Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Inovação guiada por IA é tendência para jornada de consumo personalizada

Executivos do varejo estavam presentes no Retail Trends para falar sobre a nova era da tecnologia

Gabrielly Mendes de Gabrielly Mendes
1 de fevereiro de 2024
no Destaque do dia, Notícias, NRF Retail's Big Show, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
IA

O cenário atual do varejo está passando por uma metamorfose impulsionada pela Inteligência Artificial (IA). Do ponto de venda à experiência do cliente, a presença da IA redefine os padrões, oferece eficiência operacional e uma experiência de compra personalizada.

A personalização deixou de ser um diferencial para se tornar uma necessidade no varejo moderno. A IA assume o controle, analisando dados de clientes para oferecer recomendações precisas e ofertas exclusivas. Desde a homepage de um site até a interação nas redes sociais, a personalização impulsionada pela tecnologia cria experiências únicas para cada consumidor.

A era dos call centers está cedendo espaço para assistentes virtuais e chatbots inteligentes. Equipados com IA, esses agentes virtuais respondem a consultas, fornecem informações detalhadas sobre produtos e resolvem problemas de forma eficiente, proporcionando um atendimento ao cliente rápido e personalizado.

Nativa digital, a Petlove adotou a inteligência artificial generativa para engajar clientes e gerar fidelidade à marca.  O ecossistema de produtos pet utiliza a tecnologia em bots de atendimento para responder dúvidas sobre o plano de saúde no WhatsApp, solucionar dúvidas de clientes e sugerir opções de reabastecimento de produtos. Bruno Curtarelli, head de Data Science da Petlove, conta que a iniciativa resultou na melhora entre 20% e 30% da retenção de clientes.

“Muitas vezes o cliente tem dificuldade de entender a frequência de compra que garanta que seu pet esteja sempre alimentado. Com base nas informações do perfil do animal e a ração escolhida pelo cliente, conseguimos recomendar uma frequência ideal”, explica Curtarelli.

O executivo esteve presente no Retail Trends, que aconteceu nesta quarta-feira, 31, em São Paulo. O evento compartilhou os principais insights da NRF, considerada uma das feiras mais importantes para o varejo, em solo nacional.

À esteira do boom da IA, o foco deve permanecer em pessoas

O mantra “o cliente sempre em primeiro lugar” não é apenas uma frase de efeito, mas sim a espinha dorsal das estratégias de varejo orientadas para o consumidor. De acordo com Regiane Relva Romano, diretora de Inovação da VIP-Systems, a personalização é a chave, e a tecnologia, especialmente a inteligência artificial, está sendo utilizada para entender as preferências individuais, proporcionando uma experiência de compra única para cada cliente.

A inovação no varejo agora é orientada por um propósito claro: resolver problemas reais do consumidor. Desde tecnologias facilitadoras de compras até soluções ambientalmente conscientes, os varejistas estão buscando maneiras de agregar valor à vida do cliente para além do simples ato da compra.

“Se realmente quisermos que o negócio dê certo, temos que focar em pessoas. O varejo é vida, interatividade, gamificação e pessoas. A inteligência artificial é apenas um meio. O foco deve ser gente”, afirma Regiane.

Imagem: Mercado&Consumo

Postagem anterior

Quem você quer ser quando crescer? Blockbuster ou Netflix?

Próxima Postagem

EUA: senadores criticam Meta e TikTok por falta de responsabilidade com crianças e adolescentes

Gabrielly Mendes

Gabrielly Mendes

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
TikTok

EUA: senadores criticam Meta e TikTok por falta de responsabilidade com crianças e adolescentes

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile