Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Rei do Mate aposta em expansão fora dos shoppings e em novos formatos de lojas

Marca acaba de abrir um quiosque no Clube de Regatas Flamengo e vai inaugurar espaço dentro da Alerj

Aiana Freitas de Aiana Freitas
1 de outubro de 2021
no Destaque do dia, Economia, Foodservice, Franquias, Notícias
Tempo de leitura: 4 minutos
Rei do Mate aposta em expansão fora dos shoppings e em novos formatos de lojas

Antonio Carlos Nasraui, CEO da rede Rei do Mate

A rede de casas de chá Rei do Mate aposta na expansão de unidades fora dos shopping centers e em novo modelos de lojas. Um dos principais focos tem sido a abertura de unidades dentro de hospitais. A marca também acaba de abrir um quiosque no Clube de Regatas Flamengo e vai inaugurar um espaço dentro da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). Só no primeiro semestre, a Rei do Mate abriu 12 novas lojas pelo País.

“A gente tem intensificado a abertura de lojas fora de pontos tradicionais e procurado pontos alternativos de crescimento. A gente não tirou o foco do shopping, mas estamos trazendo novos ares”, afirma o CEO da empresa, Antonio Carlos Nasraui, em entrevista exclusiva à Mercado&Consumo.

Nasraui destaca que a rede trabalha com um ticket baixo, de R$ 20 em média. Por isso, é fundamental estar onde existe grande fluxo ou concentração de pessoas. “No caso de hospitais, o que vem acontecendo em todo o Brasil é uma profissionalização. Antes, aquele café era um ‘mal necessário’ para o paciente ou acompanhante. Hoje, é um serviço oferecido para o cliente e uma forma de o hospital prestar um serviço melhor também para os funcionários, trazendo conforto e uma área de convivência.”

A Rei do Mate também tem unidades em aeroportos, terminais rodoviários, estações do metrô, postos de gasolina e hipermercados, além de operar o modelo store in store (loja dentro de loja). A expansão tem sido forte também dentro de empresas.

“No caso da Alerj, é como se fosse uma loja dentro de uma empresa. A gente tem uma concentração de pessoas que fica lá dentro. Estamos abrindo lojas dentro de clubes, dentro de escritórios fechados. Isso foi intensificado na pandemia, até porque os shoppings sofreram demais e continuam sofrendo. Nesse momento em que os shoppings também estão procurando seu caminho para poder se redesenhar, a gente tem procurado pontos alternativos e tem dado muito certo”, conta Nasraui.

O sócio-diretor da consultoria Gouvêa Malls, Luiz Alberto Marinho, considera acertada a estratégia da rede. “No passado não muito distante, quando o assunto era expansão, os varejistas pensavam simplesmente em duas opções: shopping ou rua. Hoje, começam a perceber que existem muitos outros lugares que podem, de acordo com o segmento onde atuam, proporcionar desempenho até melhor. Negócios como o Rei do Mate, que precisam de alto fluxo de clientes, fazem muito bem em buscar alternativas para ampliar seu público consumidor, sem precisar necessariamente abrir mão dos shopping centers”, analisa o especialista, que também é colunista da Mercado&Consumo.

Rei do Mate aposta em expansão fora dos shoppings e em novos formatos de lojas
Loja Rei do Mate em Bauru, interior de São Paulo, a maior da rede

Quiosque, contêiner e megaloja

A Rei do Mate tem diversificado, ainda, os formatos de lojas. Recentemente, inaugurou uma unidade em Bauru, no interior de São Paulo, com cerca de 300 m², a maior da rede. Mas espaços menores, como os quiosques, além de modelos novos, como contêineres e food trucks, estão no portfólio oferecido aos franqueados.

“A gente precisa se adaptar ao espaço que a gente tem e conseguir viabilizar a entrada em bons pontos, seja com lojas menores, que a gente precisa adaptar e fazer uma coisa mais enxuta, seja com as maiores, com mesas e área de convivência”, diz o CEO. Hoje, o investimento inicial em um quiosque é de R$ 290 mil; em uma loja, de R$ 380 mil.

