Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Abilio Diniz: “Esse é o momento de olharmos para as oportunidades”

Empresário falou para varejistas num evento realizado em São Paulo nesta terça-feira

Aiana Freitas de Aiana Freitas
1 de fevereiro de 2022
no Destaque do dia, Eventos, Notícias, NRF Retail's Big Show, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
"Temos que crescer com inovação, qualidade e aumentando a produtividade", diz Abílio Diniz

Abilio Diniz no palco do Interactive Retail Trends - Pós-NRF

“Todas as crises têm as suas dificuldades e oportunidades. Esse é o momento de olharmos para as oportunidades.” A afirmação é do empresário Abilio Diniz, que se classifica como um otimista nato. “Este é um ano de olhar para o espelho e não olhar para a janela. Olhar para o espelho e perguntar: o que nós vamos poder fazer pelos nossos negócios?”

Presidente do Conselho de Administração da Península Participações e membro dos Conselhos de Administração do Grupo Carrefour e do Carrefour Brasil, ele participou, nesta terça-feira (1º), do Interactive Retail Trends – Pós-NRF, promovido no Teatro Santander, em São Paulo, pela Gouvêa Experience, braço de eventos da Gouvêa Ecosystem. O evento resume os aprendizados da NRF 2022 e mostra as perspectivas do varejo brasileiro sob a ótica de executivos e especialistas do setor.

Com o tema “Repensando o cenário do presente e do futuro”, Abilio Diniz falou por cerca de uma hora sobre economia, varejo e eleições. Destacou que a nova variante da covid-19 ainda preocupa, mas ressaltou: “Isso tudo não está acontecendo só no Brasil, mas no mundo todo. Trabalho muito na França e nos Estados Unidos, e lá a quantidade de gente infectada pela Ômicron é enorme.”

O executivo destacou ainda que outras questões com as quais o País tem de lidar atualmente, o desemprego e a inflação, são igualmente globais. “A nossa inflação está acima de 10%, mas nos Estados Unidos está acima de 7%. Não podemos dizer que estamos bem, mas estamos próximos daquela que é considera a maior economia do mundo. A Europa, que passou dez anos com deflação, agora tem inflação de 5%”, exemplificou.

Subida da montanha

Para Abilio Diniz, o Brasil deve sair de dois anos de recessão para começar a “subir a montanha”. “Em 2020 caímos 4,1% e os EUA caíram 4,7%. Em 2021, a expectativa é que os EUA tenham crescido um pouco mais de 5% e nós, mais de 4%. É importante olharmos para esses números e vermos que nem tudo está ruim.”

Ele acredita que o PIB vai crescer neste ano, ainda que não de forma expressiva. Para o empresário, o fato de a taxa de desemprego ter caído da casa dos 14% para a dos 11% prova que o País está em recuperação. “O que nós mais precisamos no nosso país é crescimento, crescimento sustentável. Para obter esse crescimento, necessitamos de confiança. Quem for resiliente vai conseguir passar por esse ano, talvez até com crescimento.”

O ano eleitoral, admite Abilio Diniz, traz desafios extras. Mas também oportunidades. “Não vou apoiar candidato nenhum. Quero ficar independente para poder analisar os planos econômicos e poder levar, para os meus mais de 3 milhões de seguidores nas redes sociais, uma palavra sobre a perspectiva da economia para 2023 de acordo com o que candidatos e assessores econômicos estão colocando.”

O empresário também defendeu as privatizações. “É muito difícil fazer privatizações. Existe muito corporativismo. Mas hoje até os governos mais de esquerda pensam que precisamos privatizar muitas empresas no Brasil. O governo é um mau gestor.”

Imagem: Aiana Freitas

Postagem anterior

“Setor de meios de pagamento crescerá em 2022”, diz Pedro Coutinho, presidente da Abecs

Próxima Postagem

“O metaverso vai chegar de forma muito mais rápida com o 5G”, diz Fábio Faria

Aiana Freitas

Aiana Freitas

Aiana Freitas é editora-chefe da plataforma Mercado&Consumo. Jornalista com experiência na cobertura de tendências de consumo, varejo, negócios, finanças pessoais e direitos do consumidor.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
"O metaverso vai chegar de forma muito mais rápida com o 5G", diz Fábio Faria

"O metaverso vai chegar de forma muito mais rápida com o 5G", diz Fábio Faria

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile