Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Notícias

Indicadores da Abras apontam crescimento de 2,84% no consumo dos lares

A expectativa é que datas importantes do calendário incentivem ainda mais o consumo nos próximos meses

Redação de Redação
9 de novembro de 2022
no Notícias, Supermercados, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
ABRAS

O consumo dentro dos lares brasileiros acumulou alta de 2,84% de janeiro até setembro desse ano. Em setembro, o consumo foi influenciado pela queda nos preços dos alimentos e o indicador fechou o mês em alta de 0,39% ante agosto. Se comparado com o mesmo período em 2021, a alta é de 11,19%. Os dados foram colhidos e analisados pela Abras (Associação Brasileira de Supermercados) e todos os valores são deflacionados pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) do IBGE.

“A tendência é um consumo mais consistente nos próximos meses, puxado principalmente pelo aumento do consumo de proteínas e outros itens que voltaram a fazer parte da cesta de abastecimento dos consumidores diante da deflação registrada nos últimos três meses”, destacou Marcio Milan, vice-presidente institucional da Abras.

Os nove primeiros meses do ano foram marcados pela antecipação de recursos, como o 13º salário para aposentados e a liberação para saque extraordinário do Fundo de Garantia. Além disso, o fortalecimento de programas sociais para manter o consumo diante de altos índices de inflação e a retomada do emprego formal também impactaram os últimos meses.

Segundo nota da Abras, a expectativa é que datas importantes do calendário incentivem ainda mais o consumo nos próximos meses. A Copa do Mundo, a Black Friday e as festas de final de ano já são algumas dessas datas conhecidas, mas também o dia dos supermercados, que será realizado pela primeira vez neste sábado, 12 de novembro.

Preço dos alimentos

Segundo o Abrasmercado, indicador responsável por medir a variação nos preços de supermercados, a tendência é de deflação de 9,89% nos preços dos alimentos no terceiro trimestre. No mês de outubro, a queda registrada foi de 2,26% no preço dos gêneros alimentícios composta exclusivamente por alimentos. Dentre eles, estão o leite longa vida (-9,91%), óleo de soja (-3,71%), feijão (-3,43%), carne (-0,93%), açúcar (-0,83%) e arroz (-0,53%).

A redução de preços também atingiu outros itens da cesta Abrasmercado, composta por 35 itens de largo consumo, que inclui alimentos, bebidas, produtos de limpeza e de higiene. Esta foi a terceira diminuição consecutiva. Em agosto, a baixa foi de 2,61%, em setembro 1,71% e outubro 0,17%. O preço médio da cesta Abrasmercado passou de R$ 745,03 em setembro para R$ 743,75 em outubro.

Já as maiores altas foram nos preços da batata, aumento de 20,11%, do tomate, com 6,25%, da cebola, aproximadamente 5,86%, e da farinha de mandioca, com uma subida de 4,08%.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Elon Musk vende US$ 4 bilhões em ações da Tesla

Próxima Postagem

Políticas públicas precisam entregar também acolhimento, diz presidente da Caixa

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Grupo Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets
Economia

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

9 de junho de 2025
O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor
Varejo

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

9 de junho de 2025
Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta
Economia

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

9 de junho de 2025
Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Warner Bros. Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia
Economia

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Próxima Postagem
Caixa

Políticas públicas precisam entregar também acolhimento, diz presidente da Caixa

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.