Nasraui conta que, pouco antes do começo da pandemia de covid-19, no fim de 2019, a empresa tinha feito uma parceria com um aplicativo de delivery para começar a experimentar a entrega na casa dos clientes. A pandemia acabou, claro, agilizando o processo, e hoje quase metade das lojas oferece essa possibilidade. Mas a aposta na modalidade não está entre os principais focos.

“A gente trabalha com snack, que é um produto que ‘viaja’ menos. Alguns produtos nós não conseguimos entregar. O café expresso não chega com a qualidade devida, o mate batido na hora não chega na casa do cliente da maneira como ele toma na loja. Então, a gente quer que o delivery seja um ‘plus’ e não substitua o faturamento da loja. Nós precisamos voltar a vender o que vendíamos antes e passar a vender 10% ou 20% mais do o delivery, porque as plataformas de delivery também têm um custo muito alto e ele é caro por causa das embalagens. Ele diminui muito as margens das lojas”, admite.

Neste ano, a empresa se associou a outros oito grandes operadores de foodservice no Brasil – Arcos Dourados, BFFC, Bloomin Brands, Cia. Tradicional do Comércio, Domino’s, Giraffas, Grupo Trigo e Halipar – para desenvolver a Quiq, uma plataforma que simplifica e organiza os pedidos online criada para concorrer com grandes aplicativos de delivery.

Frida Kahlo estampa novos copos da rede de casas de chá Rei do Mate
Os super copões de pão de queijo Frida Kahlo já estão disponíveis nas 300 lojas

Copo de papel e Frida Kahlo

Assim como tem acontecido com outras empresas, os temas que permeiam a sigla ESG (Environmental, Social and Governance, ou Ambiental, Social e Governança) têm sido acompanhados de perto pela rede Rei do Mate. O CEO diz que os clientes, especialmente os mais jovens, estão muito engajados e antenados a essas causas.

Nem sempre foi assim. A empresa foi uma das primeiras a substituir copos plásticos pelos de papel, ainda em 2009. Na época, o desafio foi mostrar para o cliente que a ação estava relacionada à sustentabilidade e não a uma redução de custos – até porque o produto era, na verdade, mais caro ao franqueado. Os copos orgânicos (produzidos com papel de origem sustentável) renderam à rede o prêmio ABF-AFRAS Destaque Responsabilidade Social.

No mês passado, a empresa foi copatrocinadora do “Clean Up The World – Limpeza do Mundo 2021”. Com o tema “Década de Preservação dos Oceanos”, o evento, realizado no Rio de Janeiro, contou com voluntários que se juntaram numa ação de limpeza das praias. O objetivo foi conscientizar a sociedade da importância ecológica, econômica, política e sociocultural dos oceanos.

Outro pilar importante da Rei do Mate está estampado nos chamados “copões” de pão de queijo vendidos aos clientes: a arte. A marca já trabalhou com licenciamentos de artistas como Ziraldo, Gustavo Rosa e Romero Britto. A mexicana Frida Kahlo estampa os novos copos, lançados nesta semana.

“Esses pilares fazem com que o consumidor olhe para a gente de forma diferente. Aos 43 anos, precisamos manter a empresa atual todos os dias”, conclui o CEO.

 

1 do 9
- +
Rei do Mate aposta em expansão fora dos shoppings e em novos formatos de lojas
Rei do Mate aposta em expansão fora dos shoppings e em novos formatos de lojas
Shopping Trimais São Paulo
Rei do Mate aposta em expansão fora dos shoppings e em novos formatos de lojas
Rei do Mate aposta em expansão fora dos shoppings e em novos formatos de lojas

Imagens: Divulgação

Postagem anterior

Nuvemshop compra Mandaê e entra no mercado de logística para PMEs

Próxima Postagem

Cade aprova aquisição da marca de café Seleto pela Camil

Aiana Freitas

Aiana Freitas

Aiana Freitas é editora-chefe da plataforma Mercado&Consumo. Jornalista com experiência na cobertura de tendências de consumo, varejo, negócios, finanças pessoais e direitos do consumidor.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
Superintendência do Cade aprova compra de fábricas de biscoitos Mabel pela Camil

Cade aprova aquisição da marca de café Seleto pela Camil

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.