tombé), diretor de Estabelecimentos da Pluxee.

Cada uma das soluções apresentadas pelas startups foram implementadas em diferentes estabelecimentos:

Comida invisível

A startup social Comida Invisível ofereceu uma plataforma com métricas e indicadores para empresas gerirem melhor suas perdas e desperdícios e dar o destino correto aos alimentos que perderam o valor comercial.

A solução foi implementada no restaurante Kilão, localizado na Zona Leste de São Paulo, e trouxe a sistematização dos processos, revisão do cardápio e engajamento da equipe. Entre outubro e dezembro de 2023, 97 Kg de comida foi convertida em 481 refeições e 283,7 Kg de CO2 foram recuperados.

Food finder

A Food finder tinha o objetivo de otimizar as compras e aumentar a lucratividade dos restaurantes com a economia circular. As consultorias foram prestadas para o restaurante e pizzaria Quintal Urbano, Pico do Pastel e Joca’s Burguer, todos em São Paulo.

Ao final, foram identificados desperdícios diários equivalentes a mais de R$ 1.500,00, na compra de ingredientes excedentes e organização da cozinha e buffet. Todos os pontos foram ajustados para economia de gastos.

“Às vezes, o desperdício não é percebido, mas, com essa assessoria, percebemos nos mínimos detalhes o quão importante é, até para economizar”, coloca João Pedro Caetano, sócio do Joca’s Burguer.

Why Waste

Com a Why Waste, a solução implementada pela Pluxee foi uma ferramenta de controle de validade e de vencimento de produtos, ajudando as empresas de alimentos a reduzirem as suas perdas. Sempre que um produto cadastrado e monitorado pelo estabelecimento se encontra a 7 dias da data de vencimento, o sistema dispara uma “Solicitação de Rebaixa”. Com o informe de que há produtos em risco de perda de validade, o estabelecimento pode fazer uma ação promocional para desova do estoque.

A solução foi implementada em sete unidades do Fênix Supermercados, localizadas na região litorânea da mata sul de Pernambuco. No total, entre novembro de 2023 e janeiro de 2024, foram realizadas promoções para 28.776 unidades produtos em todas as lojas.

Imagem: Shutterstock 

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

Petrobras testa PET adesivo 100% reciclado, produto inédito desenvolvido pelo Cenpes

Próxima Postagem

Desembargador determina retomada da recuperação da 123Milhas

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
123milhas

Desembargador determina retomada da recuperação da 123Milhas

[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.