Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home Destaque do dia

Índice de consumo em bares, restaurantes e padarias cresceu 19,1% em abril

Valor gasto nos estabelecimentos foi 4,5% maior

Redação de Redação
1 de julho de 2022
no Destaque do dia, Economia, Foodservice, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos
Índice de consumo em bares, restaurantes e padarias cresceu 19,1% em abril
[the_ad id="169690"]

Abril se mostrou um mês bom para o segmento de restaurantes, bares, lanchonetes e padarias. Segundo o Índice de Consumo em Restaurantes (ICR), o volume de transações realizadas por estes estabelecimentos registrou alta de 19,1% em comparação com abril do ano passado.

[the_ad id="138406"]

A coleta de dados junto aos estabelecimentos pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) em parceria com a Alelo, bandeira especializada em benefícios, incentivos e gestão de despesas corporativas, mostrou também um crescimento de 4,5% em termos de valor gasto, enquanto o número de estabelecimentos que efetivaram pelo menos uma transação permaneceu praticamente estável no período analisado, com uma ligeira queda de 0,1%.

Os dados, que avaliam o desempenho dos segmentos desde o início da pandemia e levam em consideram a inflação no período mostram, em termos reais, que os supermercados continuam a apresentar resultados negativos, com destaque para a queda de 15,3% no faturamento no mês de abril.

“Pelo terceiro mês consecutivo notamos um aumento na quantidade de vendas dos restaurantes, bares, padarias e lanchonetes. Mesmo que esses números ainda estejam distantes do cenário observado antes da pandemia, mostra uma recuperação importante para o setor, com o faturamento também apresentando resultados otimistas”, destaca o presidente da Alelo, Cesário Nakamura.

Além da queda no valor gasto, os Índices de Consumo em Supermercados (ICS) revelam que o segmento encerrou o mês de abril com quedas de 2,1%, no número de estabelecimentos que efetivaram pelo menos uma transação, e de 15,1%, na quantidade de transações realizadas, em comparação com abril de 2021.

Panorama pré-pandemia

Quando analisadas as variações calculadas comparando 2022 com 2019, período pré-pandemia, os resultados do ICR de abril apuraram queda no consumo nos restaurantes, com retração de 32,6% no faturamento e de 44,0% na quantidade de vendas. No número de estabelecimentos que realizaram ao menos uma transação, o recuo foi de 8,3%.

Segundo a Fipe e a Alelo, ao analisar o comportamento de consumo em supermercados, de acordo com o ICS, “observamos ligeiro avanço no faturamento, de 0,9%, e aumento de 8,4% no número de estabelecimentos que registraram ao menos uma transação, enquanto houve queda de 7% na quantidade de vendas.

De acordo com os pesquisadores da Fipe, a leitura dos resultados dos indicadores de consumo de abril de 2022 reforça o contraste entre o desempenho dos dois segmentos nos últimos 12 meses porque, no caso de supermercados, embora equiparável ao nível de consumo pré-pandemia, é nítida uma retração relevante do consumo em todas as aberturas.

“É possível argumentar que as divergências na evolução de consumo dos segmentos possam repercutir em mudanças nos hábitos e comportamento dos consumidores, incluindo a migração dos gastos e uma maior disposição em gastos com serviços, incluindo bares e restaurantes”, avaliam os técnicos da Fipe e da Alelo.

Com informações de Estadão Conteúdo

Imagem: Shutterstock

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

Fleury compra rival Hermes Pardini e cria gigante avaliada em R$ 8 bilhões

Próxima Postagem

Gerdau e Embratel anunciam acordo para rede privativa 5G e LTE 4G em Ouro Branco

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
4G

Gerdau e Embratel anunciam acordo para rede privativa 5G e LTE 4G em Ouro Branco

[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.