Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Economia

Companhias aéreas devem voltar a lucrar globalmente em 2023, prevê Iata

Trata-se do primeiro resultado positivo desde 2019, nível pré-covid, quando o setor reportou lucro líquido de US$ 26,4 bilhões

Redação de Redação
6 de dezembro de 2022
no Economia, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos
Companhias aéreas

As companhias aéreas devem voltar a lucrar globalmente em 2023, estima a Associação Internacional de Transportes Aéreos (Iata, na sigla em inglês). No ano que vem, as empresas devem somar lucros de US$ 4,7 bilhões. Trata-se do primeiro resultado positivo desde 2019, nível pré-covid, quando o setor reportou lucro líquido de US$ 26,4 bilhões.

“A retomada do setor é forte, com exceção do que acontece na China, mas no resto do mundo vemos uma recuperação contundente, embora abaixo dos níveis de 2019. O mercado doméstico já se recuperou”, disse o diretor-geral da Iata, Willie Walsh, durante o evento anual Global Media Days, promovido em Genebra, na Suíça.

Em 2023, a região da América do Norte deve puxar os lucros, com US$ 11,4 bilhões, seguida da Europa (US$ 600 milhões) e Oriente Médio (US$ 300 milhões). Já as empresas da América Latina devem liderar os prejuízos, com perdas somadas de US$ 800 milhões, seguidas de Ásia-Pacífico (US$ 300 milhões) e África (US$ 200 milhões).

“A retomada não é espraiada, mas tivemos muitas aéreas lucrativas navegando por essa crise. As empresas que continuaram lucrando foram aquelas que operam carga. O problema continua sendo liquidez, tivemos muita queima de caixa durante a pandemia, mas estamos melhorando e ainda há muito trabalho a ser feito, estamos indo na direção certa”, observou Walsh.

A Iata estima receitas de US$ 727 bilhões das companhias aéreas globalmente, alta de 43,6% sobre 2021. Para 2023, as receitas das empresas devem somar US$ 779 bilhões, alta de 7,1% sobre este ano.

Para este ano, a Iata estima que as companhias aéreas ainda devem somar perdas de US$ 6,9 bilhões globalmente. O resultado representa uma melhora significativa em relação ao prejuízo de US$ 42 bilhões registrado no ano passado e de US$ 137,7 bilhões em 2020.

Neste ano, apenas a América do Norte deve lucrar, com resultado positivo de US$ 9,9 bilhões, enquanto as outras regiões devem ter prejuízo: Ásia-Pacífico (US$ 10 bilhões), Europa (US$ 3,1 bilhões), América Latina (US$ 2 bilhões), Oriente Médio (US$ 1,1 bilhão) e África (US$ 600 milhões).

Demanda

Apesar da forte retomada do setor de aviação, especialmente nos mercados domésticos, a demanda das companhias aéreas em 2023 ainda deve ficar abaixo do nível pré-pandemia. Segundo a Iata, a demanda medida em passageiro-quilômetro pago (RPK, no jargão do setor) no período deve ter queda de 14,5% sobre 2019.

Para este ano, a Iata estima queda da demanda de 29,4% sobre 2019. Já a oferta global em 2023, medida em assentos disponíveis por quilômetro (ASK), deve ficar 12,9% abaixo do patamar pré-covid. Para este ano, a estimativa para o indicador é de uma queda de 26,1% sobre 2019.

América Latina

A demanda na América Latina em 2022 deve ter uma retração de 12,6% sobre 2019. Já para o ano que vem, a Iata projeta queda de 4,4% do indicador na mesma base de comparação.

Já a oferta na região em 2022 deve apresentar um declínio de 11,4% sobre 2019, nível pré-covid. Para 2023, a queda sobre o patamar pré-pandemia ainda deve ser de 5,8%.

*A repórter viajou a convite da Iata

Juliana Estigarríbia*

Postagem anterior

Ex-executivos da Marcopolo criam fábrica de furgões elétricos no RS

Próxima Postagem

Petrobras anuncia redução no preço da gasolina em 6,1% e, do diesel, em 8,1%

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Grupo Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets
Economia

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

9 de junho de 2025
O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor
Varejo

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

9 de junho de 2025
Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta
Economia

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

9 de junho de 2025
Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Warner Bros. Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia
Economia

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Próxima Postagem
Pertrobras

Petrobras anuncia redução no preço da gasolina em 6,1% e, do diesel, em 8,1%

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.