Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Economia

Robôs, diversificação de cadeia e sustentabilidade são tendências para o setor de logística

O levantamento foi feito pela DHL e divulgado para auxiliar na jornada de transformação dos negócios

Redação de Redação
28 de novembro de 2022
no Economia, Logística, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos
tendências logística

De olho nas tendências que irão determinar a direção dos negócios e o setor de logística, a DHL divulgou a 6º Edição do DHL Logistic Trend Radar. Entre as tendências estão a descabonização, robôs, Big Data, diversificação de cadeia de suprimentos e energia alternativa são apontadas como as de maior impacto para transformar a logística.

Com publicações a cada dois anos, o DHL Logistic Trends Radar aponta tendências sociais, econômicas e tecnológicas fundamentais para o setor de logística. Desde 2015, mais de 70 mil visitantes se reuniram nos centros de inovação da DHL para trocar experiências com especialistas da empresa e entre eles. Ao final, as descobertas são consolidadas e apresentadas através do estudo para ajudar a moldar outros negócios e tecnologias.

“Estamos observando os negócios transformarem a logística de uma operação silenciosa nos bastidores para um ativo estratégico que gera valor”, explicou Katja Busch, diretora-executiva comercial da DHL e chefe do DHL Customer Solutions and Innovation.

A executiva ainda ressaltou que ao divulgar as tendências do evento, eles estão convidando os clientes e parceiros a moldar a era da logística. “Acreditamos que ter sucesso no futuro requer inspiração e inovação, muita troca e colaboração intensa”, finalizou.

Segundo Klaus Dohrmann, vice-presidente de inovação para a Europa, os clientes, parceiros e colegas utilizam o estudo como uma forma de se orientar para o futuro. “Na edição deste ano, lançamos novas tendências que se tornaram mais relevantes no setor de logística, como pesquisa visual computacional, IA interativa, etiquetas inteligentes e DEIB (diversidade, igualdade, inclusão e pertencimento)”, comentou.

Sustentabilidade

O tema de sustentabilidade ambienta segue ganhando força internacionalmente, e o relatório deste ano apontou para o aprofundamento de pontos específicos. As novas tendências de grande impacto são a descarbonização, energia alternativa, circularidade e liderança ambiental.

Sobre a descabonização, o Fórum Econômico Mundial recentemente descobriu que que uma cadeia de suprimentos net-zero aumentará os preços, em média, não mais que 4%. Na mesma linha, com muito clientes dispostos a pagar um valor maior por opções mais sustentáveis, as companhias estão investindo em soluções visando a descarbonização.

Já na parte de energia alternativa, as empresas devem investir no planejamento de frotas elétricas. Dos U$ 755 bilhões investidos na transição de energia em 2021, 36% foram destinados a transportes elétricos.

Uma tendência com potencial para mudar os modelos de negócio é a circularidade. Atualmente, apenas 8,5% do consumo de material total da sociedade é reciclado.

Automação e eficiência

No ritmo do aumento da demanda do consumidor, o estudo apontou que as empresas precisarão começar a buscar tecnologias de automação para auxiliar na produtividade. Entre as estratégias mais citadas para isso, foram citados os robôs móveis e robôs estacionários para ambientes internos.

No caso dos robôs móveis em ambientes internos, eles podem movimentar mercadorias de um ponto a outro e ajudar a descarregar contêineres e caminhões. Já os estacionários, podem ser posicionados em pontos estratégicos em armazéns ou centros para otimizar processos.

Diversificação da Cadeia

Com a existência de possíveis interferências climáticas, geopolíticas e até de saúde, as organizações devem buscar diversificar as cadeias de suprimento. A aquisição de várias fontes, parcerias com fornecedores concorrentes e seleção de mais provedores em mais países e regiões, são algumas estratégias.

Além disso, ampliar o ecossistema de fornecedores e expandir redes de fabricação e a distribuição são medidas que levam a cadeia a ter mais resiliência. Dentre as empresas consultadas pela DHL, 76% planejam fazer mudanças significativas em sua base de fornecedores nos próximos 2 anos.

“A sustentabilidade definitivamente ainda é um tópico muito relevante para nossos clientes hoje, mas garantir a resiliência da cadeia de suprimentos está subindo para o primeiro lugar na transformação da logística” destacou Dohrmann.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Varejo farmacêutico é destaque na Black Friday e cresce 25,9% em vendas

Próxima Postagem

Faturamento na Black Friday cai 28% e e-commerce tem pior desempenho para data

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Indústrias pedem taxação de bets para financiar saúde e educação
Varejo

Natura tem prejuízo líquido de R$ 1,9 bi no 3º tri, queda de 71% ante 2024

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Faturamento na Black Friday cai 28% e e-commerce tem pior desempenho para data

Faturamento na Black Friday cai 28% e e-commerce tem pior desempenho para data

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile