Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Inovação

Panvel lança Sofia, ferramenta que utiliza IA para fornecer informações sobre medicamentos

A expectativa de que todas as farmácias da rede implementem a ferramenta até o fim do mês

Redação de Redação
1 de julho de 2024
no Destaque do dia, Inovação, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos
Panvel

A Panvel planeja introduzir uma nova ferramenta em todas as suas unidades. Com o nome Sofia (de Serviço de Orientação Farmacêutica com Inteligência Artificial), o projeto utiliza inteligência artificial generativa para auxiliar os colaboradores em diversos aspectos do atendimento, desde interações medicamentosas até orientações normativas da Anvisa.

Sofia é baseada em uma abordagem multimodelos, integrando GPT e Claude, permitindo a comunicação entre diferentes inteligências artificiais. A combinação de tecnologias assegura atualização contínua e aprimoramento, adaptando-se às necessidades específicas do setor farmacêutico. Desenvolvida pelas equipes de Inteligência Artificial e Ciências de Dados da Panvel, a ferramenta foi customizada para fornecer informações precisas e confiáveis sobre medicamentos e procedimentos da empresa.

O projeto piloto teve início em abril em cinco farmácias de Porto Alegre e, rapidamente, expandiu para 150 lojas. Atualmente, 400 unidades já utilizam a Sofia, com a expectativa de que todas as farmácias da rede implementem a ferramenta até o fim do mês. A recepção dos atendentes tem sido positiva, com um crescente volume de interações, exemplificado por 1800 mensagens recebidas em apenas dois dias de junho.

“Nosso trabalho foi fazer com que a ferramenta gerasse não apenas respostas relevantes, mas tecnicamente corretas e úteis para os colaboradores atenderem cada vez melhor nossos clientes”, explica Alexandre Arnold, diretor de Tecnologia e Inovação da companhia.

A plataforma também permitirá futuras integrações com outros sistemas da empresa, facilitando diversas tarefas e melhorando a eficiência operacional. A customização da tecnologia vai aproveitar todas as informações que a Panvel já consegue armazenar e fará um cruzamento de dados.

Além da Sofia, a Panvel está desenvolvendo outros projetos de inovação, como mecanismos de avaliação de tipo de público por loja, elasticidade de preço e vitrine de recomendação de produtos por cliente.

“Estamos utilizando recursos de inteligência artificial para garantir um estoque adequado e atender melhor nossos clientes. Com base em dados gerados por eventos do sistema nos pontos de venda, a IA identifica falhas de estoque e detecta a demanda por produtos que não estão no mix da loja, sugerindo essas ações para o time de gestão de estoque. Isso resulta em um atendimento ao cliente mais eficiente e satisfatório.”, comenta Raphael Monteiro, gerente de Arquitetura, Dados e IA.

Imagem: Divulgação

Postagem anterior

Colormaq lança novo e-commerce focado em experiência do cliente

Próxima Postagem

Acorda, Brasil

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Acorda, Brasil

Acorda, Brasil

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile