Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

O neoconsumidor e a Omniera

Redação de Redação
23 de fevereiro de 2015
no Artigos
Tempo de leitura: 3 minutos

Em tempos de Omniera, vivemos uma profunda transformação de cenários precipitada por dois vetores que convergem para o mesmo ponto: um completo redesenho da atividade varejista em todo o Mundo.

Do lado da oferta, empresas, negócios, varejo e marcas, passaram a dispor de um arsenal de alternativas para conhecer, monitorar e antecipar demandas e desejos de consumidores, integrando de forma virtuosa os canais de vendas e relacionamento de forma a maximizar a satisfação e as experiências positivas desses consumidores no varejo tradicional ou no digital.

E a tecnologia acrescenta, a cada momento, novas ferramentas que, se convenientemente usadas, permitem um conhecimento amplo e profundo do mercado e das tendências.

Além das ferramentas disponíveis com as informações e bancos de dados das próprias empresas, a cada momento surgem alternativas de uso de informações de outras fontes que permitem também decisões mais acuradas e menor desperdício de recursos.

Alguns exemplos no Mundo e no Brasil de empresas que têm disponibilizado essas informações devem incluir a Mastercard Advisors, a partir dos Estados Unidos, e seu Spending Pulse; Dunnhumby, de origem inglesa, mas já presente em diversos países e no Brasil, em associação com o Grupo Pão de Açúcar; a Cielo, e seus indicadores de comportamento de varejo ampliado; a Multiplus; a Dotz e demais empresas do segmento de fidelização com seu programas que permitem identificar e monitorar comportamentos, além do Serasa-Experian e, logicamente, todas as empresas e bandeiras de cartão de crédito e bancos.

Todas trabalhando em cima da matéria prima básica que é a informação de dimensionamento, hábitos e atitudes de consumidores e seu uso para intervenções cada vez mais cirúrgicas e eficazes envolvendo decisões de comunicação, produtos, preços, promoção, canais, lojas e vendas de forma geral.

Por conta disso, analisar que as vendas via internet representam ainda apenas 3,5 % do total das vendas do varejo brasileiro, porém com crescimento 5 a 10 vezes maior que o crescimento das vendas do varejo tradicional, nos últimos dois anos, não representa muito. O potencial transformador é significativamente maior e não apenas expresso pela evolução das vendas digitais mas, e principalmente, por tudo quanto represente esse universo de relações e conhecimento digital.

O outro vetor dessa equação diz respeito à demanda, expresso pelos aspectos quantitativos e qualitativos, que envolvem o Neoconsumidor, aquele que é cada vez mais multicanal, digital e global.

Mais conectado e aberto às relações diretas com outros consumidores, mais acessível mas cada vez mais seletivo; mais facilmente “encontrável”, mas cada vez mais preocupado com o uso que se faça de suas informações; mais disponível e aberto nas redes sociais, mas cada vez muito mais ciente de seu poder e, portanto, cauteloso com suas conexões, esses consumidores estão distribuídos no mapa do consumo e do comportamento de forma diversa.

Os mais velhos, de forma geral, mais reticentes e cautelosos e os mais jovens, especialmente os “millenials”, mais interativos, “multitelas” e em crescente evolução com relação ao seu sentimento de poder dentro da rede.

Tudo ao mesmo tempo e em todos lugares e num processo de mudança e transformação em crescente velocidade onde o novo se transforma em passado em pouco tempo. E a próxima onda chegará antes mesmo que tenha sido antecipada como tendência.

Esses elementos ajudam na caracterização e ampliação conceitual da Omniera e na percepção da relevância de seu estudo, entendimento e repensar de todos os ecossistemas em que empresas e negócios estão envolvidos, especialmente nos setores de Mercado e Consumo, pela magnitude do processo de transformação que ocorre no mundo e no qual o varejo se transformou num dos principais protagonistas. Especialmente no Brasil.

Postagem anterior

Reflexões caóticas de um ano bom

Próxima Postagem

Curiosidades sobre o Ano Novo Chinês para varejistas

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Mais engajado do que fiel: o desafio de manter relevância no varejo
Artigos

Mais engajado do que fiel: o desafio de manter relevância no varejo

6 de junho de 2025
Tecnologia e sustentabilidade nas lavanderias profissionais e o futuro do serviço
Artigos

Tecnologia e sustentabilidade nas lavanderias profissionais e o futuro do serviço

6 de junho de 2025
Artigos

Tecnologia e sustentabilidade nas lavanderias profissionais e o futuro do serviço

6 de junho de 2025
Mascotes nos shoppings: estratégia de marketing afetiva e efetiva para conectar e fortalecer a marca
Artigos

Mascotes nos shoppings: estratégia de marketing afetiva e efetiva para conectar e fortalecer a marca

5 de junho de 2025
A solidão do líder: um convite à conexão
Artigos

A solidão do líder: um convite à conexão

4 de junho de 2025
Pix lidera em número de transações no Brasil em 2024, mas TED segue na frente em valores movimentados
Artigos

Tudo sobre a segurança do Pix por aproximação

4 de junho de 2025
Os 5 grandes aprendizados do Digitail Conference
Artigos

Os 5 grandes aprendizados do Digitail Conference

3 de junho de 2025
Próxima Postagem

Curiosidades sobre o Ano Novo Chinês para varejistas

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.