Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Meios de pagamento

Pix e BNPL avançam na Black Friday como preferência de lojistas do e-commerce

Estudo analisa impacto da data promocional na aceitação de meios de pagamento pelas lojas online

Redação de Redação
7 de dezembro de 2022
no Meios de pagamento, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos
Pix e BNPL avançam na Black Friday como preferência de lojistas do e-commerce

A Black Friday 2022 confirmou o avanço de novas formas de pagamento na aceitação dos principais lojistas online no país. Pix e BNPL se aproximam do final do ano em viés de alta e encabeçam transformações importantes nesse mercado.

A edição de novembro do Estudo de Pagamentos Gmattos mostra que o Pix acelerou ainda mais sua escalada no ranking de meios de pagamento aceitos pelo e-commerce no Brasil. A modalidade saltou dos 81,4% verificados na edição de setembro do estudo para 91,5% de aceitação no levantamento de novembro.

Essa alta de 11,1 pontos percentuais do Pix o consolida no segundo lugar entre as preferências dos lojistas e o aproxima ainda mais do crédito, que lidera o ranking desde a primeira edição do estudo, realizada em janeiro de 2021. O primeiro lugar no histórico também marca um recorde.

Em todos as edições anteriores, o crédito havia somado a aceitação de 98,5%. Na Black Friday, pela primeira vez a modalidade foi aceita em todas as 59 lojas pesquisadas, obtendo 100% de adesão no universo das maiores lojas online do Brasil.

A data marcou ainda uma sensível elevação da oferta de pagamento sem juros no cartão em um número maior de parcelas, em razão do caráter promocional da ocasião. O plano em 10 vezes foi o mais frequente (42,4%), mas o de 12 vezes também ganhou destaque.

A subida abrupta do Pix, na avaliação da Gmattos, esteve também relacionada às características promocionais mais agressivas da Black Friday. Houve no período, inclusive, muitas concessões de descontos para essa forma de pagar. Cerca de 30% das lojas online que aceitaram Pix ofereceram abatimentos de 5% a 15% para o pagamento com esse meio.

Outro que se beneficiou das estratégias dos lojistas para a data foi o BNPL. Sua aceitação cresceu de 13,6% em setembro para 22% em novembro. “O período promocional da Black Friday é um motivador das lojas para a melhoria de conversão, e o BNPL é uma forma de inclusão importante para a oferta de parcelamento para quem não tem cartão de crédito, ou para aqueles que até o possuem, mas não têm limite disponível para novas compras parceladas”, afirma Gastão Mattos, cofundador e CEO da Gmattos.

Modalidades em queda

Por sua vez, duas modalidades foram afetadas negativamente pela Black Friday. A aceitação das wallets no geral caiu de 47,5%, em setembro, para 40,7%, em novembro, uma vez que seu custo maior para o lojista pela taxa de desconto é desestimulante em um período em que as lojas procuram maximizar sua lucratividade.

A BF também contribuiu para o decréscimo dos boletos em relação a setembro, de 75,8% para 69,5%, seu pior resultado em todo o histórico de Estudos Gmattos. “Parte dessa diminuição pode ser atribuída ao período porque essa forma de pagamento é bastante negativa por ‘prender’ o item de estoque, aguardando uma confirmação do pagamento que pode demorar até três dias após a venda”, explica Gastão Mattos. “Não será surpresa se, na próxima medição, pós-período promocional, os boletos retornem ao patamar anterior de aceitação.”

O Estudo de Pagamentos Gmattos Especial Black Friday identificou ainda uma oscilação negativa da modalidade débito, de 30,5% para 28,8%.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

BB passa a permitir resgate de pontos por clientes PJ por meio de vouchers

Próxima Postagem

PEC deixa em aberto total de gastos que vão ficar fora do teto

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Indústrias pedem taxação de bets para financiar saúde e educação
Varejo

Natura tem prejuízo líquido de R$ 1,9 bi no 3º tri, queda de 71% ante 2024

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
PEC deixa em aberto total de gastos que vão ficar fora do teto

PEC deixa em aberto total de gastos que vão ficar fora do teto

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile