Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Pesquisa revela retomada nas categorias de cuidados pessoais, vestuário e joias

Menos afetado pela pandemia, consumo de produtos de higiene e cuidados pessoais subiu 6%

Redação de Redação
1 de dezembro de 2021
no Destaque do dia, Economia, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos
Pesquisa revela retomada nas categorias de cuidados pessoais, vestuário e joias

Uma retomada crescente do consumo nas principais praças nacionais após a pandemia. Assim pode ser resumido o cenário indicado por um novo trabalho da empresa de inteligência geográfica Geofusion, realizado nas oito cidades mais populosas do Brasil : São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Salvador, Fortaleza, Curitiba e Manaus.

Com foco em três categorias de consumo (higiene e cuidados pessoais; vestuário; e joias e bijuterias), o trabalho revelou que o setor de vestuário vem demonstrando capacidade de recuperação consistente. Após amargar um dos piores resultados em 2020, o setor agora exibe crescimento equilibrado na intenção de compras nas cidades pesquisadas, com expectativa de saltar de R$ 49,7 bilhões em 2020 para R$ 82,8 bilhões em 2021.

A classe A tradicionalmente é a que mais consome esses produtos. Mas o trabalho mostrou que a participação dessa parcela da população no faturamento do setor de vestuário varia de acordo com a região. São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília são as cidades em que a classe A mais consome esses produtos, com parcela de respectivamente 40%, 41% e 56% das vendas totais. Já em Manaus, essa faixa de rende responde por 8% do faturamento do setor de vestuário, contra 22% em Salvador; 24% em Fortaleza; 25% em Belo Horizonte e 33% em Curitiba.

A categoria de joias e bijuterias também demonstra resultado positivo. A recuperação registrada é superior a 50% em algumas cidades, saindo de R$ 5,4 bilhões no passado, para R$ 8,1 bilhões em 2021. São Paulo, Curitiba e Salvador tiveram aumento de consumo de 51%. A classe A é a que mais consome esses itens, e as cidades com maior concentração dessas compras pelos mais ricos são Brasília (71%), São Paulo (67%) e Rio de Janeiro (56%).

Pouco afetado pela pandemia

Por sua vez, o consumo de produtos de higiene e cuidados pessoais subiu 6% segundo a pesquisa, com faturamento passando de R$ 145,3 bilhões para R$ 122,60 bilhões. O aumento dessa categoria variou de acordo com as capitais pesquisadas. Em Belo Horizonte, Fortaleza e Brasília, ele foi 19%. Já em São Paulo, Manaus, Curitiba, Salvador e Rio, cravou 18%.

Susana Figoli, diretora de Inteligência de Mercado na Geofusion, afirma que o consumo de higiene e cuidados pessoais não parou de crescer desde 2018 e pouco foi afetado pela pandemia, enquanto o de vestuário sofreu um forte tombo em 2020, embora hoje sua recuperação esteja vigorosa, voltando ao que era em 2018. “Já o consumo de joias e bijuterias surpreendeu, caindo quatro vezes menos que o potencial de vestuário (2020×2019) e ostentando agora tem um forte crescimento, com volume 42% superior a 2018”, diz Susana.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Inteligência Artificial: Havaianas apresenta a nova embaixadora virtual da marca

Próxima Postagem

Nubank reduz preço de ação para viabilizar abertura de capital em NY

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Com novo modelo, Nubank quer aumentar limite do cartão de 35 milhões de clientes

Nubank reduz preço de ação para viabilizar abertura de capital em NY

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile