Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Consumidor paulista está mais confiante e disposto a comprar e investir

Aumento da confiança foi registrado em famílias pertencentes a todos os extratos socioeconômicos

Redação de Redação
2 de março de 2023
no Destaque do dia, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos

O consumidor paulista está mais confiante em relação à sua situação financeira e estabilidade no emprego. Essa percepção foi registrada no Índice de Confiança do Consumidor Paulista (ICCP), elaborado pela PiniOn para o Instituto de Economia Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paulo, que registrou 110 pontos em fevereiro, crescimento de 2,8% em relação a janeiro e 27,9% quando comparado com o mesmo mês em 2022.

O aumento da confiança foi registrado em famílias pertencentes a todos os extratos socioeconômicos, com avanços no campo otimista para as classes AB (5,7%) e C (0,9%)

Em outubro de 2022, o ICCP passou a apresentar um avanço no campo otimista (acima de 100 pontos), interrompendo uma longa trajetória no patamar pessimista iniciada em março de 2020.

“A pesquisa ICCP de fevereiro revela uma diminuição da proporção de pessoas que se sentem seguras em seus respectivos empregos”, avalia Ulisses Ruiz de Gamboa, economista do IEGV/ACSP.

Investir no futuro

A sondagem estadual, no entanto, mostra perda de intensidade do consumidor em relação às expectativas futuras positivas em relação às variáveis passadas e a economia brasileira, comparada à pesquisa anterior.

Gamboa destaca que consumidor demonstra disposição em investir no futuro e adquirir itens de maior valor, como carro e casa, e bens duráveis, tais como geladeira e fogão. “O arrefecimento da percepção positiva do presente e do futuro não impede que exista ainda um sentimento de melhora da situação financeira”, afirma.

Na cidade de São Paulo

Já o Índice de Confiança do Consumidor da Cidade de São Paulo (ICCSP) alcançou 101 pontos em fevereiro, aumentando 2% em relação ao mês anterior, chegando no campo otimista (acima de 100 pontos) pela primeira vez desde janeiro de 2020. Na comparação com fevereiro de 2022, o ICCSP mostrou aumento de 26,2%.

A percepção com relação à situação atual e as expectativas futuras são bastante parecidas com as registradas para o ICCP, mostrando arrefecimento da percepção positiva sobre emprego e renda no presente e no futuro. Apesar dessa perda de intensidade, a maior parte dos entrevistados manifesta maior disposição a comprar e a investir.

Já a evolução da confiança dos consumidores da cidade de São Paulo, distribuídos por classes socioeconômicas, mostrou um comportamento crescente similar ao ICCP para as famílias pertencentes às classes AB e DE, havendo estabilidade na confiança dos entrevistados da classe C.

Segundo o economista da Associação Comercial, os resultados do ICCP e do ICCSP de fevereiro continuam apresentando tendência crescente, porém com piora relativa das percepções positivas em relação às situações de renda e emprego atual e futura.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Lula: empresas e bancos precisam pensar primeiro no País e depois nos acionistas

Próxima Postagem

Compras online crescem 26% em 1 ano no Brasil, mostra pesquisa

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
vendas online compras online

Compras online crescem 26% em 1 ano no Brasil, mostra pesquisa

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.