Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Americanas S.A reforça estratégia multicanal para a Black Friday

Empresa conta com operações combinadas entre as plataformas física, de e-commerce, logística e a fintech Ame Digital

Redação de Redação
1 de novembro de 2021
no Destaque do dia, E-commerce, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos
Americanas S.A. expande reforça estratégia multicanal para a Black Friday

A Americanas S.A. está antecipando as ofertas da sua primeira Black Friday nos apps, sites e lojas físicas em todo o Brasil e reforçando a estratégia multicanal com operações combinadas entre as plataformas física, de e-commerce, logística e fintech Ame Digital.

A companhia, que já conta com uma estrutura logística com 24 Centros de Distribuição (CDs) em 11 Estados brasileiros, além do Distrito Federal, e mais de 2,2 mil lojas, expandiu áreas de armazenagem em CDs em que já opera e abriu, neste mês de outubro, mais um armazém na região Sul, em Curitiba (PR).

A Americanas S.A. ainda prevê a abertura de dois novos CDs, no Pará e na Bahia, em fase avançada de construção, além da inauguração de mais 100 lojas nos próximos meses. A expansão da capilaridade e da operação logística da companhia inclui a entrega de itens pesados em favelas onde atua, já nesta Black Friday, e a ampliação da oferta de diferentes inciativas que conectam os mundo online e offline. A empresa oferece diferentes modalidades de entrega, como a em até 3h – e até em 1h, em diversas cidades.

Presença em 800 cidades

A Americanas S.A. está presente em cerca de 800 cidades, de todos os Estados do Brasil e conta com uma base de 49 milhões de clientes ativos. A companhia quer ampliar sua omnicanalidade e oferecer ainda mais conveniência, com diferentes opções de entrega rápida em todo o Brasil.

Para atingir esse objetivo, a empresa aposta numa plataforma de logística ecoeficente e multimodal. Com a abertura do CD de Curitiba, a estrutura logística da companhia conta agora com 25 centros de distribuição, 215 hubs urbanos e mais de 2,2 lojas físicas – totalizando 2,5 milhões de m² de área total -, e mais de 17 mil pontos de coleta de pedidos em todos os Estados do Brasil, incluindo armários inteligentes (lockers) instalados em postos de gasolina, farmácias, shoppings e estações de metrô.

Para conectar todos esses pontos aos mais de 40 mil entregadores ativos cadastrados na nuvem a pontos de coleta e entrega, a Americanas S.A. adota o modelo logtech, que prioriza o uso intensivo de tecnologia e Inteligência Artificial na operação.

Abertura de novos CDs

Do início de 2020 até junho deste ano, a companhia abriu sete novos Centros de Distribuição, sendo cinco no último ano e dois no segundo trimestre de 2021, nos Estados do Rio de Janeiro e de Minas Gerais. Foram realizadas, ainda, ampliações de três outras áreas, nos Estados do Ceará, Rio Grande do Sul e Espírito Santo.

Com a previsão de abertura de novos CDs nos próximos meses, a companhia pretende aumentar a participação das entregas em até 24 horas – que já representam 51% do total -, otimizar o abastecimento das lojas físicas nas regiões contempladas e alavancar o serviço de entrega a partir da loja mais próxima direto para a casa do cliente, em até três horas (ship from store). A modalidade representou 15% do total de entregas no segundo trimestre deste ano e tem adesão ainda maior dos clientes em grandes eventos, como a Black Friday.

Além de funcionarem como hub de distribuição, as lojas físicas são parte da última milha de entrega, funcionando como base para retirada de pedidos do e-commerce da companhia. Cerca de 200 lojas da Americanas já funcionam como unidades avançadas de estocagem e distribuição de produtos de pedidos online (dark stores), base para a operação de entrega ultrarrápida, em até 30 minutos, de itens de conveniência, como alimentos, bebidas higiene, cuidados pessoais e pet, entre outros. As novas lojas, em diferentes Estados do País, também nascem com áreas dedicadas à operação online, e reforçarão a logística da companhia neste fim de ano.

Para a Black Friday deste ano, a companhia está evoluindo ainda em seu projeto de entregas em favelas com o início da operação de entrega de itens pesados em Paraisópolis – segunda maior favela do Estado de São Paulo. Os mais de 100 mil moradores poderão receber eletrodomésticos, como geladeiras e fogões, na porta de casa, ampliando o leque de itens disponíveis para a entrega pelo e-commerce da companhia. Com foco em inclusão, empregabilidade e capacitação, a iniciativa conta com a parceria do G10 favelas e a startup Favela Brasil Xpress, em comunidades do Rio de Janeiro e de São Paulo, e já atingiu picos de 1.300 entregas diárias.

Imagem: Divulgação

Postagem anterior

Em breve perto de você. E mais saudável

Próxima Postagem

Panorama Mercado&Consumo: confiança em baixa e juros em alta abalam economia

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Governo reduz IPI cobrado fora da Zona de Manaus em 35%

Panorama Mercado&Consumo: confiança em baixa e juros em alta abalam economia

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile